Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O Impacto do Exercício Físico no Desempenho Cognitivo: estudo com Alunos do Ensino Secundário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
11357_28381.pdf5.17 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio surge no âmbito do 2 º ano do 2º Ciclo de Estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, mais concretamente da unidade curricular de Estágio Pedagógico, efetuado através do Departamento de Ciências do Desporto da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade da Beira Interior. O Estágio Pedagógico foi desenvolvido no ano letivo de 2024/2025 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, e pontualmente, na Escola Básica Pêro da Covilhã com os alunos do Ensino Básico e Secundário, sobre a coordenação do Professor Doutor Henrique Pereira Neiva, em conjunto com o Professor Nuno Miguel Mendonça Rodrigues. Este representou a oportunidade de concluir a formação académica, sendo realizado com o objetivo de adquirir mais conhecimentos, competências didático-pedagógicas e relacionais, cumprindo com o seu objetivo de desenvolvimento pessoal e profissional. O estágio permitiu-me desenvolver capacidades de comunicação, através do envolvimento com a comunidade educativa e da participação ativa nas atividades do desporto escolar, assim como aprimorar a intervenção no âmbito letivo, por meio do desenvolvimento dos diferentes domínios do ensino-aprendizagem. Como componente essencial do estágio foi desenvolvido o projeto de investigação intitulado de “Impacto do Exercício Físico no Desempenho Cognitivo: estudo com alunos do ensino secundário”, cujo objetivo foi comparar o desenvolvimento cognitivo no final de uma aula de português e de educação física, assim como de um grupo com mais horas de atividade desportiva extracurricular e um grupo com a prática desportiva condicionada às aulas de educação física, através do “Trail Making Test” (TMT). Os resultados confirmaram que em média o tempo necessário para aplicar o TMT foi inferior na disciplina de educação física e semelhante em ambos os grupos, sugerindo que a disciplina apresenta um impacto positivo no desenvolvimento das capacidades cognitivas, dos alunos do ensino secundário.
This Internship Report is part of the second year of the second cycle of the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education, specifically within the Pedagogical Internship course, conducted through the Department of Sports Sciences of the Faculty of Social and Human Sciences, University of Beira Interior. The Pedagogical Internship was carried out during the 2024/2025 academic year at Quinta das Palmeiras Secondary School and, occasionally, at Pêro da Covilhã Primary School, with primary and secondary school students, under the coordination of Professor Henrique Pereira Neiva, together with Professor Nuno Miguel Mendonça Rodrigues. This represented an opportunity to complete my academic training, with the aim of acquiring greater knowledge, teaching and pedagogical skills, and interpersonal competencies, fulfilling my goal of personal and professional development. The internship allowed me to develop communication skills through engagement with the educational community and active participation in school sports activities, as well as to enhance my teaching abilities through the development of different areas of teaching and learning. An essential component of the internship was the research project entitled “Impact of Physical Exercise on Cognitive Performance: A Study with Secondary School Students”, which aimed to compare cognitive development at the end of a Portuguese language class and a physical education class, as well as between a group with more hours of extracurricular sports activities and a group whose sports practice was limited to physical education classes, using the “Trail Making Test” (TMT). The results confirmed that, on average, the time required to complete the TMT was shorter after physical education classes and similar between both groups, suggesting that this subject has a positive impact on the development of cognitive abilities in secondary school students.

Description

Keywords

Desempenho Cognitivo Educação Física Estágio Pedagógico

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue