Browsing by Author "Madeira, Tiago Filipe Marques"
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- Literacia para a Saúde: o perfil de um conceito em construçãoPublication . Madeira, Tiago Filipe Marques; Valbom, José Manuel MartinsA Literacia para a Saúde, parte integrante da área de Saúde Pública e Cuidados de Saúde Pri-mários, foi conceptualizada pela primeira vez nos anos 70, e tem sido alvo de múltiplas revisões ao longo do tempo. No que diz respeito ao conceito propriamente dito, ainda não existe uma definição considerada universal, tendo mesmo alguns autores criticado a sua introdução, indi-cando que o conceito seria sinónimo de outros já existentes. No entanto, a Literacia para a Saúde acabou mesmo por se transformar numa entidade independente e a sua implementação prática foi apoiada pela evidência científica, a qual aponta para modificações muito positivas, quer nos outcomes quer nos determinantes de saúde. Os métodos de mensuração da Literacia para a Saúde estão intimamente associados ao conceito, pelo que a sua viabilidade dependerá da complexidade desse mesmo conceito e das limitações de tempo disponível para o estudo. Quando o objectivo passa por intervir em adolescentes, as escolas representam um meio de excelência para a aplicação de intervenções com o intuito de promoção da saúde e da Literacia para a Saúde. Abordagens deste tipo são comuns em países como os Estados Unidos, Canadá e Austrália mas ainda raras em Portugal, sendo mais prevalentes acções de mensuração da Lite-racia para a Saúde e não intervenções directas para a sua promoção. A nível escolar, as guide-lines para uma intervenção estão descritas no Plano Nacional de Saúde Escolar (2015), com a Literacia para a Saúde como parte integrante do processo de empowerment e não uma entidade separada. Posto isto, os objectivos deste estudo centraram-se na discussão de diversos modelos conceptuais de Literacia para a Saúde e da sua relação com outros conceitos do âmbito dos Cuidados de Saúde primários (I. A evolução do conceito de Literacia para a Saúde), na análise da problemática de mensuração do conceito (II. Fundamentos da mensuração da Literacia para a Saúde), e na discussão da situação em Portugal, com a implementação do Plano Nacional de Saúde Escolar, comparativamente ao que se verifica no panorama internacional (III. Interven-ções na área da Literacia para a Saúde).
