Browsing by Author "Marques, Rui Miguel"
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- Atividade física, aptidão física, morfológica e coordenativa em alunos do 1º ciclo do ensino básico: um estudo em crianças de 8 e 9 anos do concelho da CovilhãPublication . Marques, Rui Miguel; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daO presente estudo pretende descrever o nível de atividade física, de coordenação motora e de aptidão física global associada à saúde em alunos do 1º ciclo do ensino básico, identificando eventuais diferenças entre os géneros. Adicionalmente, foi nosso propósito analisar a influência do género, da idade, do índice de massa corporal (IMC) e dos níveis de atividade física no desempenho coordenativo, examinando ainda as correlações existentes entre a coordenação motora e a aptidão física. A amostra foi constituída por 72 alunos de 8 e 9 anos (40 do género feminino e 32 do género masculino) provenientes de escolas públicas do 1º ciclo do ensino básico do concelho da Covilhã. Foi calculado o IMC e as respetivas classificações de sobrepeso e obesidade de acordo com os valores de corte específicos para o género e idade propostos por Cole et al (2000).A atividade física habitual foi avaliada com base no questionário de Godin e Shephard (1985). Para a avaliação da aptidão física recorreu-se à bateria de testes do FITNESSGRAM. O desenvolvimento coordenativo foi avaliado através da bateria de testes “Körperkoordinationstest Für Kinder – KTK. Foi realizada a estatística descritiva para todas as variáveis observadas. Recorreu-se ao teste Anova, à análise de regressão múltipla com o método de seleção das variáveis passo a passo (stepwise regressions) e o coeficiente de correlação de Pearson. Os resultados obtidos no estudo permitiram aferir um desempenho superior dos rapazes na maioria das provas realizadas de aptidão física e desempenho coordenativas (extensão de braços, abdominais, equilíbrio, saltos monopedais, saltos laterais e transferência de plataformas). Os preditores que influenciam a coordenação motora são o IMC, o género e a idade (o nível de aptidão física não é um preditor significativo), sendo o IMC o preditor mais significativo (r=.383, r2=.135, p=.001). A análise correlacional entre o desempenho físico e a coordenação motora evidenciou associações moderadas e significativas entre as variáveis: Ktk_equilíbrio e Vaivém (r=.370, p<0.05),Ktk_equilíbrio e extensão_braços (r=,414, p<0.05), Ktk_equilíbrio e senta_e_alcança (r=.361, p<0.05),Ktk_saltos_monopedais e Vaivém(r=,458, p<0.05), Ktk_saltos_monopedais e extensão_braços(r=.523, p<0.05), Ktk_saltos_monopedais e senta_e_alcança(r=.444, p<0.05), ktk_saltos_laterais e extensão_braços(r=.441, p<0.05), ktk_saltos_laterais e extensão_tronco(r=,442, p<0.05), ktk_saltos_laterais e senta_e_alcança(r=.415, p<0.05), ktk_tranferência_plataformas e extensão_tronco(r=.323, p<0.05), ktk_tranferência_plataformas e senta_e_alcança(r=.412 e r=.429, p<0.05). Os dados sugerem a existências de diferenças significativas entre os rapazes e raparigas de 8 e 9 anos no nível de atividade física, na aptidão física e na coordenação motora, sendo o IMC o principal preditor da coordenação corporal.