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- Análise não linear por elementos finitos de vigas de betão armado à torçãoPublication . Ferreira, Micael Rodrigues; Bernardo, Luís Filipe Almeida; Carrazedo, RicardoNeste trabalho é analisado o comportamento de uma viga de betão armado (viga de referência A2 de Bernardo em 2003), com secção transversal retangular vazada, sujeita à torção pura até à rotura. Para tal é realizada uma análise não linear com elementos finitos, recorrendo ao software comercial ABAQUS. O estudo realizado tem como objetivo explicar não só a metodologia utilizada para a modelação da viga de referência A2 mas também interpretar toda a informação teórica necessária e subjacente à utilização do software ABAQUS para os propósitos deste trabalho. É executada uma análise para averiguar qual o melhor modelo de rotura para a caracterização do betão. Com vista a descrever o comportamento da viga de referência sujeita à torção, foi necessário interpretar, para além de toda a informação relativa ao ensaio experimental realizado por Bernardo em 2003, também as fases antecedentes e subsequentes relativas ao ensaio realizado. Assim, tendo por base este estudo, e para a definição do comportamento não linear do betão, numa primeira fase adotaram-se as leis constitutivas presentes no Eurocódigo 2, com ajustes aos modelos de rotura dos materiais assumidos pelo ABAQUS. Posteriormente adotou-se toda a informação característica para um betão similar ao utilizado na viga de referência, adequadamente caracterizado na bibliografia. Com vista a descrever de forma simplificada todo o procedimento executado neste trabalho, é interpretado e descrito detalhadamente todo o processo teórico e apresentada a modelação da viga de referência A2. A modelação apresentada é descrita nas três fases essenciais à criação do modelo para simulação do problema, designadamente o préprocessamento, processamento e pós-processamento. [...]
- Empatia e medicina centrada na pessoa em Medicina Geral e Familiar: um estudo populacional exploratórioPublication . Marques, Sofia Salomé Barroso Pacheco de Magalhães; Santiago, Luiz Miguel de Mendonça SoaresA visão do paciente como pessoa remonta aos finais do século XIX, em que as teorias psicanalíticas e psicossociais de Breuer e Freud deram o mote para o aparecimento da Medicina Centrada na Pessoa. O paciente tem um papel muito mais ativo do que outrora, pelo que é fulcral cativá-lo, fazê-lo responsável pela sua saúde ao participar na decisão médica. De forma a avaliar a perceção do consulente face à aplicação desta abordagem, existe o Questionário de Medicina Centrada na Pessoa validado para Portugal, composto pelas seis premissas defendidas por Moira Stewart. Para conseguir aplicar em pleno a abordagem centrada na pessoa, é necessário que o profissional de saúde procure conhecer e compreender a pessoa que tem à sua frente. Uma das características que permite a realização desta tarefa é a empatia, já estabelecida como um fator importante na relação médico-paciente, fortalecedor da confiança e que se relaciona positivamente com a adesão, capacitação e satisfação dos pacientes. Definida na literatura como o “sentimento de sensibilização pelas mudanças sentidas e refletidas, momento a momento, pela outra pessoa”, a empatia merece, portanto, grande destaque quando falamos na relação médico-paciente. Não só porque permite ao profissional compreender a posição de quem o procura, como também assegura ao paciente de que é entendido no seu todo e não meramente como um conjunto de problemas/sintomas. Promove-se assim, uma linha aberta e segura para que o paciente se expresse com à-vontade, esteja mais recetivo aos conselhos e que haja uma maior adesão às prescrições médicas. Apesar da sua importância indiscutível, são poucas as ferramentas capazes de medir a empatia. Uma delas é a Jefferson Scale of Patient’s Perceptions of Physician Empathy, escala composta por cinco questões simples e concisas para avaliação da empatia do clínico na perspetiva do paciente. Partindo destes pressupostos, o propósito deste estudo é aferir a empatia e a abordagem centrada no paciente percebida pelos consulentes face ao seu médico de Medicina Geral e Familiar da área abrangida pela Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Covilhã, verificando se a empatia se correlaciona com a prática da medicina centrada na pessoa. Foram aplicados 100 questionários a maiores de 18 anos após consulta com o seu médico de família, e que aceitaram participar neste estudo mediante a assinatura do consentimento informado. Estes questionários incluem a Jefferson Scale of Patient’s Perceptions of Physician Empathy e o Questionário de Medicina Centrada na Pessoa validado para Portugal. Neste estudo, a empatia evidenciou uma correlação positiva e forte com a abordagem centrada na pessoa. No entanto, apesar de a maioria (61%) dos consulentes inquiridos que se encontram acima do percentil 75 sentir uma melhor Medicina Centrada na Pessoa, o mesmo não se pode dizer face à empatia já que apenas 43% do mesmo subgrupo sentiu a melhor empatia. De notar ainda que apenas 32% da amostra total sentiu o melhor das duas variáveis em estudo.
- Análise da capacitação dos doentes com Hipertensão Arterial comparativamente à perspetiva dos Médicos de Medicina Geral e FamiliarPublication . Agrela, Pedro José Francisco; Santiago, Luiz Miguel de Mendonça SoaresJustificação: A prevalência da hipertensão arterial será de 42,2% na população Portuguesa. A redução da prevalência da hipertensão arterial e, consequentemente, do risco cardiovascular que acarreta, passa por uma abordagem farmacológica individualizada quando indicada e pela educação do doente. A capacitação, ou seja, o que o doente sabe sobre a sua doença e terapêutica para a mesma, faz parte da abordagem médica dos pela equipa de Medicina Geral e Familiar e já mostrou ter efeitos benéficos na redução da hipertensão arterial. O par de questionários CapHTA para PHTA e CapHTA para Médicos permite aferir a capacitação dos doentes com hipertensão arterial e perspetiva dos médicos de Medicina Geral e Familiar sobre a mesma. Objetivos: Analisar a capacitação dos doentes sofrendo de hipertensão arterial; Comparar a capacitação dos doentes sofrendo hipertensão arterial com a perspetiva dos médicos de Medicina Geral e Familiar; Comparar o nível de conhecimento dos doentes com o valor tensão arterial obtido e adesão terapêutica. Materiais e Métodos: Estudo transversal, observacional, por aplicação do par de questionários de resposta fechada, CapHTA para PHTA e CapHTA para Médicos, em três de Unidades de Cuidados e Saúde Primários. Foram medidas a tensão arterial em consulta e a adesão terapêutica do doente por aplicação da Morisky Medication Adherence Scale de quatro itens. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: População de n=202, com n=123 (60,9%) pertencentes ao género feminino e n=112 (54,4%) de formação académica de nível baixo. Os doentes com tensão arterial considerada não controlada foram n=125 (61,9%), sendo que desses, n=77 (61,6%) julgavam ter a tensão arterial controlada. Observou-se uma percentagem de 36,8% de pessoas com o total das seis perguntas corretas, para o questionário CapHTA para PHTA. Está na melhor distribuição quartílica de número de respostas certas 26,7% da amostra. Os pares de questionários CapHTA para PHTA e CapHTA para Médicos revelaram diferenças estatisticamente significativas (p<0,001) entre as respostas dadas pelos doentes e médicos, respetivamente. Discussão: Os conhecimentos sobre a hipertensão arterial que se pretendem estar difundidos entre os doentes com a doença, não estão presentes em 47,5% desta amostra similarmente a outros estudos. Conclusões: Verifica-se uma grande falta de conhecimentos sobre a hipertensão arterial na população e que os médicos tendem a julgar que os doentes por si seguidos compreenderam todas as informações transmitidas ou sabem mais sobre a hipertensão do que estes revelam. Identificaram-se quais as matérias menos compreendidas pelos doentes e sem perceção do médico.
- A Publicidade e a Argumentação - Dispositivos Didáticos e Contributos Pedagógicos em AulaPublication . Rocha, Rossana Carina Teixeira Morgado da; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosO enfoque do presente Relatório de estágio centra-se no estudo da relevância da Argumentação e da Publicidade no ensino – aprendizagem das línguas. A primeira parte aborda a literatura académica referente à importância da Argumentação e da Publicidade no processo didático, as eventuais potencialidades e os contributos pedagógicos. Pretende dar-se uma panorâmica geral e abrangente da Argumentação e da Publicidade, para proporcionar a compreensão destes campos epistémicos e axiológicos e analisar a sua adequabilidade e pertinência na prática letiva, bem como o seu enquadramento. A segunda parte deste Relatório incide sobre a presença da Argumentação e da Publicidade nos manuais escolares de Espanhol e de Português, a utilização didática destes dispositivos comunicacionais, no estrito cumprimento dos programas e das metas curriculares. É fulcral compreender, igualmente, como ambos os dispositivos comunicacionais são enquadrados e geridos no contexto das diversas unidades temáticas dos manuais escolares. Nesta segunda parte, abordámos a Argumentação e a Publicidade, em Espanhol e Português, tendo construído materiais autênticos, não só para lecionar estas temáticas, como também aferir a importância dos mesmos para a motivação dos discentes. Por útimo, na terceira parte, é apresentado o relatório da prática de estágio, referente ao ano letivo 2015/2016, nas disciplinas de Espanhol e de Português, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Este relatório centra-se mormente na análise do Projeto Educativo deste estabelecimento de ensino, nos documentos oficiais da escola, no seu enquadramento, nas atividades nas quais participámos, ao longo do primeiro, segundo e terceiro períodos, bem como as atividades que dinamizámos.
- A EscritaPublication . Valezim, Andreia Duarte; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaNa sociedade atual, o domínio da Escrita considera-se um fator crucial, pois a capacidade de produzir textos escritos é, atualmente, uma exigência generalizada. Desta forma, o objetivo do presente relatório de estágio é refletir sobre a aplicabilidade da prática da escrita, nomeadamente da Escrita Criativa, no ensino-aprendizagem da língua materna (Português) e da língua estrangeira (Espanhol). Primeiramente, apresento um corpo de conceitos relativos à Escrita e às práticas a esta associadas, bem como um modelo pedagógico que oferece uma informação detalhada acerca do papel do escrevente, das memórias, dos contextos e dos passos indicados para formar escreventes capazes. Exponho, ainda, algumas considerações sobre a escrita criativa e o papel do professor na gestão desta metodologia de ensino-aprendizagem. Em segundo lugar, faço uma análise dos Programas de Português e de Espanhol, pretendendo verificar como é que a escrita criativa é perspetivada nos mesmos. Seguidamente, as planificações apresentadas, a escola e as turmas, refletem as aulas lecionadas, estabelecendo-se uma ponte entre estas e as práticas da escrita que lhe estão associadas. Assim, apresento os resultados obtidos nos questionários, realizados pelos alunos da escola, com o intuito de divulgar as experiencias de Escrita Criativa e a sua relação com a Leitura. Através deste relatório desejo divulgar a rentabilidade das atividades de Escrita Criativa na língua estrangeira e na língua materna, pois não só estimula a autonomia dos alunos como também derruba algumas barreiras evidentes no domínio da Expressão Escrita.
- Promoção da LeituraPublication . Vaz, Lúcia Sofia Frutuoso; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaNeste relatório tentámos demonstrar a transversalidade da leitura ao longo das planificações, dos planos de aula, quer de Português quer de Espanhol, e ainda outras finalidades. Para uma compreensão eficaz do conceito de leitura e sua transversalidade, tratámos o modelo de Compreensão da Leitura, de Jocelyne Giasson (2000), mais particularmente, os processos que implicam o leitor na compreensão textual e, nomeadamente, no uso das inferências, cuja tipologia caracterizámos. A competência em leitura e, consequentemente, a socialização dos sujeitos que daí advém, deu o mote para uma pesquisa exaustiva da presença das inferências nos manuais de cada uma das disciplinas, para além dos planos de aula. De facto, tivemos o cuidado de procurar o modo como a leitura é tratada tanto no manual de Português como no de Espanhol, no que concerne à tipologia de inferências apresentada. Igualmente fizemos uma reflexão acerca da prática pedagógica, enquanto contributo para um saber fazer, exigido ao verdadeiro professor do século XXI.
- Abordagem e tratamento do Síndrome HepatorrenalPublication . Barata, João Manuel Landeiro Afonso; Coelho, Inês Dionísio; Filipe, Rui Miguel Alves; Teixeira, Filipe José de CastroIntrodução: O Síndrome Hepatorrenal é uma consequência possível de doenças hepáticas graves sendo bastante temido pelo seu prognóstico muito reservado. Se não for tratado, evolui invariavelmente para a morte pelo que uma abordagem correcta, rápida e eficaz é essencial para tentar reverter a situação e salvar a vida do doente. Objectivos: O presente trabalho tem como objectivos compreender a fisiopatologia do Síndrome Hepatorrenal, nomeadamente os mecanismos pelos quais há um atingimento renal grave sem lesão histológica nesse órgão; aferir quais as medidas terapêuticas disponíveis para o Síndrome Hepatorrenal e elaborar uma revisão sobre novas terapêuticas em estudo que possam vir a fazer parte da estratégia de abordagem do Síndrome Hepatorrenal. Métodos: A bibliografia utilizada nesta dissertação centrou-se, sobretudo, em plataformas on-line, com principal destaque para a Pubmed. Ocasionalmente, também se recorreu ao Medscape, ao B-on e ao UpToDate. Resultados: Existem ainda vários aspectos por esclarecer acerca da fisiopatologia do Síndrome Hepatorrenal o que limita também a efectividade terapêutica actual. A única hipótese de cura continua a ser o transplante hepático, com ou sem transplante renal concomitante, e as restantes estratégias apenas garantem um aumento modesto da sobrevida para que o doente possa vir a receber esses órgãos em tempo útil. Os métodos recentes como o Sistema de Recirculação Adsorvente Molecular e o Sistema de Separação Fraccionada do Plasma ainda não estão suficientemente estudados para se poder concluir acerca da sua utilidade, embora nenhum deles pareça trazer grandes vantagens relativamente às abordagens tradicionais. Conclusões: A investigação em torno do Síndrome Hepatorrenal é ainda insuficiente no esclarecimento da patofisiologia da doença. As hipóteses terapêuticas necessitam de maior esclarecimento no que concerne ao perfil do doente ideal para cada uma.
- Estudo geoambiental das águas subterrâneas na zona do FundãoPublication . Fernandes, João Miguel Rabaça; Carvalho, Paulo Eduardo Maia deA região de implementação do Regadio da Cova da Beira, pela sua situação geográfica e pelo seu desenvolvimento socioeconómico sustentável, impõe a realização de estudos geoambientais, incidindo sobre o comportamento de um conjunto de variáveis com importante significado ecológico. Este estudo teve como objetivo caracterizar os padrões de distribuição das variáveis em amostras de água subterrânea e a sua caracterização em termos de qualidade química. Deste modo, numa fase inicial procedeu-se a uma análise exploratória dos dados com o intuito de caracterizar a amostra global, seguida de uma fase em que se procedeu a uma análise multivariada, onde se utilizou uma técnica de redução de dimensionalidade (análise em componentes principais). Numa fase final procedeu-se à caracterização da qualidade química da água subterrânea em termos de uso agrícola. O estudo da dinâmica de processos naturais, antrópicos e da sua influência sobre a dispersão, fixação e (re)mobilização de elementos químicos, tem vindo a contribuir de forma decisiva para a otimização de estratégia de diagnóstico e gestão ambiental.
- Qualidade de vida e vulnerabilidade ao stress nos alunos do 6º Ano do MIM da FCS-UBIPublication . Felizardo, Miguel Gonçalves Gomes; Santiago, Luiz Miguel de Mendonça SoaresIntrodução: A qualidade de vida dos estudantes finalistas de Medicina e a vulnerabilidade destes face ao stress psicológico são campos que necessitam de uma maior valoração e exploração, a fim de se poder atuar nos fatores e determinantes que condicionam uma pior qualidade de vida e uma maior suscetibilidade ao stress psicológico. Objetivos: Estudar a qualidade de vida dos estudantes de Medicina do 6º Ano, analisando o impacto de variáveis relacionadas com a vida académica e social, bem como a vulnerabilidade destes estudantes perante o stress psicológico. Métodos: Estudo observacional, transversal, realizado em Dezembro de 2015, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, Covilhã, através da aplicação do questionário EQ-5D (Índice e EQ-VAS) e 23-QVS, complementado com um questionário epidemiológico relacionado com variáveis da vida académica e social. O questionário foi aplicado aos alunos do 6º Ano de Medicina do ano letivo de 2015/2016. Realizou-se estatística descritiva e inferencial. Resultados: De uma população de 126 estudantes de Medicina do 6º Ano foi obtida uma amostra de com idades entre os 22 e os 37 anos (24,2 ± 2,3), a maior parte do sexo feminino (69,4%). A média do índice de QV (EQ-5D) foi de 1,12±0,18 e, relativamente ao EQ-VAS (escala visual analógica de zero a 100), a média foi de 83,76±15,34, ambos indicadores de um bom estado de saúde. Quanto à comparação do estado de saúde atual com o dos últimos 12 meses, a maioria dos estudantes referiu ser o mesmo (67,3%). Na escala total de vulnerabilidade ao stress (23-QVS), numa pontuação possível de zero a 92 pontos, a média da escala foi de 32,53±12,11. Dos 108 estudantes, 22 (20,4%) foram classificados como vulneráveis ao stress. Os coeficientes de correlação das dimensões do 23-QVS com o índice EQ-5D e com o EQ-VAS foram todos estatisticamente significativos (p <0,05), indicando a existência de uma associação entre o estado de saúde e a vulnerabilidade ao stress. No caso do Índice EQ-5D, as correlações positivas indicam que um pior estado de saúde está associado a maior vulnerabilidade ao stress. Esta associação é mais acentuada no caso da “Inibição e dependência funcional” (r = 0,529; p <0,001) e no 23-QVS total (r = 0,521; p <0,001). Os alunos que estão satisfeitos com a vida social e os que estão satisfeitos com a vida estudantil são menos vulneráveis ao stress e têm um melhor estado de saúde (tanto no Índice EQ-5D como no EQ-VAS). As diferenças são altamente significativas em todos os casos (p = 0,001 ou p <0,001). Observa-se também que os alunos com dificuldades financeiras são mais vulneráveis ao stress (p <0,001) e têm um pior estado de saúde, tanto no Índice EQ-5D (p = 0,011) como no EQ-VAS (p = 0,007). Também se observaram diferenças estatisticamente significativas na preocupação com o futuro quanto à vulnerabilidade ao stress (p <0,001) e ao estado de saúde avaliado com o EQ-5D (p <0,001). Discussão: A inexistência de uma base sustentável de estudos e de investigação sobre esta temática na população dos estudantes de Medicina em Portugal, não nos permite inferir conclusões categóricas, no entanto é importante notar que a qualidade de vida, condicionante dos estados de saúde, parece estar relacionada com a capacidade dos jovens estudantes resistirem ao stress psicológico. Outras tendências, já encontradas em estudos anteriores, voltam também a emergir, notavelmente a preocupação dos jovens finalistas universitários com o futuro, em que, de uma forma geral, quanto maior é a preocupação com o futuro, maior é a vulnerabilidade ao stress e pior é o estado de saúde. São necessários mais estudos para poderem ser feitas comparações de resultados que permitam, num futuro próximo, delinear modelos de aprendizagem mais sólidos e estratégias internas e externas às estruturas de Ensino para melhorar a qualidade de vida dos finalistas de Medicina e dos estudantes em geral. Conclusões: Piores estados de saúde estão associados a maior vulnerabilidade ao stress. Por sua vez, uma maior vulnerabilidade ao stress está associada a piores estados de saúde. Variáveis como a preocupação com o futuro e dificuldades financeiras condicionam uma maior vulnerabilidade ao stress psicológico e piores estados de saúde. O sucesso académico (satisfação com a vida estudantil) e uma vida social satisfatória estão associados a melhor qualidade de vida/estados de saúde e a menor vulnerabilidade ao stress. O género e a idade não parecem influenciar a qualidade de vida nem a vulnerabilidade ao stress.
- Hormonas tiróideas e a lesão e função ventricular esquerda em doentes com Enfarte Agudo do MiocárdioPublication . Silva, Vânia Gonzaga Soares e; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro de; Caeiro, DanielObjetivos: Avaliar os níveis séricos de TSH e T4L em doentes com EAM e suas possíveis relações com o dano miocárdico e a função ventricular esquerda. Métodos: Um total de151 doentes internados na unidade coronária do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNG/E) com enfarte agudo do miocárdio e sujeitos a angioplastia primária, foram incluídos neste estudo analítico e transversal. A função e dano cardíacos foram avaliados pela fração de ejecção ventricular esquerda medida ecocardiograficamente (FEVE) e pela concentração máxima de troponina T sérica medida nas primeiras 48h. Concomitante foram analisados os níveis plasmáticos de tiroxina livre ( T4L ) e TSH . Resultados: Nesta amostra 88,7% dos doentes apresentou valores de TSH e t4L normais, 8,6% apresentara-se com hipotiroidismo subclínico e 2,6% com hipertiroidismo. Verificou-se a relação estatisticamente significativa, entre o os níveis de TSH e T4L e o grupo etário dos doentes, o que traduz níveis superiores destas em doentes com mais de 55 anos (p=0,034 e p=0,000, respetivamente), o mesmo não se verificou entre estas e o género dos doentes (p=0,520 e p=0,846, respetivamente). Foi encontrada uma correlação linear negativa estatisticamente significativa entre os níveis de T4L e os valores de troponina T (p=-0,172). Não se verificou a existência de correlação estatisticamente significativa entre os níveis de troponina T e TSH, bem como a existência de correlação entre a FEVE e níveis de TSH ou T4L. Conclusões: O Hipotiroidismo subclínico tem uma prevalência relativamente significativa em pacientes com EAM. As concentrações séricas de TSH e T4L foram superiores em doentes com mais de 55 anos, por outro lado não se encontrou relação estatisticamente significativa entre estas e o género dos doentes. Verificaram-se concentrações de troponina T superiores para doentes com níveis menores de T4L. Não foram encontradas relações estatisticamente significativas entre a TSH e a concentração de troponina T nem entre nos níveis de TSH e T4L e a FEVE.