Browsing by Author "Martins, Daniela Vicente"
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- As práticas desenvolvidas pelos Gabinetes de Comunicação e Marketing de Unidades de SaúdePublication . Martins, Daniela Vicente; Alves, Helena Maria BaptistaNas unidades de saúde (US), as práticas desenvolvidas pelos Gabinetes de Comunicação e Marketing desempenham um papel relevante e estratégico, porque trabalham em prol do utente, ao mesmo tempo, que cooperam com vários serviços e assessoram a direção hospitalar. Contudo, não existem muitos dados sobre a aplicação do marketing no setor hospitalar e continua a existir uma lacuna de conhecimento sobre a aplicação das ferramentas de marketing e os resultados que daí possam resultar, portanto, desconhece-se que ferramentas de marketing são empregues nas US. Assim, torna-se imperativo colmatar as lacunas existentes na literatura que se prendem com a inexistência de conhecimento atual e concreto do modus operandi, das formas de trabalho e das estratégias que os GCM das US desenvolvem. Esta dissertação propõe-se registar, avaliar e salientar as ferramentas de marketing desenvolvidas por diferentes GCM de distintas US, enquanto traça o perfil do profissional que se ocupa desta função. Esta dissertação pretende ainda obter um esclarecimento claro, abrangente e objetivo das estratégias de marketing e da comunicação nas unidades de saúde, de forma a identificar boas práticas que contribuam para a melhoria das ações das US. Com base em estudos de caso, US portuguesas e uma US espanhola, recorreu-se a métodos qualitativos, à técnica da entrevista e a pesquisa documental. Os dados foram tratados através de uma análise de conteúdo, para estudar e avaliar o tipo de atividades praticadas nos Gabinetes de Comunicação e Marketing (GCM) das US. A amostra estudada é de 7 entrevistados que assumem cargos de direção e coordenação em GCM de US. Neste sentido, verificou-se que as US desenvolvem o mesmo tipo de ações, relativo à imagem, notoriedade e competitividade da organização, através da comunicação interna e externa, do endomarketing, dos eventos, das relações públicas, da assessoria de imprensa. Os especialistas elegem a transformação digital dos processos e a interação próxima com os seus públicos, as práticas a não descurar.