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- Gender Differences in Associating Musculoskeletal Complaints, Housework, Electronic Device Usage and Physical Exercise for Administrative WorkersPublication . Lima, Tânia M.; Coelho, Denis A.This study assessed musculoskeletal complaints (MSCs) in administrative workers, associating MSCs with nonpaid housework, home use of electronic devices and physical exercise, while keeping a distinctive gender approach. This may promote the development of more effective preventive measures, by meeting the specific strengths and weaknesses of each gender. Methods. Ninety-six administrative workers (58 women and 38 men) who used computers more than 50% of their working time participated in a cross-sectional study. A questionnaire concerning individual socio-demographic data, habits and lifestyle, and including the Nordic musculoskeletal questionnaire (NMQ), was deployed. Gender-based odds ratios for MSCs in body areas over the previous 12 months and correlation coefficients between habits and lifestyle variables and NMQ variables were computed. Results. Women did not incur a higher risk of MSCs than men. Analysis of the association did not yield meaningful associations for either gender. Results suggest giving future consideration to development of gender-specific preventive measures. Conclusion. Computerized work performed concomitantly with physical exposures outside the workplace showed mixed associations with MSCs, according to gender and depending on the kind of exposure. Results are indicative of the need for development of gender-specific preventive measures.
- Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Secundária Quinta das PalmeirasPublication . David, Daniel Borralho; O´Hara, Kelly de Lemos SerranoO presente relatório sintetiza o meu trabalho, aprendizagens e experiências vivenciadas por mim durante o estágio pedagógico do mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário no ano letivo 2019/20 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e no Conservatório de Música da Covilhã. O estágio deu início no dia 2 de setembro de 2019 estando estipulado terminar no dia 31 de maio de 2020, contudo, devido à suspensão das atividades letivas presenciais no dia 16 de março de 2019, tendo influenciado todo o trabalho realizado até à data, dando continuidade das atividades letivas até ao dia 26 de junho. Este documento conta com a caracterização e contextualização das instituições e turmas, bem como todo o processo de lecionação e planeamento e reflexões aos mesmos. Foi realizada uma revisão crítica do programa CSPAP (Compreensive School Physical Activity Program) utilizando como base a literatura existente que envolve o tema, assim como estudos efetuados de implementação do programa, com o objetivo de propor sugestões de implementação na Escola Secundária Quinta das Palmeiras como base no investigado.
- As práticas desenvolvidas pelos Gabinetes de Comunicação e Marketing de Unidades de SaúdePublication . Martins, Daniela Vicente; Alves, Helena Maria BaptistaNas unidades de saúde (US), as práticas desenvolvidas pelos Gabinetes de Comunicação e Marketing desempenham um papel relevante e estratégico, porque trabalham em prol do utente, ao mesmo tempo, que cooperam com vários serviços e assessoram a direção hospitalar. Contudo, não existem muitos dados sobre a aplicação do marketing no setor hospitalar e continua a existir uma lacuna de conhecimento sobre a aplicação das ferramentas de marketing e os resultados que daí possam resultar, portanto, desconhece-se que ferramentas de marketing são empregues nas US. Assim, torna-se imperativo colmatar as lacunas existentes na literatura que se prendem com a inexistência de conhecimento atual e concreto do modus operandi, das formas de trabalho e das estratégias que os GCM das US desenvolvem. Esta dissertação propõe-se registar, avaliar e salientar as ferramentas de marketing desenvolvidas por diferentes GCM de distintas US, enquanto traça o perfil do profissional que se ocupa desta função. Esta dissertação pretende ainda obter um esclarecimento claro, abrangente e objetivo das estratégias de marketing e da comunicação nas unidades de saúde, de forma a identificar boas práticas que contribuam para a melhoria das ações das US. Com base em estudos de caso, US portuguesas e uma US espanhola, recorreu-se a métodos qualitativos, à técnica da entrevista e a pesquisa documental. Os dados foram tratados através de uma análise de conteúdo, para estudar e avaliar o tipo de atividades praticadas nos Gabinetes de Comunicação e Marketing (GCM) das US. A amostra estudada é de 7 entrevistados que assumem cargos de direção e coordenação em GCM de US. Neste sentido, verificou-se que as US desenvolvem o mesmo tipo de ações, relativo à imagem, notoriedade e competitividade da organização, através da comunicação interna e externa, do endomarketing, dos eventos, das relações públicas, da assessoria de imprensa. Os especialistas elegem a transformação digital dos processos e a interação próxima com os seus públicos, as práticas a não descurar.