Browsing by Author "Martins, Renato Gaspar"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comparação de dois programas multimodais de Exercício Físico em idosos institucionalizadosPublication . Martins, Renato Gaspar; Brás, Rui Miguel MarquesObjetivo: Comparar os efeitos de dois programas multimodais de exercício físico sobre o funcionamento cognitivo e motor em idosos institucionalizados. Método: A amostra foi constituída por idosos institucionalizados provenientes de 2 lares da Covilhã e Fundão. Do grupo de idosos (n=23) seleccionados para integrarem a amostra inicial foram elegíveis 15 participantes, tendo terminado 13 participantes. Foram formados dois grupos: o Grupo dual Task (GDT) (n=6, 82,0±5,7 anos) e o Grupo de Exercício e Treino Cognitivo (GETC) (n=7, 80,6±8,1 anos). Cada grupo foi sujeito a uma intervenção específica 120 minutos por semana, com a duração de 4 meses. O GDT foi sujeito a um programa assente num conjunto de exercícios que promoviam simultaneamente a componente da mobilidade e força muscular com a memória, a função visuoespacial e a função executiva, sendo estruturados de acordo com a literatura. Ao GETC foi aplicado um programa de exercícios físicos-motores complementados por sessões de treino cognitivo utilizando o COGWEB®. Os grupos foram avaliados antes e após a intervenção nas seguintes variáveis: equilíbrio (Escala Berg), força dos membros inferiores (teste levantar e sentar) e mobilidade (TUG) (em situação simples tarefa e dupla tarefa), memória de trabalho (memória de dígitos) e capacidade executiva (TOL). O teste de Wilcoxon foi usado para inferência estatística intra-grupo e o teste U de Mann-Whitney para avaliar as diferenças inter-grupos, com o intervalo de confiança 95%. Resultados: Os resultados ainda que sem significância estatística (p>0,05) apontam para a melhoria das variáveis em estudo. Conclusões: Não sendo conclusivo qual programa acarreta maiores benefícios, conclui-se que ambos os programas permitem a manutenção das capacidades físicas como a força dos membros inferiores, equilíbrio estático e dinâmico, mobilidade e agilidade, bem como as capacidades cognitivas.