Browsing by Author "Martins, Teresa Paula Oliveira Dias"
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- Influência do social media no comportamento de compra dos praticantes de ciclismoPublication . Martins, Teresa Paula Oliveira Dias; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraA Web 2.0 veio abrir novos horizontes aos internautas para um novo mundo, o mundo da informação acessível a todos os que possuem um computador e uma ligação à Internet, e a possibilidade de participarem e interagirem nas redes sociais, blogues e fóruns. Fora deste mundo online, e num meio não digital, vive-se a atividade física, cujas motivações para a sua prática vão desde os benefícios para a saúde, o puro lazer ou a integração social. A prática das mais diversas modalidades desportivas tem vindo a aumentar em Portugal de ano para ano, aumento que é acompanhado pelo melhoramento e criação de infraestruturas para a prática de desporto. A ligação dos dois mundos, o virtual e o real, é inevitável nos dias de hoje, e as empresas, vendo aqui uma oportunidade para aumentar o seu lucro, criaram negócios de venda online. O número de pessoas que navega na Web 2.0 é significativo, e se por um lado as empresas conseguem promover e divulgar os seus produtos, por outro lado sujeitam-se a avaliações e partilha de informação online por parte dos seus utilizadores, sejam elas positivas ou negativas, acerca dos seus produtos ou serviços. O praticante de ciclismo, nas vertentes de montanha e de estrada, partilha online as suas voltas em bicicleta (Strava, Garmin Connect), efetua comentários em fóruns sobre os passeios em que participou ou gostaria de participar (Fórum BTT, Fórum Ciclismo), combina voltas com os amigos ou a participação em passeios organizados, nas redes sociais (Facebook, Twitter), tendo assim uma presença constante na Web 2.0. Desta forma, é inevitável que o praticante de ciclismo utilize os mesmos meios para procurar informação sobre um determinado produto que pretende adquirir, seja ele uma bicicleta, um componente ou acessório para a mesma, ou até mesmo equipamento de ciclismo para si próprio. O presente estudo pretende investigar até que ponto a interação existente nas redes sociais e fóruns, relacionada com empresas ou serviços, bem como as avaliações efetuadas a produtos, relacionados com o ciclismo, influenciam a decisão de compra online por parte de um praticante de ciclismo. O estudo foi realizado com base numa amostra de 88 ciclistas, através de questionário distribuído online, e direcionado a praticantes de ciclismo numa vertente de lazer e competição, nas modalidades de ciclismo de estrada e de montanha. Os resultados obtidos revelam que um número significativo de praticantes de ciclismo é utilizador frequente da Internet, verificando-se que os consumidores com um maior nível de confiança no mercado eletrónico possuem uma maior probabilidade de participar nele. Observa-se ainda que uma opinião negativa sobre um produto, empresa ou marca, colocada nas redes sociais, tem uma influência pouco significativa na decisão de compra. Um número considerável de inquiridos procura obter informações adicionais, e a existência de uma linha de apoio por telefone ou e-mail aumenta a ligação do cliente ao produto/empresa. Verificou-se também que a compra online é influenciada pelo aumento de valor gerado pela rede onde o consumidor se insere e pelas boas avaliações feitas dentro dessa mesma rede.