Browsing by Author "Marto, Diogo Fernandes"
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- Desenvolvimento de um compressor centrífugo de pequenas dimensões para sobrealimentar o motor Honda GX50Publication . Marto, Diogo Fernandes; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaA implementação de sistemas de sobrealimentação em motores alternativos é algo já praticado há várias décadas. O aumento de potência, juntamente com a redução de consumos que o uso desta tecnologia trouxe, tornaram-na amplamente usada. No entanto, durante muito tempo, os sistemas de sobrealimentação foram projetados e construídos, maioritariamente, com base em conhecimento empírico. Devido ao aprofundamento do conhecimento em aerodinâmica e em dinâmica de fluidos computacional, hoje é possível prever o desempenho de turbomáquinas em função de parâmetros geométricos muito específicos e, desta forma, otimizar o conceito antes da fase de construção. Deste processo resultam sistemas mais fiáveis e eficientes. O presente trabalho foi elaborado com o intuito de verificar se a construção de sistemas de sobrealimentação de pequenas dimensões e o seu uso em motores alternativos são uma opção viável. Tendo esse objetivo em vista, projetou-se um compressor centrífugo de pequenas dimensões, movido por um motor elétrico de alta velocidade, para ser acoplado ao motor Honda GX50, um motor monocilíndrico a 4 tempos. O foco deste trabalho passou pelo dimensionamento de três partes essenciais do compressor com o objetivo de se obter uma razão de compressão de 1,5. Através de análise a trabalhos experimentais semelhantes realizados por outros autores e de cálculos complementares, foi possível dimensionar um rotor de 45 mm, um difusor do tipo vaneless e a respetiva voluta. Em última instância e com base nos resultados obtidos, determinou-se que a velocidade do compressor que apresenta o desempenho mais próximo do motor naturalmente aspirado, anda em torno das 8000 rpm. Abaixo desta velocidade, os valores de binário são inferiores, mas consistentes. Acima, o binário cai rapidamente com o aumento da velocidade de rotação do compressor. A causa provável para este fenómeno estará relacionada com o calibre do injetor usado que, incapaz de injetar mais combustível, acaba por originar uma mistura ar/ combustível excessivamente pobre.