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- Desenvolvimento de um compressor centrífugo de pequenas dimensões para sobrealimentar o motor Honda GX50Publication . Marto, Diogo Fernandes; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaA implementação de sistemas de sobrealimentação em motores alternativos é algo já praticado há várias décadas. O aumento de potência, juntamente com a redução de consumos que o uso desta tecnologia trouxe, tornaram-na amplamente usada. No entanto, durante muito tempo, os sistemas de sobrealimentação foram projetados e construídos, maioritariamente, com base em conhecimento empírico. Devido ao aprofundamento do conhecimento em aerodinâmica e em dinâmica de fluidos computacional, hoje é possível prever o desempenho de turbomáquinas em função de parâmetros geométricos muito específicos e, desta forma, otimizar o conceito antes da fase de construção. Deste processo resultam sistemas mais fiáveis e eficientes. O presente trabalho foi elaborado com o intuito de verificar se a construção de sistemas de sobrealimentação de pequenas dimensões e o seu uso em motores alternativos são uma opção viável. Tendo esse objetivo em vista, projetou-se um compressor centrífugo de pequenas dimensões, movido por um motor elétrico de alta velocidade, para ser acoplado ao motor Honda GX50, um motor monocilíndrico a 4 tempos. O foco deste trabalho passou pelo dimensionamento de três partes essenciais do compressor com o objetivo de se obter uma razão de compressão de 1,5. Através de análise a trabalhos experimentais semelhantes realizados por outros autores e de cálculos complementares, foi possível dimensionar um rotor de 45 mm, um difusor do tipo vaneless e a respetiva voluta. Em última instância e com base nos resultados obtidos, determinou-se que a velocidade do compressor que apresenta o desempenho mais próximo do motor naturalmente aspirado, anda em torno das 8000 rpm. Abaixo desta velocidade, os valores de binário são inferiores, mas consistentes. Acima, o binário cai rapidamente com o aumento da velocidade de rotação do compressor. A causa provável para este fenómeno estará relacionada com o calibre do injetor usado que, incapaz de injetar mais combustível, acaba por originar uma mistura ar/ combustível excessivamente pobre.
- Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Secundária Quinta das PalmeirasPublication . Antunes, Ruben Matias; O´Hara, Kelly de Lemos SerranoO seguinte relatório foi redigido com base nas situações, vivências e aprendizagens proporcionadas pela unidade curricular de estágio. Este realizou-se na área de ensino, sendo a entidade que acolheu o mesmo a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, sendo que mais tarde, foram ainda realizadas observações de aulas no Conservatório de Música da Covilhã. Para além da lecionação das aulas, estivemos envolvidos ativamente no apoio aos alunos com necessidades de saúde permanentes e no desporto escolar, nomeadamente nas multiactividades. No decorrer deste estágio pedagógico, e devido à Covid-19, o funcionamento foi condicionado, uma vez que as escolas encerram e o regime de aulas passou a ser online, obrigando a uma alteração do planeamento definido. O relatório conta assim com a descrição dos processos desenvolvidos e aplicados durante todo o estágio e a intervenção em 3 turmas distintas. Foi ainda realizado um trabalho de investigação com o intuito de relacionar as ações do docente de educação física, com a atividade física dos alunos em contexto de aula. Avaliando assim a qualidade do ensino. Para o mesmo foram realizadas observações de aulas, utilizando a ferramenta SOFIT+, entrevistas semiestruturadas, e os dados adquiridos através de cardiofrequencímetros. Foram observadas aulas relativas a modalidades coletivas e individuais, onde foi possível observar que em média os alunos encontram-se em 47,75% do tempo de aula em AFMV, o que se encontra dentro da média observada em outros estudos, posteriormente foi realizada um comparação com os dados da ferramenta SOFIT+, algumas relações entre a %AFMV dos alunos e as ações do docente.