Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
7992_17244.pdf2.03 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O seguinte relatório foi redigido com base nas situações, vivências e aprendizagens proporcionadas pela unidade curricular de estágio. Este realizou-se na área de ensino, sendo a entidade que acolheu o mesmo a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, sendo que mais tarde, foram ainda realizadas observações de aulas no Conservatório de Música da Covilhã. Para além da lecionação das aulas, estivemos envolvidos ativamente no apoio aos alunos com necessidades de saúde permanentes e no desporto escolar, nomeadamente nas multiactividades. No decorrer deste estágio pedagógico, e devido à Covid-19, o funcionamento foi condicionado, uma vez que as escolas encerram e o regime de aulas passou a ser online, obrigando a uma alteração do planeamento definido. O relatório conta assim com a descrição dos processos desenvolvidos e aplicados durante todo o estágio e a intervenção em 3 turmas distintas. Foi ainda realizado um trabalho de investigação com o intuito de relacionar as ações do docente de educação física, com a atividade física dos alunos em contexto de aula. Avaliando assim a qualidade do ensino. Para o mesmo foram realizadas observações de aulas, utilizando a ferramenta SOFIT+, entrevistas semiestruturadas, e os dados adquiridos através de cardiofrequencímetros. Foram observadas aulas relativas a modalidades coletivas e individuais, onde foi possível observar que em média os alunos encontram-se em 47,75% do tempo de aula em AFMV, o que se encontra dentro da média observada em outros estudos, posteriormente foi realizada um comparação com os dados da ferramenta SOFIT+, algumas relações entre a %AFMV dos alunos e as ações do docente.
The following report was written based on the situations, experiences and learning provided by the internship curricular unit. The curricular internship took place in teaching Physical Education, hosted in Quinta das Palmeiras Secondary School and Music School Institute in Covilhã. We were actively involved in supporting students with permanent health needs and school sports, namely in multi-activity and teaching process. During internship, and due to Covid-19, teaching activities were condition, since schools are closed, and the class regime was online changing the plan made. This report includes a description of all teaching process and the Investigation study, focus on active School, by evaluating teaching intervention. The class observations were made by using SOFIT + tool, semi-structured interviews, and the data acquired through heart rate monitors. Classes related to team and individual sports were observed, it was possible to observe that on average the students are in 47.75% of the time in MVPA, which is within the average observed in other studies. Later, was made a comparison between the data from the SOFIT +, the % MVPA of the students and the actions of the teacher.

Description

Keywords

Atividade Física Educação Física Escola Estágio Pedagógico Exercício Físico Lecionação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue