Browsing by Author "Matos, Pedro Emanuel de Sousa Lavos"
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- A Influência da Autoavaliação nas Aprendizagens dos AlunosPublication . Matos, Pedro Emanuel de Sousa Lavos; Vicente, António Manuel NevesA apresentação deste relatório surge como resultado da análise e reflexão do Estágio Pedagógico, realizado na turma do 9.ºB, no ano letivo 2021/2022, no Agrupamento de Escolas Dom João II, inserido na Unidade Curricular anual de Estágio Pedagógico, do Segundo Ciclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pelo Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira Interior. Tendo terminado a minha licenciatura de Professores do Ensino Básico, Variante de Educação Física no ano de 2006, na Escola Superior de Educação de Leiria, decidi completar a minha formação com este mestrado, alargando os meus conhecimentos e ficando apto a lecionar também no 3ºciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, realizando assim um sonho antigo. Foi-nos proposta a realização de um estudo de investigação com um tema à nossa escolha. O tema escolhido por mim, e que irei investigar e desenvolver, terá como objetivo perceber qual a Influência da Autoavaliação nas Aprendizagens dos Alunos. É efetuado com uma metodologia mista, onde foram aplicados questionários para compreender a influência da autoavaliação nas aprendizagens dos alunos, antes e depois da EF, bem como a análise que diz respeito à análise de avaliação sumativa dos três períodos escolares, considerando uma amostra constituída por 19 alunos de uma turma do 9ºano de escolaridade. A turma foi dividida em dois grupos, um de 10 e outro de 9 alunos, com o objetivo de um grupo realizar a autoavaliação durante as aulas numa Unidade Didática, e o outro realizava essa autoavaliação noutra Unidade Didática, por forma a compararmos o desempenho dos alunos, com e sem a realização da autoavaliação nas aulas. Tendo como base o estudo efetuado e de todas as informações que foram recolhidas no decorrer deste, associadas à perceção dos alunos sobre a autoavaliação, evidenciou-se primeiramente que este tipo de avaliação nas aulas teve uma influência positiva na aprendizagem dos alunos e na melhoria do seu desempenho. A principal limitação sentida no decorrer do trabalho foi essencialmente a demora na recolha de dados dos alunos, bem como o facto de se tratar de uma amostra de pequeno tamanho.