Browsing by Author "Mendes, Mariana de Jesus"
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- Relatório de Estágio Escola Secundária Quinta das PalmeirasPublication . Mendes, Mariana de Jesus; O´Hara, Kelly de Lemos SerranoResumo 1 O estágio pedagógico (EP) tem um papel muito importante na formação de professores estagiários, sendo que exige reflexões críticas constantes e uma boa capacidade para superar as diversas barreiras colocadas ao longo do mesmo. Este relatório final de estágio surge para descrever as aprendizagens realizadas durante este ano letivo 2016/2017, através da prática pedagógica na Escola Secundária Quinta das Palmeiras localizada na Covilhã. É apresentado também uma contextualização da escola, problemas e soluções a nível da intervenção pedagógica e as tarefas que promovem a relação da escola com a comunidade em que estivemos envolvidos. O EP foi bastante proveitoso pois permitiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos, conquistando assim bastante experiência. Resumo 2 O presente estudo teve como objetivo perceber qual o melhor método para a aprendizagem da tomada de decisão no voleibol nas aulas de EF, comparando as abordagens dinâmica e cognitiva tradicional. 2 grupos, compostos por duas turmas de 7º ano cada, realizaram 12 aulas de voleibol durante 8 semanas, sendo que o treino do grupo experimental (GE) foi planeado segundo a abordagem dinâmica e o treino do grupo de controlo (GC) segundo a abordagem tradicional. O teste utilizado no pré e no pós-teste foi o jogo de 4x4 entre os alunos de cada turma. Foi avaliado a tomada de decisão dos alunos durante o processo defensivo, a disposição da equipa antes de a bola passar para o seu meio campo e se no 1º toque o aluno procurava o passador, e durante o processo ofensivo, a tomada de decisão no serviço, a disponibilidade do passador antes do 1º toque e a disponibilidade dos atacantes antes do 2º toque. Não existiam diferenças entre os grupos no pré-teste. No pós-teste o GE apresentou melhorias significativas em todas as variáveis e o GC apenas apresentou melhorias significativas na tomada de decisão na relação recetor-passador. Nas variáveis (Receção e Passador) em que os 2 grupos apresentaram melhorias, a magnitude no GE foi maior (GE: 0,62 ± 0,49 / 0,33 ± 0,47; GC: 0,27 ± 0,45 / 0,16 ± 0,37). Parece que o treino segundo uma abordagem dinâmica é mais benéfico para potenciar a tomada de decisão no voleibol nas aulas de EF