Browsing by Author "Meneghel, Carolina Cizeski"
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- Comportamento do consumidor em relação a materiais sustentáveis utilizados na indústria da modaPublication . Meneghel, Carolina Cizeski; Gouveia, Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraEste trabalho pretende analisar a intenção de compra dos consumidores em relação a produtos de vestuário e acessórios de moda feitos com materiais sustentáveis. Para tanto, um inquérito baseado na Teoria do Comportamento Planeado (TCP), nos constructos da disponibilidade para pagar mais, experiência prévia e incerteza percebida, e ainda com perguntas referentes aos conhecimentos gerais dos respondentes sobre materiais sustentáveis para a produção de vestuário e acessórios de moda, foi realizado. Para o efeito foi aplicado um inquérito usando a plataforma google forms a uma amostra de conveniência de 105 consumidores. Os constructos foram testados por meio de análise fatorial confirmatória (AFC) e retornaram resultados dentro dos parâmetros aceitáveis. A interação entre os constructos foi testada por meio de regressão linear e mostrou que as normas subjetivas, a perceção de controlo do comportamento e a disponibilidade para pagar mais são fatores que impactam na intenção de compra. É ainda mostrado que a incerteza percebida modera o impacto da atitude sobre a intenção de compra. A atitude não teve impacto sobre a intenção de compra e a experiência prévia não exerceu moderação sobre nenhum dos outros constructos. As perguntas que abordavam os conhecimentos gerais sobre materiais sustentáveis que podem ser utilizados para confecionar vestuário e acessórios mostraram que a maioria dos respondentes possui pouco conhecimento sobre o assunto. A limitação deste estudo é o facto de incidir sobre uma amostra por conveniência, o que ocasiona que os resultados aqui obtidos são válidos somente para esta amostra. A Como implicação social, é sugerido incentivar a educação do consumidor sobre sustentabilidade por meio de instituições públicas e privadas. A originalidade deste estudo baseia-se no tema em si, os materiais sustentáveis, que não tem sido discutido de forma ampla face ao comportamento de consumo de vestuário e acessórios.
