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- Acessórios transformáveis e sustentáveis: LudoriosPublication . Vale, Filipa Eliseu do; Romãozinho, Ana Mónica Pereira Reis de MatosAo longo dos últimos anos os telemóveis/tablets, têm vindo a tornar-se a principal companhia das crianças, afastando-as essencialmente dos seus pais, fazendo com que vivam no mundo cada vez mais isolado e correr o risco de viver em função delas próprias. Esta dissertação pretende demonstrar como os jogos e brincadeiras são importantes para o desenvolvimento, crescimento e educação dos mais pequenos, como os prepara para o seu futuro, pois através de muitas brincadeiras desenvolvem as suas capacidades de comunicação e raciocínio. Aprendem assim a conviver com os outros, desenvolvendo importantes competências a nível sociológico. O objetivo da presente investigação consiste em desenvolver uma coleção de acessórios transformáveis e sustentáveis, podendo ver a sua função básica alargada ao papel de brinquedos, o que permite aos pais interagirem com os filhos, estabelecendo uma ligação mais próxima com eles e como solução de minimização dos volumes que os pais habitualmente transportam quando se deslocam com os filhos para passear, almoçar, ir ao parque, entre outras atividades. O processo produtivo dos acessórios é feito da forma sustentável, menos poluente, e com materiais de menor impacto para o ambiente. Para a concretização do projeto, estudou-se como os jogos influenciam a educação, e como são importantes para o seu desenvolvimento enquanto ser humano, sendo fundamental uma primeira análise, em torno da história dos acessórios e também dos brinquedos. Os acessórios serão compostos por peças modulares, agilizando a substituição das suas componentes e é fundamental o recurso a materiais resistentes, impermeabilizados e sustentáveis. De modo a poupar no desgaste do material, as embalagens serão criadas de forma a fazerem parte do acessório. Os futuros utilizadores serão envolvidos numa perspetiva participativa de co-design, sob a forma de uma pequena amostra, testando os acessórios e contribuindo para possíveis reformulações dos protótipos intercalares.
- Proposta de reabilitação do mercado municipal de AmarantePublication . Ribeiro, Tiago Miguel Morais; Nepomuceno, Ana Maria Tavares Ferreira Martins; Nepomuceno, Miguel Costa SantosCom esta dissertação pretende-se elaborar uma proposta de reabilitação do mercado municipal de Amarante. Este mercado é da autoria do arquiteto Januário Godinho de Almeida, projetado em 1965 e situa-se na margem do rio Tâmega. Para a contextualização da proposta que se apresenta é importante a compreensão da obra do arquiteto Januário Godinho, por um lado, e a compreensão da cidade de Amarante, por outro. Sobretudo, é importante a análise do seu centro histórico, assim como os edifícios de destaque que circundam este edifício, de modo a poder estabelecer relações e retirar conclusões que permitam uma mais apurada e eficiente proposta. Este mercado merece especial atenção porque é uma mais-valia para a cidade, salientando-se a sua relação com o seu centro. Porém, apesar de ser um marco arquitetónico de Amarante, tem-se verificado alguns sinais de desgaste e abandono, devido à criação de outros pontos de atração. Os fatores principais que levaram a situação em que o mercado se encontra nos dias de hoje foram principalmente a falta de estacionamento e a falta de um espaço amigável que seja interessante para os Amarantinos, sobretudo para as faixas etárias mais jovens, tirando a rigidez de que este lugar é vítima e dinamizando-o de maneira a dar-lhe a vida e a importância devida de um lugar icónico como este. Deste modo, pretende-se com esta proposta reabilitar este equipamento, de valor histórico-cultural, mas também arquitetónico, de modo a combater o abandono e a ser-lhe restituída a sua identidade como espaço de encontro e convivência social.
- Comportamento do consumidor em relação a materiais sustentáveis utilizados na indústria da modaPublication . Meneghel, Carolina Cizeski; Gouveia, Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraEste trabalho pretende analisar a intenção de compra dos consumidores em relação a produtos de vestuário e acessórios de moda feitos com materiais sustentáveis. Para tanto, um inquérito baseado na Teoria do Comportamento Planeado (TCP), nos constructos da disponibilidade para pagar mais, experiência prévia e incerteza percebida, e ainda com perguntas referentes aos conhecimentos gerais dos respondentes sobre materiais sustentáveis para a produção de vestuário e acessórios de moda, foi realizado. Para o efeito foi aplicado um inquérito usando a plataforma google forms a uma amostra de conveniência de 105 consumidores. Os constructos foram testados por meio de análise fatorial confirmatória (AFC) e retornaram resultados dentro dos parâmetros aceitáveis. A interação entre os constructos foi testada por meio de regressão linear e mostrou que as normas subjetivas, a perceção de controlo do comportamento e a disponibilidade para pagar mais são fatores que impactam na intenção de compra. É ainda mostrado que a incerteza percebida modera o impacto da atitude sobre a intenção de compra. A atitude não teve impacto sobre a intenção de compra e a experiência prévia não exerceu moderação sobre nenhum dos outros constructos. As perguntas que abordavam os conhecimentos gerais sobre materiais sustentáveis que podem ser utilizados para confecionar vestuário e acessórios mostraram que a maioria dos respondentes possui pouco conhecimento sobre o assunto. A limitação deste estudo é o facto de incidir sobre uma amostra por conveniência, o que ocasiona que os resultados aqui obtidos são válidos somente para esta amostra. A Como implicação social, é sugerido incentivar a educação do consumidor sobre sustentabilidade por meio de instituições públicas e privadas. A originalidade deste estudo baseia-se no tema em si, os materiais sustentáveis, que não tem sido discutido de forma ampla face ao comportamento de consumo de vestuário e acessórios.