Browsing by Author "Mesquita, Madalena Duarte"
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- Criação de uma marca para ginastas Sportswear aplicado às modalidades de competiçãoPublication . Mesquita, Madalena Duarte; Pereira, Maria Madalena RochaSegundo o relatório de contas de 2022 da federação portuguesa de Ginástica, o crescimento da atividade desportiva em Portugal nas camadas mais jovens de ginástica acrobática cresceu de 1564 (em 2011) para 4377, e a sua participação em competições internacionais foi reconhecida com medalhas desde o início da sua participação em 1987. No mercado nacional existe um número reduzido de oferta de vestuário para esta atividade, que após uma pré-análise do mercado neste projeto através de um questionário, alertou-nos e validou a necessidade e oportunidade no mercado nacional; O crescimento de praticantes e a necessidade de desenvolver soluções de design de vestuário para as carências e desejos dos desportistas desta modalidade é importante. Assim, este projeto pretende desenvolver uma proposta de criação de uma marca de vestuário destinada a atletas de ginástica, mais especificamente atletas de ginástica acrobática. Embora existam algumas marcas no mercado, a especificidade, requisitos técnicos e crescimento do mercado são fatores que justificam este projeto bem como um inquérito realizado a uma amostra de atletas no âmbito deste projeto. Foi assim procurado desenvolver uma marca e produtos associados à prática desportiva de ginástica acrobática que respondesse às necessidades e desejos dos atletas, baseado nos resultados obtidos do inquérito e na pesquisa de mercado realizada. A ginástica acrobática é uma modalidade complexa, praticada em pares e grupos, esta exige que os seus praticantes possuam diversas componentes físicas, nomeadamente, força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio. Nas competições os ginastas apresentam os seus esquemas, onde mostram as suas capacidades técnicas e artísticas. Um dos elementos-chave deste momento de avaliação é a peça de vestuário maillot, peça obrigatória para a execução dos esquemas. O inadequado design de um maillot pode levar à penalização do atleta, uma vez que esta peça tem regras a cumprir. A marca desenvolvida pretende que os ginastas tenham uma maior oferta de maillots de competição, sem recorrer aos tradicionais meios existentes no mercado, como costureiras sem apoio de designers ou ao limitado número de marcas existentes no mercado nacional. Para além da vertente dos fatos de competição a marca terá uma coleção de treino elaborada para outras fases do treino e atividade desportiva, mas que poderá abranger outros públicos que praticam ginástica. Como metodologia recorreu-se a uma mista. O projeto será dividido em 3 partes, a primeira parte referente a uma revisão bibliográfica com a definição de conceitos de branding, design de moda, e análise do mercado de desenvolvimento de produtos moda/activewear com características técnicas, design thinking e metodologia projetual, a segunda parte, com aplicação de metodologia projetual é focada na criação da marca e no seu processo de construção e para finalizar na terceira parte será desenvolvida uma peça protótipo. Finalmente é orçamentado o produto e é feita a sua validação. Em suma este projeto visa aprofundar a importância do vestuário desportivo na modalidade de ginástica acrobática bem como satisfazer as necessidades do consumidor, centralizandose na opinião do mesmo.
