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- Análise e diagnóstico não invasivo de avarias em rolamentos de motores de indução trifásicosPublication . Barreno Barreno, Juan Angel; Bento, Fernando José Figueiredo; Cardoso, António João MarquesO presente trabalho de dissertação foca-se no diagnóstico de avarias em rolamentos, componentes mecânicos essenciais nas máquinas elétricas rotativas, destacando-se o motor de indução como uma das máquinas elétricas mais utilizadas a nível industrial devido às suas características operacionais, tais como simplicidade, elevado rendimento e facilidade de manutenção. Nos motores de baixa e média potência, a maior taxa de avarias ocorre nos rolamentos, e para o seu diagnóstico, propõe-se a implementação de métodos não invasivos, onde a corrente elétrica do estator se apresenta como uma das opções mais viáveis. Para esta análise, foram aplicadas duas técnicas: a Short-Time Fourier Transform (STFT) e o Extended Park’s Vector Approach (EPVA), ambas fundamentadas no domínio da frequência, sendo que a STFT permite, adicionalmente, uma análise no domínio do tempo. Com o objetivo de otimizar os resultados do diagnóstico, propõe-se uma abordagem híbrida que combina as vantagens das duas técnicas, permitindo uma avaliação precisa do comportamento da frequência ao longo do tempo e a identificação do tipo de avaria que afeta o rolamento. A eficácia destas técnicas, bem como a sua combinação, foi validada através de ensaios num motor de indução trifásico de 2,2 kW, equipado com rolamentos que apresentam avarias típicas, tais como o pitting. Os resultados foram satisfatórios, mostrando que cada método foi capaz de detetar sintomas provocados pelas avarias, como o aumento de energia nos primeiros harmónicos e distorções ao longo do tempo nas frequências caraterísticas do rolamento. Este estudo reforça a importância do diagnóstico não invasivo, que oferece vantagens significativas como simplicidade, baixo custo e utilidade em aplicações de difícil acesso, onde os métodos convencionais de diagnóstico não seriam viáveis.
- O impacto dos venture capitalists na performance financeira das startup ibéricasPublication . Marques, Tiago Anastácio; Sardo, Filipe Manuel AlvesO presente estudo visa analisar o impacto da dimensão dos VCs na performance financeira das startup ibéricas que foram apoiadas por venture capitalists. O estudo recorreu ao estimador dinâmico GMM system para analisar os dados de uma amostra de 180 startup ibéricas apoiadas por VCs de grande dimensão (27 startup) e VCs de pequena dimensão (153 startup), durante o período entre 2015 e 2022. Os resultados sugerem que os VCs de menor dimensão têm um impacto superior aos VCs de maior dimensão na performance financeira das startup ibéricas apoioadas por VCs, bem como na sua persistência ao longo do tempo. Verificou-se que, à medida que as startup aumentam a sua dimensão, conseguem obter melhor performance financeira. Por fim, os resultados evidenciam que, na presença de oportunidades de crescimento, as startup focam-se no aproveitamento dessas oportunidades, mesmo que prejudique a performance financeira.
- Criação de uma marca para ginastas Sportswear aplicado às modalidades de competiçãoPublication . Mesquita, Madalena Duarte; Pereira, Maria Madalena RochaSegundo o relatório de contas de 2022 da federação portuguesa de Ginástica, o crescimento da atividade desportiva em Portugal nas camadas mais jovens de ginástica acrobática cresceu de 1564 (em 2011) para 4377, e a sua participação em competições internacionais foi reconhecida com medalhas desde o início da sua participação em 1987. No mercado nacional existe um número reduzido de oferta de vestuário para esta atividade, que após uma pré-análise do mercado neste projeto através de um questionário, alertou-nos e validou a necessidade e oportunidade no mercado nacional; O crescimento de praticantes e a necessidade de desenvolver soluções de design de vestuário para as carências e desejos dos desportistas desta modalidade é importante. Assim, este projeto pretende desenvolver uma proposta de criação de uma marca de vestuário destinada a atletas de ginástica, mais especificamente atletas de ginástica acrobática. Embora existam algumas marcas no mercado, a especificidade, requisitos técnicos e crescimento do mercado são fatores que justificam este projeto bem como um inquérito realizado a uma amostra de atletas no âmbito deste projeto. Foi assim procurado desenvolver uma marca e produtos associados à prática desportiva de ginástica acrobática que respondesse às necessidades e desejos dos atletas, baseado nos resultados obtidos do inquérito e na pesquisa de mercado realizada. A ginástica acrobática é uma modalidade complexa, praticada em pares e grupos, esta exige que os seus praticantes possuam diversas componentes físicas, nomeadamente, força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio. Nas competições os ginastas apresentam os seus esquemas, onde mostram as suas capacidades técnicas e artísticas. Um dos elementos-chave deste momento de avaliação é a peça de vestuário maillot, peça obrigatória para a execução dos esquemas. O inadequado design de um maillot pode levar à penalização do atleta, uma vez que esta peça tem regras a cumprir. A marca desenvolvida pretende que os ginastas tenham uma maior oferta de maillots de competição, sem recorrer aos tradicionais meios existentes no mercado, como costureiras sem apoio de designers ou ao limitado número de marcas existentes no mercado nacional. Para além da vertente dos fatos de competição a marca terá uma coleção de treino elaborada para outras fases do treino e atividade desportiva, mas que poderá abranger outros públicos que praticam ginástica. Como metodologia recorreu-se a uma mista. O projeto será dividido em 3 partes, a primeira parte referente a uma revisão bibliográfica com a definição de conceitos de branding, design de moda, e análise do mercado de desenvolvimento de produtos moda/activewear com características técnicas, design thinking e metodologia projetual, a segunda parte, com aplicação de metodologia projetual é focada na criação da marca e no seu processo de construção e para finalizar na terceira parte será desenvolvida uma peça protótipo. Finalmente é orçamentado o produto e é feita a sua validação. Em suma este projeto visa aprofundar a importância do vestuário desportivo na modalidade de ginástica acrobática bem como satisfazer as necessidades do consumidor, centralizandose na opinião do mesmo.
- Decisões de financiamento nas empresas familiares: existe uma pecking order? Estudo de caso: Empresa “Delta Cafés”Publication . Ferrão, Gonçalo Filipe Nevado Guerra Salgueiro; Sardo, Filipe Manuel Alves; Teixeira, Zélia Maria da Silva SerrasqueiroEste estudo debruça-se sobre a teoria da pecking order (POT) e as decisões de financiamento das empresas familiares. No âmbito das decisões de financiamento e por forma a aprofundar a compreensão sobre a aplicabilidade da POT em contexto de empresas familiares, recorreu-se a um estudocaso realizado sobre a empresa “Delta Cafés”. Em concordância com a POT, os resultados sugerem que as decisões de financiamento da empresa se baseiam no autofinanciamento, para o que contribui a capacidade de a empresa gerar riqueza. A abertura de capital a investidores externos é renegada pela “Delta Cafés”, o que resulta do objetivo do fundador da empresa em manter o capital na família.
- Comércio e comunicação online de Marcas de Moda de Luxo: novos modelos na era da sustentabilidadePublication . Santos, Beatriz Henriques; Pereira, Maria Madalena RochaAtualmente, o online quer através das redes sociais quer dos websites e plataformas, tem aumentado na cota de mercado das marcas de moda em Portugal (37% dos 6,15 mil milhões de euros), e estima-se que em 2025 atinja 9,7 mil milhões de euros, o que indica o aumento proporcional de marcas de moda (Portugal Têxtil, maio 25, 2023). As redes sociais investem cada vez mais na comunicação de forma a criar o desejo e a venda dos produtos, e são o principal veículo de comunicação de novidades, notícias e coleções de uma determinada marca, provocando um grande desejo de consumir/obter determinado produto. A moda estará sempre presente no quotidiano da população, uma vez que faz parte, e é, um dos fatores que reflete e contribui para a evolução cultural, política e social da sociedade. Atualmente, a indústria têxtil e da moda de luxo recorrerem cada vez mais a formas inovadoras para combater os problemas do ecossistema da moda: nomeadamente a produção excessiva, consumo exagerado da utilização desmedida dos recursos e o excesso de desperdícios, criando políticas de sustentabilidade internas e externas que contribuam para reduzir todas estas questões. E, consequentemente a redução das alterações climáticas e uma melhor gestão dos recursos existentes no planeta na atualidade de forma a não comprometer os recursos das gestões futuras. As marcas de luxo na moda têm tido um crescimento significativo nos últimos anos, em 2022 o mercado de luxo cresceu 22%, com vendas na ordem dos 353 mil milhões de euros, segundo o estudo da Bain & Company Luxury Study (Expresso, 17 Nov 2022). Mas o preço e a exclusividade deste segmento não tornam os produtos disponíveis a todos. Atualmente o crescimento de novas formas de modelos de negócio surgem no mercado, mais sustentáveis, como a venda em segunda mão online, caso da Vinted, que permite prolongar a vida do produto. Este mercado deverá atingir 350 mil milhões de dólares (cerca de 325 mil milhões de euros) até 2028 e representará 10% do mercado da moda a nível mundial até 2025. Estas soluções permitem atingir novos públicos no mercado do luxo, mais acessível ao nível de preços e disponibilidade de produtos de luxo para desenvolvimento de novas formas de comunicação e produção de moda. De acordo com Carvalho (2022), “os compradores Millennials e Gen Z são o motor de crescimento da indústria. Juntas, estas duas gerações de compradores/ consumidores representarão 70 % de todas as vendas de luxo até 2025.” Assim, este projeto permite responder à seguinte questão: Qual a estratégia, modelo de negócio e comunicação para um projeto associado a marcas de moda de luxo feminino num mercado que contribua para a sustentabilidade no ecossistema da moda, dirigido a um público da geração Z que opera maioritariamente nas redes sociais? O presente projeto assenta numa proposta de criação de uma marca/ plataforma, para venda online, revenda e aluguer de artigos de marcas de moda de todo o tipo de luxo, e designers emergentes com características de exclusividade e qualidade. Não será apenas mais uma marca que exerce a revenda ou aluguer de artigos de luxo, através de uma plataforma digital ou aplicação, onde vários utilizadores submetem os seus próprios artigos de luxo para aluguer ou venda, com o intuito de contribuir para uma melhor gestão dos recursos existentes. Pretende-se sim construir uma marca e espaço que promove a inspiração artística da indústria, e que simultaneamente contribua para a redução do consumo excessivo, de forma a fomentar a sustentabilidade e a circularidade. Este projeto é abrangente para todas as faixas etárias e pretende ser um negócio diferenciado dentro da própria indústria, assumindo a essência que cada marca transparece, e assume um paralelismo de identidade com o de uma revista de moda. Com a criação da marca e respetivo registo, conclui-se a existência de uma identidade visual apelativa e desejada, que permite criar valor aos produtos e o desejo aos consumidores de produtos de luxo de qualidade e exclusividade, independente de oferecer peças usadas, mas que no luxo, são as que apresentam, na sua maioria maior durabilidade, boa aparência e qualidade. A maioria das peças de moda de luxo são produzidos em alta qualidade, além do que o projeto englobará uma série de serviços integrados de conservação, reparação, limpeza e restauração que apelam à sustentabilidade e a um consumo consciente por parte dos consumidores, além de acrescentar valor para a marca.
- Desenvolver e comunicar um projeto de coleção de moda num conceito de Slow Fashion: o caso Carlos GilPublication . Capinha, Cristiana Margarida Nunes; Pereira, Maria Madalena RochaEste relatório de estágio é apresentado à Universidade da Beira Interior e a Universidade Europeia-IADE, Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, para cumprir os requisitos de obtenção do Grau de Mestre em Branding e Design de Moda. O presente relatório tem como objetivo principal a validação das competências adquiridas na formação académica em contexto real no decorrer da experiência profissional obtida pela aluna Cristiana Margarida Nunes Capinha, durante o seu estágio curricular no atelier do designer estilista Carlos Gil, sediado no Fundão, Castelo Branco, realizado entre os meses de julho de 2023 e dezembro de 2023. O referido estágio curricular teve como objetivo colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o percurso académico enquadrado num conceito teórico associado: Slow Fashion, e a sua relação com os projetos acompanhados ao longo do estágio, bem como todo o funcionamento e organização de um atelier de moda de autor. O relatório pretende fazer uma resenha àquilo que foi o percurso no atelier, nas mais diversas vertentes associadas à Marca Carlos Gil e ao trabalho como designer de autor. Ao longo deste tempo, experienciou-se diferentes projetos, técnicas e métodos de trabalho no que respeita à comunicação da marca Carlos Gil e aos projetos desenvolvidos e produzidos no atelier com produção local enquadrados no conceito slow-fashion. Conclui-se a importância de um estágio em contexto real para validação das competências adquiridas ao longo da formação académica, mas também como objetivo de adquirir novos conhecimentos e competências relacionadas com o mercado, mais especificamente num mercado de marcas gama premium/luxo e de designer de autor. Do ponto de vista de competências pessoais pode-se ainda concluir a necessidade de uma aprendizagem complementar de planeamento de projetos em equipa no decorrer do estágio.
