Browsing by Author "Miguel, Charlaine Almeida"
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- A Leitura: desenvolvimento das estruturas do leitor em Espanhol Língua EstrangeiraPublication . Miguel, Charlaine Almeida; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaAtualmente a leitura é considerada uma capacidade e uma competência essenciais para o desenvolvimento pleno dos cidadãos. Sendo dado à Escola um grande protagonismo na formação de leitores, cabe aos professores elaborar atividades pedagógicas e extracurriculares que promovam a compreensão e o gosto pela leitura. A sala de aula de línguas estrangeiras configura-se como espaço privilegiado para desenvolver as estruturas afetivas, cognitivas, linguísticas e sociais dos jovens na medida em que o contacto com uma nova língua e cultura pode ser promovido prazenteiramente através da literatura e de outros textos. Além do mais, a necessidade de desenvolver a compreensão escrita dos alunos de língua estrangeira, torna a aprendizagem das línguas uma forma de desenvolver competências humanas como a sociocultural e a intercultural. A fim de contribuirmos para a formação integral dos jovens, dinamizámos durante o nosso estágio sequências didáticas variadas, sobre diferentes temas, sempre com textos como veículos condutores, com o intuito de ativar o conhecimento prévio e as estruturas do leitor. O enriquecimento das dinâmicas com atividades de pré-leitura e de pós-leitura motivadoras permitiu compreender que a sala de aula de Espanhol Língua Estrangeira é um espaço ótimo para o desenvolvimento das estruturas leitoras que os alunos necessitam para se tornarem cidadãos participativos. Também as atividades extracurriculares desenvolvidas permitem concluir que, com poucos recursos e muita imaginação, é possível envolver os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico em atividades de enriquecimento lexical e de alargamento dos horizontes culturais, promovendo tanto as suas competências académicas como o seu desenvolvimento como cidadãos do mundo. As reflexões relacionadas com a experiência pedagógica de estágio e a análise dos resultados obtidos com um inquérito final que pretendia aferir as perceções dos alunos em relação às dinâmicas de leitura desenvolvidas permitem tirar algumas conclusões. Em primeiro lugar, acreditamos que só com um trabalho sistemático de dinamização da leitura na Escola, em casa, em associações culturais e bibliotecas, permitirá aumentar os níveis de leitura em Portugal. Em segundo lugar, a promoção da leitura compreensiva em sala de aula implica a dinamização de atividades de pré-leitura com o intuito de ativar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao tema e de aumentar o conhecimento lexical, permitindo a compreensão do vocabulário presente nos textos. Em terceiro lugar, a seleção de textos variados, literários e não-literários, autênticos e construídos propositadamente para o ensino da língua estrangeira, dá lugar a um dinamismo facilitador da manutenção, em alta, dos níveis de motivação, promovendo o recurso às estruturas afetivas do leitor-aluno.
