Browsing by Author "Monteiro, Olga dos Santos Moura"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A liderança e o clima de escola na promoção de práticas pedagógicas supervisivasPublication . Monteiro, Olga dos Santos Moura; Monteiro, Samuel José FonsecaNos últimos anos, a preocupação com a qualidade do ensino e a eficácia da escola no desempenho da sua missão educativa tem estado no centro dos discursos sobre educação, pelo que se torna cada vez mais relevante refletir sobre as condicionantes que podem afetar o funcionamento e desempenho das escolas, procurando encontrar caminhos que permitam a sua melhoria. Partilhando do interesse por esta questão, o presente trabalho centrou-se em três aspetos da vida organizacional das escolas: a liderança, o clima e a supervisão, por quanto se considera que estes, potencialmente, têm impacto na vida das escolas e na qualidade do trabalho nelas realizado. Deste modo, considerando, por um lado, que “a capacidade de melhoraria de um estabelecimento escolar depende, de maneira relevante, de equipas diretivas com uma liderança que contribua ativamente para dinamizar, apoiar e animar o seu desenvolvimento, de maneira a que possa construir a sua capacidade interna de melhoria” (Bolívar-Botía, 2010, p.81), e por outro que, em contexto nacional, o atual enquadramento legal (DL 75/2008) prevê um reforço das responsabilidades e atribuições dos líderes, um dos objetivos estruturante do trabalho que aqui se apresenta é conhecer a percepção dos docentes sobre o desempenho das suas lideranças, identificando pontos fracos e fortes, nomeadamente na sua atuação enquanto supervisores em contexto escolar. De facto, numa escola que se pretende eficaz, o exercício da liderança tem de ir muito além das práticas de gestão, sendo necessário que os líderes centrem a sua atenção num conjunto de atividades relacionadas com os processos de ensino e aprendizagem, como é o caso da supervisão (Bolívar-Botía, 2010). O outro vetor desta investigação prende-se com a perceção dos professores sobre o clima da escola, de modo a caraterizá-lo e avaliar, em que medida, este pode ser promotor de práticas supervisivas, as quais apenas serão viáveis e eficazes num clima de reconhecimento do trabalho realizado, e que seja favorável à inovação, ao desenvolvimento do trabalho cooperativo, no qual a discussão e análise das questões pedagógicas se faça de forma aberta (Herdeiro & Silva, 2008; Boudrias et al. 2010; Sousa et al., 2011). Com vista a concretizar os objectivos empíricos desta dissertação foi realizado um estudo de natureza quantitativa e descritiva, com recurso a dois questionários, para recolha da informação junto dos docentes. Esta investigação contou com uma amostra de 50 participantes e incidiu em três escolas/agrupamentos escolares, um localizado na Beira Baixa e os outros no Alto Alentejo. A análise dos dados recolhidos apontou para a existência de uma perceção global positiva tanto da liderança como do clima de escola, o que indicia que os professores têm uma imagem positiva da organização a que pertencem. No entanto, no que se refere à promoção de condições favoráveis à prática da supervisão, verificou-se haver pontos a melhorar, pois, as questões que se prendem com a assunção por parte dos diretores do seu papel como supervisores, o reconhecimento do trabalho dos professores, a ampla discussão de questões pedagógicas e de abertura à inovação foram as áreas que apresentaram resultados inferiores.