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- New drug-eluting lenses to be applied as bandages after keratoprosthesis implantationPublication . Carreira, Ana; Ferreira, Paula; Ribeiro, MP.; Correia, Tiago R.; Coutinho, Paula Isabel Teixeira Gonçalves; Correia, Ilídio Joaquim Sobreira; Gil, MariaCorneal tissue is the most commonly transplanted tissue worldwide. This work aimed to develop a new drug-eluting contact lens that may be used as a bandage after keratoprosthesis. During this work, films were produced using poly(vinyl alcohol) (PVA) and chitosan (CS) crosslinked with glyoxal (GL). Vancomycin chlorhydrate (VA) was impregnated in these systems by soaking. Attenuated total reflectance – Fourier transform infrared spectroscopy was used to confirm crosslinking. The cytotoxic and drug release profile, hydrophilicity, thermal and biodegradation as well as swelling capacity of the samples were assessed through in vitro studies. PVA and PVA/CS films were obtained by crosslinking with GL. The films were transparent, flexible with smooth surfaces, hydrophilic and able to load and release vancomycin for more than 8 h. Biodegradation in artificial lachrymal fluid (ALF) with lysozyme at 37 °C showed that mass loss was higher for the samples containing CS. Also, the samples prepared with CS showed the formation of pores which were visualized by SEM. All samples revealed a biocompatible character after 24 h in contact with cornea endothelial cells. As a general conclusion it was possible to determine that the 70PVA/30CS film showed to combine the necessary features to prepare vancomycin-eluting contact lenses to prevent inflammation after corneal substitution.
- A liderança e o clima de escola na promoção de práticas pedagógicas supervisivasPublication . Monteiro, Olga dos Santos Moura; Monteiro, Samuel José FonsecaNos últimos anos, a preocupação com a qualidade do ensino e a eficácia da escola no desempenho da sua missão educativa tem estado no centro dos discursos sobre educação, pelo que se torna cada vez mais relevante refletir sobre as condicionantes que podem afetar o funcionamento e desempenho das escolas, procurando encontrar caminhos que permitam a sua melhoria. Partilhando do interesse por esta questão, o presente trabalho centrou-se em três aspetos da vida organizacional das escolas: a liderança, o clima e a supervisão, por quanto se considera que estes, potencialmente, têm impacto na vida das escolas e na qualidade do trabalho nelas realizado. Deste modo, considerando, por um lado, que “a capacidade de melhoraria de um estabelecimento escolar depende, de maneira relevante, de equipas diretivas com uma liderança que contribua ativamente para dinamizar, apoiar e animar o seu desenvolvimento, de maneira a que possa construir a sua capacidade interna de melhoria” (Bolívar-Botía, 2010, p.81), e por outro que, em contexto nacional, o atual enquadramento legal (DL 75/2008) prevê um reforço das responsabilidades e atribuições dos líderes, um dos objetivos estruturante do trabalho que aqui se apresenta é conhecer a percepção dos docentes sobre o desempenho das suas lideranças, identificando pontos fracos e fortes, nomeadamente na sua atuação enquanto supervisores em contexto escolar. De facto, numa escola que se pretende eficaz, o exercício da liderança tem de ir muito além das práticas de gestão, sendo necessário que os líderes centrem a sua atenção num conjunto de atividades relacionadas com os processos de ensino e aprendizagem, como é o caso da supervisão (Bolívar-Botía, 2010). O outro vetor desta investigação prende-se com a perceção dos professores sobre o clima da escola, de modo a caraterizá-lo e avaliar, em que medida, este pode ser promotor de práticas supervisivas, as quais apenas serão viáveis e eficazes num clima de reconhecimento do trabalho realizado, e que seja favorável à inovação, ao desenvolvimento do trabalho cooperativo, no qual a discussão e análise das questões pedagógicas se faça de forma aberta (Herdeiro & Silva, 2008; Boudrias et al. 2010; Sousa et al., 2011). Com vista a concretizar os objectivos empíricos desta dissertação foi realizado um estudo de natureza quantitativa e descritiva, com recurso a dois questionários, para recolha da informação junto dos docentes. Esta investigação contou com uma amostra de 50 participantes e incidiu em três escolas/agrupamentos escolares, um localizado na Beira Baixa e os outros no Alto Alentejo. A análise dos dados recolhidos apontou para a existência de uma perceção global positiva tanto da liderança como do clima de escola, o que indicia que os professores têm uma imagem positiva da organização a que pertencem. No entanto, no que se refere à promoção de condições favoráveis à prática da supervisão, verificou-se haver pontos a melhorar, pois, as questões que se prendem com a assunção por parte dos diretores do seu papel como supervisores, o reconhecimento do trabalho dos professores, a ampla discussão de questões pedagógicas e de abertura à inovação foram as áreas que apresentaram resultados inferiores.