Browsing by Author "Moreira, Nuno Filipe da Silva"
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- Projecto do sistema de aterragem do dirigível NFAPPublication . Moreira, Nuno Filipe da Silva; Silva, José Miguel Almeida da; Gamboa, Pedro VieiraOs dirigíveis são aeronaves mais leves que o ar (LTA - Lighter-Than-Air) dotados de sistemas de direcção e propulsão e que são caracterizados pelo seu baixo peso específico e particularidades de operação únicas. O seu conceito remonta a 1852, com o desenvolvimento e construção do primeiro dirigível não rígido por Henri Giffard. Após várias décadas caídas no esquecimento, estas aeronaves têm, nos últimos anos, sido alvo de um grande desenvolvimento, devido a evoluções tecnológicas em diversos campos da engenharia. Com a utilização de compósitos e outros materiais avançados, o uso de software CAD (Computer Aided Design) e CAE (Computer Aided Engineering), avanços nos sistemas propulsivos e sistemas de controlo de voo, tem sido possível explorar de melhor forma as características deste tipo de aeronaves, tais como o baixo consumo de energia para o tempo que pode permanecer no ar, a possibilidade de transportar cargas pesadas por grandes distâncias tendo, assim, melhorado a segurança, sustentabilidade, versatilidade e baixo custo dos dirigíveis. O NFAP (Nature Friendly Airship Program) é um programa inovador e pioneiro de desenvolvimento e produção de um dirigível rígido, levado a cabo pela empresa Nortávia, Transportes Aéreos S.A. (Portugal), que reúne um conjunto de tecnologias de ponta e os mais avançados conceitos de engenharia que proporciona uma solução inovadora para o transporte aéreo de pessoas e mercadorias de uma forma sustentável e amiga do ambiente. Devido à sua versatilidade, o dirigível do NFAP tem a possibilidade de descolar e aterrar verticalmente (VTOL - Vertical Take-off and Landing) e pode também efectuar pequenas corridas de descolagem e aterragem (STOL) no caso de transporte de cargas pesadas, o que leva que seja necessário a concepção de um trem de aterragem que seja capaz de satisfazer tais requisitos. Libertando-se do conceito de grandes infra-estruturas de apoio em terra característico dos dirigíveis clássicos, este dirigível requer, ainda assim, um sistema de ancoragem que o permita operar com segurança no solo após a aterragem, sendo para isso essencial um trem de amarração que o mantenha ancorado. Este trabalho consiste, portanto, no projecto conceptual de um trem de aterragem e de um trem de amarração que consiga satisfazer os requisitos propostos.