Browsing by Author "Morgado, Liliane de Sousa"
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- Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Secundária Quinta das PalmeirasPublication . Morgado, Liliane de Sousa; Martins, Júlio Manuel Cardoso; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daCapitulo 1 A finalidade deste relatório de estágio é relacionar teoria com a prática profissional dentro de um processo sistematizado de ensino-aprendizagem, aplicando os conhecimentos desenvolvidos e adquiridos durante a formação em Educação Física, mais propriamente no 1º ano do 2º ciclo de ensino, (apesar da licenciatura ter sido determinante como componente teórica). Trata-se de um relatório onde é apresentado todo o desenvolvimento do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Quinta da Palmeiras, no ano letivo 2014-2015 onde a amostra envolvente no estágio pedagógico foram três turmas (9º, 10º e 11º ano), com idades entre os 13 e os 17 anos. O estágio pedagógico teve a duração de 10 meses com a frequência semanal de 5 dias. Para a constructo deste relatório foi redigida uma metodologia que integrou: Caraterização da Escola, Lecionação (e os seus diferentes aspetos), recursos humanos, recursos materiais, direção de turma, atividades não letivas (como por exemplo atividades do Grupo disciplinar e atividades do grupo de estágio). A vivência deste Estágio Pedagógico permitiu-me adquirir várias competências práticas que complementaram os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo destes anos de aprendizagem. Em suma por entre as dificuldades encontradas, geraram-se oportunidades para evoluir e de aprender algo novo, assumindo esses mesmos obstáculos como testes para reforçar as minhas potencialidades e superar limitações. Capítulo 2 Este trabalho tem como principal objetivo analisar a influência de um programa combinado de atividade física (aquático e terreste) na melhoria dos hábitos de vida e do desenvolvimento psicomotor de um adolescente com multideficiência. Trata-se de um estudo de caso sobre um adolescente de 15 anos com multideficiência, com um défice cognitivo grave, deficiência motora, deficiência visual e epilepsia. O programa combinado teve a duração de três meses, com a frequência semanal de dois dias. Os instrumentos utilizados foram a classificação da função motora global com base no sistema de classificação da função motora global (SCFMG), uma avaliação psicomotora, criada com base na bateria de testes psicomotores (BPM) descrita por Vítor da Fonseca e um protocolo de recolha de dados tal como: Medida de Hábitos de Vida (MHAVI), baseado no modelo Disability Creation Process (DCP). Os resultados obtidos demonstram melhorias consideráveis nos aspetos psicomotores avaliados (coordenação, lateralidade, esquema corporal, respiração, e noção do corpo). A análise das figuras obtidas através dos três momentos em que se aplicou o protocolo Medida de Hábitos de Vida (MHAVI), demonstraram de que houve melhorias nos níveis de realização e tipos de ajuda, não acontecendo o mesmo nos níveis de satisfação do adolescente. Em suma, um programa combinado de atividade física aquático e terreste parece proporcionar um estímulo psicomotor positivo em adolescentes com multideficiência.