Browsing by Author "Narciso, Filipa Bernardo Filipe"
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- Literacia de e para a Saúde em estudantes do 12º anoPublication . Narciso, Filipa Bernardo Filipe; Neto, Isabel Maria FernandesIntrodução: A Literacia em Saúde engloba o conhecimento do indivíduo, a sua motivação e capacidade em aceder, compreender e aplicar informação de e para a Saúde, de forma a tomar decisões informadas que mantenham ou melhorem a sua qualidade de vida. A nível internacional, estratégias para melhorar a literacia em saúde são cada vez mais reconhecidas como determinantes cruciais de saúde. Em Portugal, foi investigado o grau de literacia em adultos, porém os estudos em adolescentes são escassos. Objetivo: O presente visa averiguar a prevalência de Literacia de e para a Saúde ao nível do 12º ano de escolaridade. Relacionar a literacia demonstrada com a participação pela amostra em Formações em Saúde. Propor um plano de promoção da Literacia em Saúde tendo como população alvo os estudantes do 12º ano. Metodologia: Aplicou-se um Questionário aos alunos das Escolas Secundárias Frei Heitor Pinto, Quinta das Palmeiras e Campos Melo da Covilhã, no ano letivo 2020-2021. Primeiramente realizou-se uma análise sociodemográfica entre 273 alunos. Para este estudo foram consideradas as variáveis independentes: Idade, Género, Curso, Formação em Saúde. Numa segunda fase, foram recolhidas as classificações de Literacia de e para a Saúde de cada estudante tanto no Newest Vital Sign como no Short Assessment of Health Literacy in Portuguese Adults. Resultados: De uma forma geral, a prevalência de literacia nos estudantes foi de 55,7% medida com o Newest Vital Sign validado para português europeu e de 60,8% com o Short Assessment of Health Literacy in Portuguese Adults. O género revelou fraca associação ao grau de Literacia em Saúde. Os estudantes que frequentam o Curso de Ciências e Tecnologias mostraram maior prevalência de literacia, em ambos os instrumentos, comparativamente aos Restantes Cursos. A variável Formação em Saúde não se relacionou com maior grau de Literacia em Saúde. As variáveis relativas aos instrumentos estão associadas com um alto coeficiente de correlação (0,35) e estatisticamente significativo (p=0.00). Ambos os instrumentos apresentam um poder de discriminação fraco. Conclusão: A prevalência de Literacia em Saúde entre os estudantes do 12º ano da Covilhã mostrou-se maior do que a população em geral, ainda que com nível de Iliteracia elevados. Revela-se crucial a promoção da educação em saúde e, nesse sentido, apresenta-se um plano de promoção da Literacia em Saúde. Mais estudos que explorem outros fatores comparativos entre estes grupos podem ser realizados para definir a vantagem da Literacia de e para a Saúde, principalmente em adolescentes.
