Browsing by Author "Nascimento, Leroy Arias Boa Morte do"
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- Externalidades associadas ao transporte aéreoPublication . Nascimento, Leroy Arias Boa Morte do; Silva, Jorge Miguel dos ReisO transporte aéreo é um sector de atividade com externalidades positivas e negativas, sendo a positiva, todas as receitas diretas e indiretas associadas ao transporte aéreo, e por outro lado a negativa, são os gases de efeito de estufa e de ruído, com custos de impactos na saúde publica, agricultura, biodiversidade entres outros recursos naturais, constituindo uma grande preocupação para as entidades internacionais que regulam este sector de atividade tendo em conta a influência deste efeito no nosso quotidiano. A ICAO vem implementando regulamentos na contenção dessas externalidades, como inovação tecnológica, na melhoria de consumo de combustível e eficiência energética, juntamente com as empresas fabricantes. Este trabalho realça os resultados de aproximação de externalidades (Ruídos e GEE) associadas ao transporte aéreo em São Tomé e Príncipe no ciclo LTO padronizada pela ICAO na política de mitigação de poluentes dos motores das aeronaves, que têm como consequência a proliferação do Gás de efeito de Estufa que tem degradado o meio ambiente e a saúde publica. Este trabalho teve como base os dados estatísticos dos anos 2016 e 2017 do INAC, onde foram analisados os movimentos, rotas, tráfego e as frotas das aeronaves das operadoras que operam no aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe de voo regular, por meio de análises dos motores das aeronaves através do certificado tipo de cada uma das aeronaves e pela base de dados de emissões de escapes da ICAO e da EASA de acordo com o processo operacional de redução de ruídos. No que diz respeito às taxas de ruídos, os valores diferem entre os aeroportos mundiais, muitas vezes dependem da localização e do fluxo do tráfego aéreo, e a política de cobrança das taxas de ruído nos aeroportos mundiais tem como objetivo que as companhias aéreas reajustem o tipo de rota e aeronaves a operarem e por outro lado a influência do mesmo no custo social e no bem estar dos residentes nos arredores dessas infraestruturas. Os resultados confirmam as externalidades associadas ao transporte aéreo em São Tomé e Príncipe consoante as avaliações das operadoras em STP com estimativa de crescer na projeção futura com o aumento triplicado das frequências de voo atual, ou com o surgimento de novas rotas, com possível liberalização deste sector no mercado africano. A questão ambiental é uma questão de sustentabilidade para STP, atendendo que o País tem como fonte económica a agricultura, a pesca e o turismo.
