Browsing by Author "Neves, Beatriz Hau"
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- A Comunicação Clínica na formação pré-graduada em Medicina – uma síntese sobre as perspetivas da comunidade académicaPublication . Neves, Beatriz Hau; Vitória, Paulo dos Santos DuarteIntrodução: A comunicação é um dos atos mais privilegiados e nobres distintivo do ser humano. Desde a comunicação verbal à projeção de voz, a aspetos posturais ou o contacto visual, a comunicação é uma das pedras basilares da relação interpessoal e do quotidiano de cada um. Deste modo, a comunicação em meio clínico é uma ferramenta fulcral nas diferentes etapas do processo clínico: estabelecimento de relação médicodoente, prevenção e promoção de literacia em saúde, realização de história clínica, avaliação das queixas e diagnóstico e até a adesão e eficácia terapêutica. Objetivo: Com este estudo pretende-se descrever a perspetiva da comunidade académica médica portuguesa (discentes e docentes) sobre a importância do ensino da Comunicação Clínica na formação pré-graduada médica e comparar essas perspetivas com os Planos de Estudo em vigor nas Escolas Médicas portuguesas. Metodologia: Estudo qualitativo realizado com base na análise dos Planos de Estudo das 8 Escolas Médicas portuguesas, em vigor no ano letivo de 2022/2023, e às entrevistas semiestruturadas realizadas aos representantes da comunidade académica, no período de setembro a novembro de 2023, num total de 18 entrevistas. Resultados: Os resultados confirmam que a comunidade académica reconhece a importância da Comunicação Clínica na formação pré-graduada em Medicina. Nos últimos 10 anos, verificou-se uma evolução dos Planos de Estudo no que concerne à Comunicação Clínica, embora muito lenta. Observa-se alguma heterogeneidade nos Planos de Estudo das várias Escolas Médicas e algumas matérias consideradas relevantes não são ainda abordadas (por exemplo, os aspetos emocionais da comunicação). O ensino-aprendizagem destas matérias situa-se principalmente nos anos clínicos e as aulas práticas e teórico-práticas são os métodos pedagógicos mais comuns. No que diz respeito aos métodos de avaliação, as simulações e os role play, mas também as avaliações teóricas foram os mais referidos. Conclusão: Conclui-se que a comunidade académica reconhece a importância da Comunicação Clínica na formação pré-graduada em Medicina e na prática clínica. Os Planos de Estudo das Escolas Médicas portuguesas integram este tipo de matérias, mas os conteúdos abordados e os métodos de ensino e avaliação necessitam de ser revistos e atualizados.