Browsing by Author "Oliveira, Francisca Dias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de Ensino Comando e Estilo de InclusãoPublication . Oliveira, Francisca Dias; Aguiar, Marco Veríssimo DiasCapítulo 1 Este capítulo é uma síntese do que aconteceu em todo o Estágio no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. Todo este percurso foi orientado e supervisionado pelo professor António Belo. O estágio pedagógico teve como objetivo aplicar todos o conhecimento adquirido no 1º Ciclo de Estudos (Licenciatura) e no 2º Ciclo de Estudos (Mestrado) sendo aplicado todo o conhecimento adquirido teórico e prático adquiridas nas respetivas formações aplicando-os em situação escolar. No início do relatório é efetuada uma contextualização e objetivos do Agrupamento, seguidamente serão descritos os métodos utilizados, as atividades que foram desenvolvidas, tarefas e atividades realizadas ao longo do ano letivo. Ao longo do estágio pedagógico existiu colaboração de dois colegas estagiários e da direção de turma do 11ºCT2, que ambas as partes cooperaram de modo a alcançar o sucesso. A modalidade de futsal ficou ao nosso encargo, do núcleo de estágio no âmbito do desporto escolar em que em baixo descreverei mais pormenorizadamente as tarefas que foram realizadas, os jogos e treinos. Na parte final deste capítulo terá uma reflexão do estágio de forma generalizada em que abordarei os aspetos positivos e negativos e o poderia ter melhorado durante o meu percurso no estágio curricular. Capítulo 2 O tema do estudo do trabalho de Investigação é “Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Educação Física: Estilo de ensino de comando e inclusão”. Objetivo do estudo foi perceber de que forma os diferentes estilos de ensino podiam melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Educação Física. Deste modo adotamos 2 estilos de ensino diferentes o estilo de ensino de comando e o de inclusão, de maneira a comparar as primeiras avaliações das modalidades de basquetebol e voleibol com as últimas avaliações realizadas para perceber que tipo de metodologia poderá ser mais “eficaz” Nesta investigação participaram 24 alunos, 11ºCT2 do Agrupamento de Escolas do Fundão. A turma foi divida em três grupos: o grupo de controlo (G1) o grupo inclusão (G2) e o grupo comando (G3). Para a comparação dos dados seria comparado a nota inicial dos alunos nas modalidades em estudo e a nota final.