Browsing by Author "Oliveira, Tayana dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Plataformas digitais de Autopublicação e o empreendedorismo digitalPublication . Oliveira, Tayana dos Santos; Ferreira, João José de MatosAssim como a grande maioria das transformações que ocorreram na sociedade nas últimas décadas, a globalização e as inovações tecnológicas também impulsionaram a digitalização do livro e a expansão do empreendedorismo digital. Esse processo de inovação tecnológica afetou o mercado do livro com um impacto direto no comportamento dos escritores que se autopublicam uma vez que permitiu a emergência das plataformas de autopublicação digital. Ao longo dos últimos dez anos, o mercado editorial brasileiro vem enfrentando uma crise sem precedentes enquanto, no mesmo cenário econômico, a autopublicação digital vem crescendo e ganhando força. No entanto, a autopublicação ainda é marginalizada e escritores autopublicados são, por vezes, julgados como “menos profissionais” que os escritores publicados por uma editoria, o que torna saliente os estudos sobre como o empreendedorismo digital, através das plataformas de autopublicação, viabiliza a profissionalização dos mesmos. Os objetivos do presente trabalho visam compreender o escritor autopublicado digitalmente no Brasil como empreendedor digital, identificar a motivação desses escritores e estabelecer um maior entendimento dos resultados alcançados através dos e-books, nas plataformas digitais, em termos de lucro e satisfação. Os métodos utilizados para alcançar tais objetivos de investigação tiveram um propósito descritivo, com forma de investigação indutiva e de natureza social subjetiva constituída de uma análise de dados quantitativa, mediante o recurso a questionário e qualitativa, através do uso a entrevista. Os principais resultados revelam que o conjunto de características, habilidades e competências empreendedoras dos escritores brasileiros é diretamente proporcional à satisfação dos mesmos com o seu lucro. Em contrapartida, a satisfação dos escritores é inversamente proporcional ao perfil empreendedor. Outra evidência da pesquisa é a motivação contextual dos escritores para se autopublicar, identificou-se que os escritores se enquadram no tipo de empreendedorismo por oportunidade. As principais implicações, tanto teóricas quando práticas mostram a busca dos escritores pela consolidação em um mercado alternativo em decorrência da baixa receptividade que eles encontram em casas editoriais; o paradoxo do escritor exausto, porém satisfeito; a necessidade de os escritores estudarem sobre empreendedorismo e a urgência de assessorias e agências que ofereçam todo o suporte para escritores que querem viver exclusivamente da autopublicação. Para além de serem raros os estudos sobre a profissionalização do escritor autopublicado no contexto brasileiro, este estudo se caracteriza como o único que utiliza o empreendedorismo digital como ferramenta de viabilização da profissão do escritor.