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Plataformas digitais de Autopublicação e o empreendedorismo digital

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Abstract(s)

Assim como a grande maioria das transformaƧƵes que ocorreram na sociedade nas Ćŗltimas dĆ©cadas, a globalização e as inovaƧƵes tecnológicas tambĆ©m impulsionaram a digitalização do livro e a expansĆ£o do empreendedorismo digital. Esse processo de inovação tecnológica afetou o mercado do livro com um impacto direto no comportamento dos escritores que se autopublicam uma vez que permitiu a emergĆŖncia das plataformas de autopublicação digital. Ao longo dos Ćŗltimos dez anos, o mercado editorial brasileiro vem enfrentando uma crise sem precedentes enquanto, no mesmo cenĆ”rio econĆ“mico, a autopublicação digital vem crescendo e ganhando forƧa. No entanto, a autopublicação ainda Ć© marginalizada e escritores autopublicados sĆ£o, por vezes, julgados como ā€œmenos profissionaisā€ que os escritores publicados por uma editoria, o que torna saliente os estudos sobre como o empreendedorismo digital, atravĆ©s das plataformas de autopublicação, viabiliza a profissionalização dos mesmos. Os objetivos do presente trabalho visam compreender o escritor autopublicado digitalmente no Brasil como empreendedor digital, identificar a motivação desses escritores e estabelecer um maior entendimento dos resultados alcanƧados atravĆ©s dos e-books, nas plataformas digitais, em termos de lucro e satisfação. Os mĆ©todos utilizados para alcanƧar tais objetivos de investigação tiveram um propósito descritivo, com forma de investigação indutiva e de natureza social subjetiva constituĆ­da de uma anĆ”lise de dados quantitativa, mediante o recurso a questionĆ”rio e qualitativa, atravĆ©s do uso a entrevista. Os principais resultados revelam que o conjunto de caracterĆ­sticas, habilidades e competĆŖncias empreendedoras dos escritores brasileiros Ć© diretamente proporcional Ć  satisfação dos mesmos com o seu lucro. Em contrapartida, a satisfação dos escritores Ć© inversamente proporcional ao perfil empreendedor. Outra evidĆŖncia da pesquisa Ć© a motivação contextual dos escritores para se autopublicar, identificou-se que os escritores se enquadram no tipo de empreendedorismo por oportunidade. As principais implicaƧƵes, tanto teóricas quando prĆ”ticas mostram a busca dos escritores pela consolidação em um mercado alternativo em decorrĆŖncia da baixa receptividade que eles encontram em casas editoriais; o paradoxo do escritor exausto, porĆ©m satisfeito; a necessidade de os escritores estudarem sobre empreendedorismo e a urgĆŖncia de assessorias e agĆŖncias que ofereƧam todo o suporte para escritores que querem viver exclusivamente da autopublicação. Para alĆ©m de serem raros os estudos sobre a profissionalização do escritor autopublicado no contexto brasileiro, este estudo se caracteriza como o Ćŗnico que utiliza o empreendedorismo digital como ferramenta de viabilização da profissĆ£o do escritor.
Like most of the transformations that have taken place in society in recent decades, globalization and technological innovations have also driven the digitization of books and the expansion of digital entrepreneurship. This process of technological innovation affected the book market with an impact on the behavior of self-published writers as it allowed the emergence of digital self-publishing platforms. Over the past ten years, the Brazilian publishing market has faced an unprecedented crisis while digital selfpublishing has been growing and gaining strength. However, self-publishing is still marginalized, and self-published writers are sometimes judged as ā€œless professionalā€ than the writers published by a publishing house. This makes relevant studies on how digital entrepreneurship, through self-publishing platforms, allows their professionalization. This study aims to understand the digitally self-published writer in Brazil as a digital entrepreneur, identify the motivation of these writers and establish a greater understanding of the results achieved through their e-books, on digital platforms, in terms of profit and satisfaction. Therefore, the methods used to achieve these research objectives had a descriptive purpose, with a form of inductive investigation and a subjective social nature, consisting of a quantitative data analysis, through the use of a questionnaire and qualitative, through interviews. The main results reveal that Brazilian writers' characteristics, competences, and entrepreneurial skills are directly proportional to their satisfaction with their profit. On the other hand, writers' satisfaction is inversely proportional to their entrepreneurial profile. Another evidence of the research is the contextual motivation of writers to self-publish; it was identified that writers fit the type of entrepreneurship by opportunity. The main implications, both theoretical and practical, show the writers' search for consolidation in an alternative market due to the low reception they find in publishing houses; the paradox of the exhausted but satisfied writer; the need for writers to study about entrepreneurship and the urgency of consultancy and agencies that offer all the support for writers who want to live exclusively from self-publishing. In addition to being rare studies on the professionalization of the self-published writer in the Brazilian context, this study is characterized as the only one that uses digital entrepreneurship as a tool to make the writer's profession viable.

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Keywords

Empreendedorismo Digital Escritores Autopublicados Plataformas de Autopublicação

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