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FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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  • Fatores relevantes na implementação, utilização continuada e abandono do Balanced Scorecard
    Publication . Saraiva, Helena Isabel Barroso; Alves, Maria do Céu Ferreira Gaspar; Gabriel, Vítor Manuel de Sousa
    O Balanced Scorecard (BSC), apresentado por Kaplan e Norton (1992), nos primeiros anos da década de 90 do século XX, rapidamente se tornou uma solução, no âmbito da avaliação de desempenho das organizações, globalmente conhecida e aplicada. Apesar de existirem evidências da utilização prática do BSC o mundo académico, embora tenha abordado recorrentemente o tema, tem dedicado escassa atenção às questões relacionadas com a sua efetiva utilização. Assim o presente trabalho foi desenvolvido na perspetiva de preencher esta lacuna existente na literatura académica, no sentido de se obter uma noção ampla da utilização da ferramenta em Portugal, designadamente a relacionada com a ausência de estudos acerca da implementação, utilização e abandono do BSC, nas suas diversas fases de desenvolvimento e profundidade, no seio de diferentes tipos de entidades e de acordo com múltiplas finalidades prosseguidas por estas na sua aplicação. No âmbito desta tese, são considerados diversos tópicos de investigação, alguns dos quais anteriormente inexplorados, relativamente à evolução do BSC e à sua utilização, assim como aos impactos que esta ferramenta pode assumir, quer nas entidades em que é utilizada (o que é desenvolvido nos diferentes estudos de caso analisados no corpo da mesma), quer na possibilidade de integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no seio da gestão estratégica das organizações de um setor específico e de extrema relevância como é o da gestão das águas. O posicionamento metodológico foi implementado com base numa perspetiva qualitativa, através da análise exploratória da temática proposta, que se relaciona com a forma como o BSC é usado pelas entidades que o implementam. Nas análises efetuadas foi utilizado um enquadramento teórico ancorado na Teoria Institucional e na Teoria Ator-Rede, tendo sido apresentadas contribuições de caráter empírico e outras de caráter teórico e metodológico. As contribuições empíricas consubstanciam-se na identificação das fases em que o BSC foi assumindo diferentes níveis de profundidade e abrangência (Capítulo 2). Identificaram-se numerosos casos de possibilidade de aplicação, ou de aplicabilidade, mas foram escassos os trabalhos que abordam a efetiva utilização do BSC (Capítulo 3): nos casos de utilização, analisaram-se as caraterísticas da estrutura dos BSC identificados, assim como uma sistematização das fases de utilização e dos papéis assumidos pelo BSC, considerando níveis de profundidade e abrangência, concluindo-se que na maior parte dos casos de utilização identificados o BSC desempenha papéis ancorados nas primeiras fases de desenvolvimento e que os trabalhos identificados sobre utilização se centram em estudos de caso único, sendo apenas dois deles longitudinais. Na análise dos casos longitudinais (Capítulos 4, 5 e 6) as contribuições prendem-se com o esclarecimento acerca das condições da aplicação do BSC nas entidades de diversos setores. No caso do Capítulo 4, com a Teoria AtorRede a permitir compreender como as inscrições e a tradução do conceito proporcionam simplificações e variações apelativas, nomeadamente quando a entidade que implementa o BSC como um Sistema de Controlo de Gestão tem preocupações diversas e que vão muito para além da obtenção de resultados financeiros. Noutro caso (Capítulo 5) a obtenção de conhecimento acerca de situações de insucesso ou temas problemáticos, a possibilidade de estudar a aplicação num grupo empresarial, e a escassez de estudos sobre temas políticos e sociais associados à implementação do BSC dão origem a contribuições que proporcionam evidência de que se o BSC não for convenientemente problematizado numa fase inicial, a adesão dos diversos grupos de atores não fica assegurada, ocorrendo assim um potencial de desagregação da ferramenta sempre ou logo que surjam impedimentos ou dificuldades, mesmo com a gestão de topo fortemente empenhada na sua utilização. Finalmente através de um caso de sucesso de utilização do BSC (Capítulo 6), numa entidade híbrida do setor das águas, surge como contribuição a relevância que os quadros médios podem assumir nesta temática, secundarizando o papel dos quadros superiores, contrariamente ao que tem sido apontado na literatura. Outra contribuição é a identificação da integração de indicadores sociais e ambientais no conceito mais tradicional do BSC poder constituir uma solução que permite considerar as preocupações ambientais na estratégia sem a necessidade de alterações consideráveis à noção tradicional do BSC, aportando evidências práticas sobre o papel que a contabilidade e o controlo de gestão podem assumir no relato e na abordagem das questões de sustentabilidade (Capítulos 6 e 7). Finalmente foram identificados diversos casos de utilização do BSC em diferentes entidades do setor (Capítulo 7), os quais não são conhecidos na literatura, o que parece indiciar que este setor de atividade poderá ser alvo de estudos mais aprofundados acerca da utilização do BSC. Aqui a proposta de um BSC foi formalizada através de um mapa estratégico e correspondentes indicadores, a aplicar no setor das empresas de águas, analisada e discutida por profissionais do setor. Este BSC tem como propósito clarificar como as empresas do setor podem contribuir para a acomodação do ODS 6, que se encontra em risco de não ser atingido. Os indicadores identificados constituem um micro contributo para aquilo que se assume como um macro objetivo - a prossecução do ODS 6. Por outro lado, as contribuições teóricas surgem com a identificação de múltiplas redes complementares para fundamentar a forma de difusão de uma inovação de gestão, o que constitui um contributo teórico relativamente a uma das teorias de enquadramento, a Teoria Ator-Rede (Capítulo 2); outro contributo teórico é apresentado no Capítulo 5, correspondendo à possibilidade os casos de implementação mais aderentes à TI, quando se trata da obtenção de legitimidade por um ator ou grupo de atores, serem mais propensos ao insucesso e, por outro lado, os casos que à luz da Teoria Ator-Rede tenham um processo eficaz de problematização, interesse e inscrição por um alargado grupo de atores ou por diversos grupos diferenciados, obterem maior possibilidade de prosseguir como casos de sucesso; fez-se ainda uma contribuição teórica e outra metodológica (Capítulo 7), a primeira ao identificar a possibilidade de ante-inscrição na tradução de um BSC ajustado ao setor e com a finalidade de consecução dos ODS; a segunda foi aportada através do envolvimento dos peritos do setor profissional na formulação da proposta, o que consiste numa contribuição metodológica que permite a ante-inscrição.
  • Ensaio sobre o Crowdfunding em Portugal: Sistema de Financiamento?
    Publication . Torres, Bruno Miguel Pereira ; Teixeira, Zélia Maria da Silva Serrasqueiro; Oliveira, Márcio José Sol Pereira de
    O crowdfunding tem emergido como uma alternativa significativa ao financiamento tradicional em Portugal, refletindo uma tendência crescente de valorização deste método entre empreendedores e investidores. Analisando a escassez de pesquisa na área e a sua crescente popularidade como uma forma de financiamento inovadora e disruptiva, pretende-se através de um conjunto de estudos investigar a evolução do crowdfunding no país entre 2014 e 2020, produzindo-se dessa forma uma revisão sistemática da literatura sobre crowdfunding em Portugal. Inicialmente, centra-se na questão fundamental de como a literatura sobre crowdfunding tem evoluído e quais os focos de investigação emergentes. Para tal, a revisão sistemática da literatura aborda quatro áreas temáticas: foco de investigação—conceitos; método de investigação—identificação quantitativa/qualitativa; área geográfica—países em estudo; e inovação—áreas de investigação futuras. A investigação revela que, apesar do crescimento do crowdfunding, persistem lacunas significativas no conhecimento disponível. Destaca-se a importância do comportamento do investidor, que é influenciado pela segurança das plataformas e pela regulamentação existente. O presente estudo também explora a crescente atenção pública ao crowdfunding, exemplificada por campanhas notáveis, como o financiamento da greve dos enfermeiros em Portugal. Através de um estudo de caso abrangente, que inclui uma pesquisa com representantes das principais plataformas de crowdfunding em Portugal, este estudo examina questões pertinentes como a legislação e as dinâmicas de mercado. A pesquisa, composta por 41 questões distribuídas em quatro categorias, fornece insights valiosos sobre: os detalhes das plataformas; informações sobre empresas e projetos; perspetivas dos investidores; e o processo de financiamento. Desenvolve-se ainda uma análise das motivações que levam os empreendedores a optar pelo financiamento colaborativo através da plataforma Raize, destacando a crescente adoção deste modelo de peer-to-peer crowdfunding. Utilizando uma abordagem qualitativa de múltiplos casos, investiga-se os fatores que influenciam a decisão dos empreendedores em recorrer a esta plataforma como uma alternativa ao financiamento bancário. Os resultados indicam que a escolha pela plataforma Raize é determinada por uma combinação de fatores, incluindo a acessibilidade financeira, a confiança na comunidade de investidores, a facilidade de utilização da plataforma e a competitividade das taxas. Este estudo enriquece a literatura sobre crowdfunding e empreendedorismo, oferecendo também orientações práticas para aqueles que buscam financiamento através de novos sistemas que suportem a inovação e o crescimento das empresas em Portugal. Adicionalmente, sugere-se que a integração do crowdfunding com tecnologias emergentes, como a blockchain, poderá representar uma mudança disruptiva, promovendo futuras inovações e pesquisas na área. Embora o crowdfunding tenha ganho visibilidade, a investigação revela que este ainda é relativamente desconhecido para o público em geral. Os autores concluem que o crowdfunding deve ser encarado não como uma substituição às instituições bancárias, mas como um mecanismo complementar que proporciona acessibilidade, agilidade nos processos e a capacidade de obter reconhecimento rápido para projetos e empresas. Além disso, esta abordagem facilita a identificação de oportunidades de investimento e melhora a confiança nas interações subsequentes com bancos e investidores. Em suma, a investigação sobre crowdfunding em Portugal ressalta não apenas a sua crescente importância como uma alternativa de financiamento, mas também a necessidade de estudos mais profundos que abordem as suas nuances. O crowdfunding apresenta-se como uma solução inovadora que não só facilita o acesso ao financiamento, mas também fortalece o ecossistema empresarial, apoiando a sustentabilidade das empresas e promovendo um ambiente propício para a inovação e o crescimento no mercado português.
  • Gestão Hospitalar em Portugal: análise dos efeitos da pandemia COVID-19 no desempenho das unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS)
    Publication . Pereira, Sérgio Alexandre Farias; Teixeira, Zélia Maria da Silva Serrasqueiro; Nunes, Alexandre Manuel Martins Morais
    Em de março de 2020, Portugal, tal como o resto do mundo, teve pela frente o desafio de uma pandemia. Na resposta à pandemia, os cuidados hospitalares estiveram no epicentro. Na maioria dos países e regiões atingidas pelo COVID-19, as unidades hospitalares atingiram a sua capacidade máxima, a qual, associada a uma severa escassez de recursos humanos colocou um desafio sem precedentes à gestão hospitalar. O contexto pandémico teve um forte impacto na produção hospitalar do SNS, registando-se uma redução da atividade hospitalar. Devido ao contexto de elevada complexidade e incerteza decorrente da pandemia por COVID-19, os domínios do acesso, eficiência e qualidade dos cuidados hospitalares estiveram debaixo de foco. O presente estudo teve como objetivo central verificar o efeito da pandemia de COVID19 no desempenho da gestão dos cuidados hospitalares do SNS. E por forma, a aprofundar o conhecimento dos efeitos da pandemia, realizou-se uma análise do seu impacto nos resultados de eficiência técnica, nos diferentes modelos de organização e de gestão das unidades hospitalares, bem como nas estratégias adotadas para fazer face à pandemia. Por último, realizou-se uma análise à influência da qualidade dos cuidados hospitalares e da disponibilidade de recursos nos resultados eficiência. A amostra destes estudo foi composta por 32 unidades hospitalares, das quais 31 EPE (21 Centros Hospitalares e 11 Hospitais singulares) e uma PPP. Metodologicamente, na componente quantitativa do estudo, recorreu-se à técnica Data Envelopment Analisys para apurar os resultados de eficiência técnica, e à correlação de Sperman e à Regressão Linear Múltipla para verificar o efeito da qualidade dos cuidados hospitalares na eficiência. Para verificar efeitos da disponibilidade de recursos nos resultados eficiência utilizou-se a regressão de Tobit. Na componente qualitativa do estudo, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas, analisadas com base na análise de conteúdo para avaliar a perceção dos entrevistados, relativamente, a fatores que influenciaram a eficiência, qualidade dos cuidados e quais as estratégias adotadas durante a pandemia. Como principais resultados, verificou-se que: i) no primeiro ano da pandemia, o score de eficiência técnica das unidades hospitalares variou entre 0,475 e 1,205, e no segundo ano a variação foi entre 0,508 e 1,219. Não existindo diferenças significativas na eficiência técnica média entre o período pré-pandémico (0,840) e o período pandémico (0,847); ii) as principais estratégias para manter a produção hospitalar foram a realocação de espaços físicos, o uso da telemedicina, o alargamento de horários e a colaboração com entidades externas, como, entidades privadas e militares para aumentar a capacidade de resposta; iii) os indicadores de qualidade hospitalar interagiram de maneira complexa durante a pandemia, verificou-se uma associação positiva entre cirurgias de fraturas da anca nas 48h e eficiência técnica hospitalar; iv) verificou-se uma relação positiva entre o número de médicos e a eficiência técnica; e v) o modelo organizacional dos Centros Hospitalares teve uma menor heterogeneidade nos scores de eficiência técnica em relação ao modelo hospitalar, e modelo de gestão EPE, durante o período pandémico, a eficiência foi estável. Como principais conclusões foi que se verificou que durante a pandemia, a eficiência técnica das unidades hospitalares não variou, significativamente, em relação ao período pré-pandémico. As principais estratégias para manter a produção hospitalar foram a realocação de espaços físicos, o uso da telemedicina, o alargamento de horários e colaboração com entidades externas. Verificou-se que a qualidade dos cuidados hospitalares teve influência na eficiência, existindo uma associação entre cirurgias de fraturas da anca e eficiência. Em relação aos recursos humanos verificou-se que durante a pandemia, houve um aumento no número de médicos, enfermeiros e camas hospitalares a nível nacional, estes recursos seguiram um padrão de concentração em áreas urbanas. As unidades hospitalares com maior eficiência técnica situaram-se, predominantemente, na zona norte, o que refletiu uma maior resiliência desses hospitais. Verificou-se uma relação positiva entre o número de médicos e a eficiência técnica, sendo que o aumento do número de médicos está associado a um aumento da eficiência das unidades hospitalares. E por último, confirmou que o modelo de organização dos hospitais influenciou o desempenho das unidades hospitalares, durante o período de pandemia. O modelo organizacional dos Centros Hospitalares teve uma menor heterogeneidade nos scores de eficiência técnica em relação ao modelo hospitalar, sugerindo que a estrutura dos centros hospitalares promove mais consistência na eficiência. Em relação ao modelo de gestão EPE conclui-se que durante o período pandémico, a eficiência foi estável, existindo uma ligeira redução das unidades ineficientes.
  • Marketing as a Belief System: a model of consumer behaviour
    Publication . Oliveira, Patrícia João Rodrigues; Rodrigues, Fernando António de Oliveira Carvalho; Rodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia
    Understanding consumer behaviour and their decisions is essential in marketing because most marketing campaigns try to influence the consumer’s decision-making process. The term consumer refers not only to the act of purchase itself but also to the entire purchase journey that includes prepurchase activities that consist of increasing awareness of a need or wanting and seeking and evaluating information about products and services or brands that can satisfy it, and post-purchase activities that include evaluation and feedback on the purchased item. Many models have been created to explain and predict consumer behaviour. However, some criticisms have also been presented of the various models, such as the focus on rational reasoning and its lack of focus on subconscious factors, uncertainty and spontaneous choices. This research study explores the Theory of Belief Systems (TBS) and its application in understanding human behaviour, particularly in consumer behaviour, with the aim of developing a model based on TBS to enhance marketing strategies. The primary objective is to propose a model that incorporates uncertainty in predicting consumer behaviour, contributing to evidence-based marketing decisionmaking. Specific objectives include analysing consumer behaviour models in literature, exploring TBS, testing its capabilities in explaining human behaviour, and comparing results with other consumer behaviour theories. The study utilizes mathematical modelling, using the Theory of Belief Functions or Dempster-Shafer Theory (DST), to address gaps in existing consumer behaviour models, focusing on rational reasoning, subconscious factors, and decision-making uncertainty. Two empirical studies were conducted in the Douro region, one utilizing TBS and the other employing Theory of Planned Behaviour (TPB), to analyze and predict consumer behaviour in this specific context. Structural Equation Modelling (SEM) and software tools like R and JASP were employed for data analysis. The findings aim to provide insights for improving marketing activities through a deeper understanding of consumer behaviour. The empirical studies conducted in this research offer practical applications of TBS in real-world scenarios, demonstrating its efficacy in predicting and understanding consumer behaviour. By conducting in-depth investigations into the intricacies of belief systems and their impact on consumer decision-making processes, this research sheds light on the differences between TBS and TPB, elucidating the contexts in which each theory excels and providing valuable insights for researchers and practitioners in the field of marketing.
  • Análise Empírica à Performance dos Fundos de Ações Europeias em Portugal
    Gomes, David Harteley Barneto; Silva, Pedro Miguel Ramos Marques da
    O propósito deste estudo foi analisar a performance dos fundos de investimento mobiliário portugueses que investem no mercado europeu. Foram assim avaliados os fundos que dispunham de um histórico suficientemente longo, no período de 01 de julho de 2015 até 30 de junho de 2023, recorrendo para o efeito às medidas tradicionais de avaliação de performance e aos modelos de três fatores de Fama-French e de quatro fatores de Carhart. De forma a validar os resultados utilizaram-se dois proxies para a rendibilidade do mercado, um calculado para a Europa por Kenneth French e o índice Euro Stoxx600. Pela aplicação das medidas de performance globais, os resultados sugerem uma fraca performance para o período estudado e uma significativa exposição a ações value e ações de maior capitalização, um resultado expectável tendo em conta estudos anteriores. Quando a referência passou a ser o Stoxx600, esta categoria de fundos passou a revelar uma performance globalmente neutra, onde já se identificaram alguns alfas de Fama-French e Carhart positivos.
  • Estratégias de Capacitação para o aumento da Prática Feminina nas modalidades de Futebol e Futsal
    Mateus, Ana Beatriz Gonçalves; Ferreira, João José de Matos; Miragaia, Dina Alexandra Marques
    A luta pela igualdade entre homens e mulheres é ainda uma constante. Nos clubes de futebol e futsal existe uma cultura organizacional muito assente numa base masculina, ainda que aos poucos o papel da mulher tenha vindo a conquistar uma posição mais justa e igualitária. Ainda assim, atualmente, os clubes começam a percecionar a necessidade de mudança, e têm vindo a demonstrar uma preocupação em aumentar o número de mulheres em vários âmbitos de intervenção, quer ao nível da gestão, quer enquanto praticantes. Nestas circunstâncias, a mudança não é um processo simples, sendo necessário que as organizações sejam capazes de criar ambientes inclusivos, com intenção de gerar mudanças verdadeiras a curto e longo prazo e que sejam capazes de proporcionar oportunidades iguais para homens e mulheres. Esta pesquisa agrega dois estudos. O estudo 1 teve como objetivo analisar de que forma a comunidade científica tem estudado a participação feminina no desporto sob o ponto de vista estratégico. Com base na revisão de literatura e no modelo conceptual formulado no estudo 1, foi desenvolvido o estudo 2 que consistiu num estudo quantitativo de uma amostra de 317 clubes nacionais de futebol e futsal, com o objetivo de testar empiricamente as hipóteses de investigação formuladas e avaliar o papel do processo de capacitação das organizações desportivas para atingirem resultados no aumento da participação desportiva feminina. Os resultados mostraram a relevância da prontidão e do desenvolvimento estratégico no processo de capacitação dos clubes para a prática desportiva feminina. Este estudo contribui para um maior conhecimento das estratégias que as organizações desportivas podem adotar para a captação de atletas femininos. Em termos práticos, pode auxiliar as organizações no processo de tomada de decisão estratégica relativamente ao processo de capacitação, com vista a envolver uma maior participação feminina para a prática desportiva, nomeadamente no caso do futebol e futsal.
  • Strategic Decision-Making in Sustainable Entrepreneurship for Small and Medium- Sized Enterprises
    Publication . Ferreira, Neuza Cláudia Melo Quintino Freitas; Ferreira, João José de Matos
    This doctoral thesis encompasses five studies that collectively delve into the realm of sustainable entrepreneurship (SE) within small and medium-sized enterprises (SMEs). Each of the studies aims to address specific objectives, that collectively seek to achieve the main purpose, which is to support strategic decision-making for SE strategies in SMEs through the development of multi-criteria decision models that allow for the identification of SE determinants and their respective causal relationships. To map the landscape of SE research in SMEs, the first study presents a systematic literature review (SLR) coupled with bibliometric analyses of 206 articles published in refereed academic journals spanning from 1987 to 2022. Through bibliographic coupling and co-citation methods, it identifies influential studies, thematic clusters, and determinants of SE in SMEs. The main contributions of the study are threefold. First, the analysis identifies thematic clusters related to SE in SME contexts, helping to pinpoint key gaps in the existing literature and set the stage for future research directions. The six major thematic clusters are: (1) sustainable entrepreneurial orientation; (2) performance; (3) innovation and networks; (4) sustainable business models; (5) commitment to sustainability; and (6) green entrepreneurship and circular economy. Second, the study aims to identify SE determinants and initiatives specific to SMEs. The dimensions that drive and/or inhibit SE in SMEs are: (1) sustainable entrepreneurial orientation (SEO); (2) organization; (3) performance; (4) networks; (5) context; and (6) sustainable practices. Last, the use of both co-citation and bibliographic coupling methods provides a comprehensive and dynamic approach to analyzing the literature, capturing a broader range of insights and ensuring the reliability of the findings. Building upon the foundational insights provided by the SLR, the second study analyzes the relationships between SEO, context, organization, networks, sustainable practices, and performance within Portuguese SMEs. Using exploratory factor analysis, confirmatory factor analysis and multiple linear regression, it identifies key determinants impacting sustainable practices and performance. The main findings include that the most impactful determinants are: (1) SEO; (2) partner networking; (3) contexts with government support; (4) joint product design through networks; and (5) employee well-being within organizations offering actionable insights for decisionmakers and policymakers. The main contributions of this study are both theoretical and practical. Theoretically, it extends existing literature by proposing an integrated approach to understanding the interactions among six variables within the context of SE in SMEs. Practically, the findings offer insights for entrepreneurs on aligning SME practices with the United Nations’ (UN) sustainable development goals (SDGs), aiding policymakers in bridging the gap between global SDGs and national implementation, assisting local governments in creating supportive initiatives, and promoting awareness and adoption of sustainable business practices on a societal level. In alignment with the global agenda set by the SDGs, the third study identifies and analyzes internal initiatives that SMEs can implement to enhance their SE indices. Through a mixed-method approach integrating cognitive mapping and decision making trial and evaluation laboratory (DEMATEL), the results comprise a multi-criteria decision support analysis system of critical initiatives for enhancing SE indices. The study offers a comprehensive inventory of sustainable initiatives and their causal relationships, enhancing the understanding of SE in SMEs within the academic realm. From a practical perspective, the study provides a cognitive structure for decisionmaking, offering valuable guidelines for SMEs. It presents a holistic view of the causeand-effect relationships among sustainable initiatives, aiding decision-makers in identifying crucial initiatives and prioritizing their implementation effectively. Recognizing the challenges faced by SMEs in aligning with sustainability principles, the fourth study employs an innovative approach in this context, combining cognitive mapping, DEMATEL, and neutrosophic logic to analyze the cause-and-effect relationships among SE initiatives. By comparing the results with and without the use of neutrosophic logic, it seeks to enhance decision-making precision and address uncertainty and indeterminacy, offering valuable insights for academia, entrepreneurs, and policymakers. The main contributions of this study are threefold. First, the study offers a novel approach to understanding the dynamics of sustainable initiatives in this study context. Second, the decision support system developed can guide SMEs in identifying and implementing sustainable initiatives across various operational and strategic areas, striving for a balanced approach encompassing economic, social, and environmental dimensions. Third, the study highlights several contributions of implementing sustainable initiatives, advancing both theoretical understanding and practical application of SE in SMEs, while also emphasizing the positive societal impacts of these initiatives. Finally, the fifth study introduces a multi-criteria evaluation model to assess sustainable initiatives in SMEs. By combining cognitive mapping, the best-worst method (BWM), and the technique for order preference by similarity to an ideal solution (TOPSIS), this study develops a robust evaluation system capable of incorporating both objective and subjective elements into the evaluation process. This evaluation system enables SMEs to monitor their progress toward sustainability, identify critical areas, and prioritize initiatives for future improvements. Together, these five studies provide a holistic and detailed perspective on SE in SMEs, offering theoretical insights, methodological innovations, and practical recommendations to advance sustainability agendas in the business landscape.
  • Relatório de Estágio: Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor
    Publication . Costa, Rúben Pires da; Madeira, Maria José Aguilar
    O marketing digital desempenha um papel fundamental na criação de uma relação mais próxima e de confiança entre as empresas e os seus consumidores, especialmente no contexto Business to Business (B2B). Ao desenvolver acções bem estruturadas, as empresas conseguem não apenas conquistar a confiança dos seus clientes, mas também aumentar as possibilidades de fidelização, o que, por sua vez, influencia positivamente outros consumidores. A utilização de ferramentas de marketing digital, como redes sociais e newsletters, revelou-se essencial para fortalecer o relacionamento com os associados e divulgar as diversas iniciativas da associação. Assim, ficou evidente a importância da digitalização para as empresas, tendo em vista o ambiente empresarial competitivo vivido. Ter uma presença digital ativa e eficaz não é apenas uma opção, mas uma necessidade para as organizações se destacarem e prosperarem no mercado. Este relatório, elaborado no âmbito do estágio curricular na Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), tem como objetivo descrever as atividades de marketing realizadas ao longo do estágio, com foco na promoção das atividades da associação e no apoio ao desenvolvimento empresarial da região. A utilização eficaz de ferramentas de marketing digital pode apoiar o crescimento e fortalecimento de empresas online, criando uma ligação de confiança com o seu público e ajudando-as a crescer de forma sustentável.
  • Bitcoin ou Dólar como Hedge para o Ibovespa? Resultados para o Mercado Financeiro Brasileiro
    Publication . Benevides, Pedro Falcão; Silva, Pedro Miguel Ramos Marques da
    A crescente globalização dos mercados financeiros tem intensificado a busca por ativos que possam atuar como hedge contra a volatilidade. Este estudo investiga o Bitcoin e o Dólar Americano como potenciais instrumentos de proteção em relação ao Ibovespa, o principal índice da bolsa de valores brasileira. A pesquisa utiliza modelos de volatilidade condicional, como o FIGARCH e o DCC-FIGARCH, para analisar dados diários de retornos de fevereiro de 2018 a janeiro de 2023, um período que inclui eventos de alta incerteza, como a pandemia de COVID-19. Os resultados indicam que o Bitcoin, embora altamente volátil, apresenta correlação limitada com o Ibovespa, sugerindo seu potencial como ativo de diversificação em momentos de crise. O Dólar, por sua vez, demonstrou maior persistência da volatilidade e uma correlação mais forte com o Ibovespa, consolidando sua posição como ativo de refúgio em momentos de incerteza. Entretanto, a correlação condicional dinâmica mostrou que nenhum dos dois ativos se comporta como hedge perfeito no longo prazo em relação ao Ibovespa. O estudo conclui que, embora o Bitcoin e o Dólar ofereçam alguma proteção contra as flutuações do Ibovespa, o comportamento desses ativos varia significativamente de acordo com as condições de mercado, destacando a importância de uma análise contínua e adaptada ao contexto econômico global e local.
  • O employer branding enquanto estratégia de atração e retenção de talentos nas PME
    Publication . Pinheiro, Beatriz Maria Alves; Nunes, António João Santos
    O Employer Branding (EB) tem emergido como uma ferramenta estratégica e diferenciadora fundamental para as organizações que procuram ter sucesso na atração e retenção de colaboradores talentosos. Principalmente para as Pequenas e Médias Empresas (PME) onde a escassez de recursos financeiros e a falta de visibilidade no mercado de trabalho representam desafios adicionais à Gestão de Talentos (GT). Torna-se assim essencial compreender como o EB pode ajudar a uma GT mais eficaz e competitiva, através de uma proposta de valor atrativa para os colaboradores. Considerando a reduzida investigação ao nível da GT nas PME, que acontece maioritariamente em grandes empresas, e a escassa investigação das práticas de EB nas mesmas, principalmente em Portugal, é fundamental uma investigação que ajude a compreender os desafios que as PME enfrentam nas suas práticas de GT e a implementação de estratégias de EB de modo a atenuar os mesmos. O presente estudo aborda os principais desafios enfrentados pelas PME na atração e retenção de profissionais qualificados e examina como o EB pode atuar como solução diferenciadora. A investigação realizou-se através de entrevistas semiestruturadas aos profissionais de recursos humanos de oito PME, assumindo o carácter de investigação qualitativa com estudos de caso múltiplos. Os resultados indicam que as práticas de EB, embora não reconhecidas explicitamente pela maioria das organizações, contribuem de forma positiva para a atração e retenção de talentos, desde que exista um investimento nessas ações. As práticas de GT são frequentemente reativas e informais e a limitação de recursos foi apontada como o principal obstáculo na atração e retenção de colaboradores. A flexibilidade de horários e a oferta de um bom ambiente de trabalho foram os benefícios não financeiros mais mencionadas para a substituição dos benefícios financeiros. Contudo a falta de uma comunicação estruturada da proposta de valor compromete a capacidade de se posicionarem como empregadores atrativos. A investigação conclui que uma abordagem mais estratégica e intencional de EB ajudaria as PME a competirem de forma mais eficaz na atração e na retenção de talentos.