FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Recent Submissions
- Guerilla Brand CulturePublication . Francisco, Carolina Reis; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira; Gomes, Nuno Rodrigo Vinhas da CostaEste relatório de estágio resulta de uma experiência profissional na Guerilla Brand Culture (GBC), uma empresa voltada para o marketing digital, entre o dia 2 de outubro de 2023 e 19 de janeiro de 2024. O estágio curricular foi realizado presencialmente, em Coimbra, local onde a empresa se encontra sediada. A GBC trabalha o marketing e a comunicação digital de variadíssimas Pequenas e Médias Empresas (PMES), sobretudo, da região onde se encontra localizada. Durante o período de estágio o foco de atuação da estagiária esteve relacionado, principalmente, com o desenvolvimento de atividades e tarefas relacionadas com social media marketing. De forma a aprofundar o conhecimento sobre o âmbito do social media marketing foi, inicialmente, realizada uma pesquisa bibliográfica para compreender o processo de metamorfose do conceito de marketing até aos dias de hoje, englobando temas como o marketing 1.0, marketing digital, social media marketing, marketing de conteúdo e anúncios online. Após isso, o presente relatório apresenta as tarefas executadas ao longo do estágio e as contribuições da aluna para a GBC e para o desempenho no ecossistema digital dos seus clientes, através da análise de ações de comunicação e marketing desenvolvidas por ela. Em termos de avaliação da experiência adquirida, destaca-se o facto de o estágio curricular na GBC ter ido ao encontro das expetativas da aluna, no sentido em que se revelou uma oportunidade para aprofundar os seus conhecimentos na área do marketing digital e descobrir novos focos de interesse. Quanto às sugestões de melhoria, recomenda-se que a GBC continue a investir na sua comunicação, sobretudo, a externa, uma vez que as plataformas digitais são, atualmente, a principal porta de entrada para os negócios. Dentro das conclusões apresentadas, sobressai-se a aposta das marcas e empresas em criar conteúdo do tipo informativo e de entretenimento em simultâneo, o contributo significativamente positivo das ações desenvolvidas pela estagiária para o desempenho no ecossistema digital dos clientes da GBC e a conquista de competências que se revelarão diferenciadoras e distintivas enquanto futura profissional da área.
- Dos Desafios às Oportunidades: Explorando o papel do empreendedorismo feminino no empoderamento de mães de autistasPublication . Soares, Thalyta Paula Freitas da Silva; Pinheiro, Paulo Gonçalves; Rocha, Raysa GeaquintoO presente estudo tem o objetivo de entender (1) como o empreendedorismo contribui positivamente para que mães de autistas tenham maior autonomia e (2) como a intenção empreendedora, equilíbrio entre trabalho-família e o medo do fracasso empreendedor, são pertinentes e necessários para que as mães de autistas tenham autoeficácia empreendedora, no contexto brasileiro. A pesquisa fundamenta-se nas teorias do comportamento planejado e do enriquecimento trabalho-família como alicerces teóricos. Adotou-se uma abordagem metodológica mista, com coleta de dados por meio de questionário e entrevistas em profundidade. Os dados quantitativos, provenientes de 80 questionários, foram submetidos à Análise de Condição Necessária (NCA), enquanto as 10 entrevistas foram examinadas através de uma análise temática. Os resultados da NCA demonstram que intenção empreendedora, equilíbrio entre trabalho-família e o medo do fracasso empreendedor constituem condições necessárias para que mães de crianças autistas alcancem níveis elevados de autoeficácia, corroborando aspectos da Teoria do Comportamento Planejado. A análise qualitativa, fundamentada na Teoria do Enriquecimento Trabalho-Família, elucidou desafios singulares enfrentados por essa população, destacando-se a ausência de uma rede de apoio robusta e a escassez de recursos financeiros como obstáculos primordiais. Um achado particularmente relevante mostra que as empreendedoras mães atípicas priorizam deliberadamente o equilíbrio entre as esferas profissional e familiar, frequentemente em detrimento da expansão de seus empreendimentos, alinhando-se aos pressupostos da Teoria do Enriquecimento Trabalho-Família. Infere-se, portanto, que o empreendedorismo por necessidade, embora ofereça a flexibilidade e autonomia preconizadas por ambas as teorias, demanda concomitantemente a implementação de políticas de apoio especificamente direcionadas a esse público. Esta investigação contribui para a evolução conhecimento sobre empreendedorismo feminino e maternidade atípica, fornecendo perspectivas para a formulação de políticas públicas e o desenvolvimento de práticas de suporte mais eficazes e personalizadas às necessidades dessas empreendedoras.
- Modelos de Negócio Circulares em Empresas Industriais e de ServiçosPublication . Geraldes, Dinis Antunes Inácio; Leitão, João Carlos CorreiaA mudança para economias circulares é um passo fundamental para explorar as oportunidades de negócio seguindo uma via sustentável. Converter modelos de negócio em modelos de negócio circulares, através da inovação realizada por parte das empresas, tem de ser, cada vez mais, um passo basilar. A presente dissertação tem como objetivo analisar de que forma os fatores determinantes da eco-inovação afetam o desempenho dos modelos de negócio circulares, em empresas industriais e de serviços. Na abordagem empírica foram utilizados dados do Community Innovation Survey (CIS) 2010, efetuando-se um estudo com uma amostra total de 4135 empresas localizadas em Portugal. Estando divididas em duas subamostras: empresas industriais contando com 3151 empresas; e empresas de serviços com 984 empresas. Para este efeito, procedeu-se à utilização de quatro modelos, o Logit, o Probit e o Cloglog, para efeitos de validação de hipóteses e o modelo Kernel Based Least Squares (KRLS) para efeitos de simulação. Relativamente às evidências obtidas no estudo empírico, na amostra total, estas permitem não rejeitar duas das quatro hipóteses de investigação, validando também uma sub-hipótese de uma hipótese rejeitada. As condições de mercado, as políticas públicas e a sub-hipótese dos recursos dos elementos do modelo de negócio circular preconizam o efeito positivo destas na eco-inovação. Já na comparação entre os dois tipos de empresas, foi possível concluir que na hipótese referente às políticas públicas, para as empresas industriais esta não foi rejeitada, ao passo que para os serviços foi rejeitada, destacando-se o apoio financeiro público da administração central como um fator determinante da ecoinovação das empresas industriais.
- Agricultura 4.0 - A Tecnologia como uma Nova “Alfaia” ao Serviço dos AgricultoresPublication . Matos, Maria Martins de; Dias, Claudia Sofia Lourenço; Madeira, Maria José AguilarA agricultura foi, desde sempre, um dos setores mais relevantes a nível mundial. Assim sendo, é crucial que, com a chegada da Agricultura 4.0, seja prioritário perceber quais as carências e preocupações dos empresários agrícolas pois, a capacidade de utilização de tecnologias digitais é fundamental para o sucesso da Agricultura 4.0 e, compreender os fatores que influenciam essas capacidades é primário tanto para orientar políticas públicas como estratégias empresariais. O presente estudo tem como principal objetivo compreender os fatores que influenciam a utilização de tecnologias digitais nas pequenas e médias empresas (PMEs) agrícolas, de forma a promover a criação ou reconversão de pequenos negócios agrícolas. Mais precisamente, esta investigação foi conduzida através da seguinte questão: De que forma o uso de tecnologias digitais pode promover a criação ou reconversão de pequenos negócios agrícolas? Com a principal finalidade de tentar dar resposta a este objetivo e questão de investigação, realizou-se um estudo de casos. Os casos selecionados correspondem a empresários agrícolas do distrito da Guarda. Como instrumento de recolha de dados optou-se, essencialmente, por entrevistas semi-estruturadas aos agricultores selecionados e, como técnica de tratamento de dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram essencialmente que o empreendedorismo no setor agrícola deve ser uma prioridade, e o recurso a tecnologias digitais um meio para que as PMEs agrícolas acompanhem a evolução do mercado. Para além disso, é essencial que exista apoio das políticas agrícolas, uma vez que a falta de financiamento pode constituir um dos principais entraves à utilização de tecnologias digitais. Da mesma forma, é notória a preocupação por parte dos pequenos agricultores em arranjar novas fontes de rendimento.
- Plano de Negócios para Empreendimento Turístico em Espaço Rural ”3ExpG”Publication . Brito, Gabriel André Maio de; Madeira, Maria José AguilarEste trabalho conducente ao grau de Mestre com a elaboração de Projeto, assenta na importância e utilização de um Plano de Negócios como forma de garantir a viabilidade e sustentabilidade de um Empreendimento Turístico em espaço rural em Penha Garcia. O propósito deste estudo é desenvolver e aprofundar conhecimento com vista a dinamizar e rentabilizar as instalações, através da elaboração de um projeto turístico, aliado a uma experiência em ambiente rural. Com este projeto pretende-se criar a oferta de um serviço assente no bem-estar e uma experiência autêntica em espaço rural, onde é dado ênfase a critérios como sustentabilidade e produção biológica. A proposta de valor incide na diferenciação pela qualidade e na relação de proximidade com o cliente satisfazendo os seus anseios e expetativas e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da região na qual se insere. Pretendendo conceber e avaliar a viabilidade económica recorrendo à elaboração de um Plano de Negócios, para este foi seguida a estrutura habitual de um plano de negócios, com a análise de mercado, análise da envolvente e setorial, definição do plano estratégico, de marketing, de organização e recursos humanos e de operação. Por último, efetuou-se a análise económica e financeira que irá permitir concluir a viabilidade de um investimento desta natureza.
- Impacto das Barreiras à Inovação na Capacidade Inovadora EmpresarialPublication . Duarte, Daniel Nogueira; Madeira, Maria José AguilarNum contexto global de rápidas mudanças tecnológicas e elevada competitividade, a inovação é fundamental para o desenvolvimento económico e sustentabilidade das organizações. No entanto, as empresas da União Europeia enfrentam diversas barreiras que podem limitar a sua capacidade inovadora. O objetivo desta dissertação é identificar e analisar a relação entre as barreiras à inovação e a capacidade inovadora das empresas nos países da UE, abrangendo seis dimensões da inovação empresarial: inovação no produto ou serviço, inovação no processo, inovação organizacional, inovação no marketing e inovação na sustentabilidade ambiental e social. Para atingir este objetivo, implementou-se uma abordagem quantitativa, utilizando dados secundários do inquérito Flash Eurobarometer No. 486, aplicado a uma amostra de 12.571 empresas dos 27 países membros da UE. A análise dos dados foi realizada através de modelos de regressão logística, considerando as barreiras à inovação como variáveis independentes e a capacidade inovadora como variável dependente. Os resultados indicam que as barreiras à inovação influenciam significativamente a capacidade inovadora das empresas. Em particular, a falta de competências, incluindo competências de gestão, as dificuldades em prever a resposta do mercado, falta de parceiros para colaborar em projetos de inovação, o ambiente legal ou administrativo e as dificuldades em proteger a propriedade intelectual foram identificadas como barreiras que limitam a inovação nas diversas dimensões analisadas. Esta investigação contribui para o aprofundamento do conhecimento sobre o impacto específico das barreiras à inovação na capacidade inovadora empresarial nos países da UE, preenchendo uma lacuna na literatura existente. A originalidade deste trabalho reside na abordagem abrangente das diferentes dimensões da inovação e na análise empírica das barreiras que as influenciam, utilizando uma amostra representativa a nível europeu. As implicações práticas deste estudo consistem em fornecer bases para a formulação de políticas públicas e estratégias empresariais que visem mitigar as barreiras identificadas e potenciar a capacidade inovadora das empresas, contribuindo para a competitividade e o crescimento económico na União Europeia.
- Contributos para uma gestão eficiente do Balanced Scorecard no setor educativo brasileiro: um estudo de casoPublication . Junior, Isaías de Jesus Alvares Mendes ; Alves, Maria do Céu Ferreira GasparCom o advento da Nova Gestão pública, as instituições que compõem o setor da educação precisam cada vez mais de apresentar serviços que criem valor para a sociedade. Neste contexto, encontram-se as instituições educativas públicas, que podem envolver estruturas físicas consideráveis e um número significativo de alunos, além de grandes aportes orçamentais do Estado, o que as pressiona ainda mais para prestarem um serviço de valor à sociedade. Assim, uma gestão eficiente do desempenho organizacional dessas instituições é vital no mundo contemporâneo. A literatura tem indicado que as ferramentas de gestão estratégica, como é o exemplo do Balanced Scorecard (BSC), podem ser uma alternativa para uma gestão que crie valor para a sociedade. E, embora a literatura possa não ser muito extensa e estar fragmentada, considera-se que, mesmo com resultados promissores, são necessárias futuras investigações. A análise da literatura disponível permite concluir que os países em desenvolvimento podem representar um bom cenário de investigação, dado que estes países ainda carecem de investigação sobre a utilização do BSC como ferramenta de gestão estratégica em instituições de ensino público. Logo, uma investigação que aborde o BSC neste contexto parece adequada, tornando a compreensão deste fenómeno mais holística e fortalecendo a literatura, que ainda carece de aprofundamento em países em desenvolvimento. Assim, esta tese tem como objetivo analisar como é que o BSC está a ser utilizado no setor da educação e averiguar como é que se pode melhorar o seu funcionamento de modo a permitir uma gestão mais eficiente e um melhor desempenho institucional. Para isso foram analisados os contributos da teoria institucional, da burocracia e da lógica fuzzy (Fuzzy set theory), para uma gestão mais eficiente do BSC. Em termos de estrutura, esta tese é constituída por seis capítulos, no capítulo dois, apresenta-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), onde se procurou responder às seguintes questões de investigação: (i) Qual é o estado da arte sobre a utilização do BSC no setor da educação? (ii) Como é que o BSC está a ser utilizado no setor da educação? (iii) Quais são as tendências de investigação neste domínio? Procurou-se, assim, identificar e sintetizar a investigação sobre a aplicação do BSC no setor da educação, identificar lacunas e apontar potenciais áreas para estudos futuros. Em seguida foram desenvolvidos três estudos empíricos que permitiram contribuir precisamente para colmatar algumas das lacunas de investigação identificadas na RSL. Assim, e depois da RSL desenvolvida no capítulo 2, no capítulo 3, procurou-se, através de um estudo de caso em uma instituição do setor educativo brasileiro, averiguar quais os contributos da teoria da burocracia e da teoria institucional na implementação e funcionamento do BSC. Mais especificamente, procurou-se analisar o papel da Nova Sociologia Institucional e desmitificar a imagem negativa muitas vezes associada à teoria da burocracia, ao se demonstrar que alguns procedimentos neo-burocráticos são benéficos na implementação e no funcionamento do BSC. No capítulo 4, procura-se analisar os contributos da lógica fuzzy combinada com o método Decision Making Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL), para uma gestão mais eficiente do BSC. Verifica-se que diante da subjetividade e imprecisão presentes em muitos processos de tomada de decisão, nomeadamente na gestão do mapa estratégico do BSC, a utilização do fuzzy DEMATEL permite mitigar o impacto da incerteza na gestão. Assim, ao aplicar o fuzzy DEMATEL às perspetivas do BSC com o intuito de identificar as relações de influência entre elas, consegue-se melhorar a gestão estratégica da organização. No capítulo 5, é explorado o uso da lógica fuzzy em conjunto com o Analytic Network Process (ANP) para se estabelecer uma ordem de prioridades entre os objetivos estratégicos e entre as perspetivas do BSC. O estudo procura demonstrar que é possível lidar com a incerteza e subjetividade dos processos de tomada de decisão, otimizando a gestão do mapa estratégico. A utilização do ANP permite gerir as interdependências entre os objetivos estratégicos e entre as perspetivas do BSC, comprovando que a integração da lógica fuzzy com o ANP contribui significativamente para a melhoria da gestão estratégica. Os resultados obtidos foram analisados através do fuzzy ANP para classificar as perspetivas e os objetivos estratégicos segundo o seu grau de prioridade permitindo melhorar a tomada de decisão. Estes estudos empíricos (Cap 3, 4 e 5) permitiram trazer contributos teóricos, acerca do papel que as teorias Institucional e da Burocracia podem desempenhar na decisão inicial e no processo de implementação do BSC. E, contributos práticos, que vieram mostrar que se pode fazer uma gestão mais eficiente do mapa estratégico do BSC, no setor educativo, recorrendo a métodos Multi-criteria decision making (MCDM) como o DEMATEL e o ANP. Desse modo, esta tese conseguiu alcançar os objetivos propostos, trazendo contributos para a literatura e para a administração da instituição estudada. No primeiro estudo, que consiste numa RSL, conseguimos fazer um mapeamento sobre a utilização do BSC no setor educacional, percebendo consequentemente que o BSC é uma ferramenta flexível, adaptável a vários contextos do setor educacional e aplicável em cenários diversificados desse setor, a saber: instituições de ensino superior; centro educacionais; e universidades, independentemente de serem públicos ou privados. Outra perceção que merece destaque foi a constatação de que a implementação do BSC não é tarefa simples, exigindo um tempo considerável para a sua concretização, além de exigir um forte apoio institucional e o envolvimento dos stakeholders para o seu sucesso. No segundo trabalho, após investigarmos como as teorias institucional e da burocracia influenciam o processo de implementação e de desenvolvimento do BSC, foram identificadas pressões isomórficas e características neo-burocráticas que devem ser tidas em consideração. No terceiro e no quarto estudo, demonstrou-se que a lógica fuzzy (Fuzzy set theory), pode mitigar a incerteza e a subjetividade inerentes ao processo de tomada de decisão. Além disso, esta abordagem pode auxiliar a administração na condução de uma gestão mais eficaz do mapa estratégico. Logo, a presente investigação permite trazer contribuições teóricas e práticas, além de proporcionar um contributo à literatura sobre o fenómeno do BSC, em especial no setor da educação. Quanto às contribuições teóricas desta tese, elencamos: a presença de um framework, que representa uma visão holística das pesquisas sobre o tema, o que permite uma fácil compreensão dos principais assuntos abordados no estudo do BSC no setor educacional; a constatação da presença de características neo-burocráticas, bem como de pressões isomórficas na decisão de implementação do BSC; a mitigação do julgamento subjetivo na tomada de decisão estratégica quando combinada a lógica fuzzy com os métodos DEMATEL e ANP no contexto do BSC; e o avanço da literatura cientifica sobre a tomada de decisão estratégica através de métodos MCDM associados à lógica fuzzy. Quanto às contribuições práticas, destacamos: - o contribuir para que os gestores do setor educativo adquiram uma melhor compreensão sobre a eficácia do BSC quando implementado de forma adequada; - compreender que o isomorfismo coercitivo pode levar a instituição a um nível de gestão mais profissional, possibilitando entregas de maior valor à sociedade; - concluir que os decisores devem direcionar recursos, sejam eles humanos ou financeiros, para as perspetivas e objetivos estratégicos mais relevantes, permitindo uma gestão mais eficiente e um melhor desempenho.
- Business Internationalization: Motivations, Challenges, Resilience, and the Strategic Impact of N-Tuple Helix NetworksPublication . Martins, Rui Manuel Centeno ; Ferreira, João José de Matos; Farinha, Luís Manuel do CarmoThis thesis aims to study the theme of Business internationalization, analyzing the motivations that encourage companies to expand into international markets, as well as the challenges faced that determine the successful or unsuccessful of companies in adapting to the complexities of the international markets and the decisive strategic impact of N-Tuple of Helices collaborative networks in simplifying and improving the internationalization process. In practical terms, by highlighting business internationalization, this research will allow company managers to understand the main motivating factors and challenges faced in this process and identify resilient strategies to overcome global barriers. Furthermore, the study provides insights on how to benefit from N-Tuple of Helices networks in strengthening partnerships, promoting innovation, obtaining competitive advantages, and contributing to strategic decision-making to improve competitiveness in international markets. In the theoretical context, this study seeks to contribute to the dynamics of business internationalization, exploring the implementation of multi-helix collaborative networks in business initiatives and public policies for the robustness of the internationalization of companies, particularly with regard to the integration of multiple actors, such as academia, companies, government and entities that promote support for internationalization, this research offers an innovative perspective on how these synergies in desire of a common objective, enhance and foster the growth and competitiveness of companies in the global market. This research will follow the empirical-formal research method, which will be characterised by the formulation of research questions based on the theoretical framework, testing these questions and critical reflection, confronting theory with the evidence of observed facts, and safeguarding the possibility of refutation. In the specific case of this research, the formulation of questions will be inspired by the existing theoretical framework on the internationalization of companies, which is a delimited set of observable phenomena. The first empirical essay in this thesis (Chapter 2) is entitled "Analysing stimuli and barriers, failure and resilience in Companies' Internationalization: a systematic and bibliometric review", where the framework and issues of the topic were framed, following a process of deductive reasoning, construction and based on a logic of a chain of reflection in descending order, which consisted of a general theoretical framework for private research cases. The results of the Systematic Literature Review (SLR) allow for the identification of emerging and as yet little explored themes on which the development of the following chapters is based. The second empirical essay in the thesis (Chapter 3), entitled "SMEs internationalization process: from success to insolvency, from brand rebirth to the re-internationalization", highlights the need to better understand the negative impact of these experiences on the internationalization of companies, SMEs with major investments deployed in their internationalization processes, through recourse to high levels of bank financing, in association with the COVID-19 pandemic period, were not able to successfully overcome the calvary of internationalization and culminating in their own bankruptcies, however, despite such failures, the attractiveness and reputation of the brand, supported by the strategic vision and perseverance of new entrepreneurs, enabled the rebirth of the brands and opening the door to their re-entering international markets. The third empirical essay in this thesis (Chapter 4) is entitled "Firms' internationalization: the sustainment process". In this study, we adopted the pragmatist paradigm through a mixed-method research approach that included two distinct studies. The first was a conceptual study focusing on the internationalization strategies of small and mediumsized enterprises (SMEs), which utilized a questionnaire for data collection. This was followed by a qualitative study that involved interviews to explore the factors that enhanced and propelled companies towards greater competitiveness in international markets. The fourth empirical essay in the thesis (Chapter 5) is entitled " What is the Role of Collaborative Networks in the Internationalization of Companies? An N-Tuple Helix Qualitative Approach”. The N-Tuple of Helices is fundamental for increasing the internationalization of companies, allowing adaptation to global complexities and expanding presence in international markets through collaborative networks. The study methodology applied was multiple cases, comprising the current synergies of the Triple Helix and the respective combination between the spheres, thus promoting the viability of the success of government and international projects to increase the national competitiveness of companies in international markets. The present thesis uncovered new insights and a clearer understanding of the business internationalization by highlighting the interplay between internal motivations, external challenges, and organisational resilience in navigating global markets. This study demonstrated how strategic engagement with N-Tuple of Helices networks fosters innovation, facilitates knowledge exchange, and strengthens collaborative efforts among academia, industry and government. Furthermore, the research provides actionable recommendations for business leaders, emphasizing the importance of leveraging multi-stakeholder partnerships to overcome barriers, enhance adaptability, and secure competitive advantages in diverse international contexts. These contributions enrich existing literature and offer a practical framework for businesses aspiring to expand globally in a competitive and strategic way.
- Gestão do Capital Intelectual no setor da Construção CivilPublication . Sucena , André Filipe Calvário ; Nunes, António João Santos; Matos, Florinda Maria Carreira NetoIn a global economy that is constantly changing, academia and organizations face challenges that can be overcome independently. However, cooperation between universities and organizations can enhance their ability to overcome these challenges by increasing competitiveness, implementing new technology, and promoting innovation. The capacity to overcome these barriers can provide value in organisational, academic, and social contexts. With the aim of analyzing the impact of intellectual capital on the organisational performance (growth of the organization) of SMEs in the construction sector, this thesis will consist of five articles. These articles will highlight the importance of studying this issue in the construction sector and how knowledge management and strategic partnerships can influence the relationship between intellectual capital and organisational performance. The objective of the initial article was to examine the impact of intellectual capital on small and medium-sized enterprises (SMEs) in the construction industry. After reviewing the literature, it was determined that the most appropriate approach was to consider intellectual capital as a whole, which is divided into three categories: human capital, relational capital, and structural capital. Three interviews were conducted following the Matos (2013) model. The results indicate that intellectual capital significantly impacts the performance of SMEs in the construction sector. The evidence highlights the importance of knowledge management and strategic partnerships in this relationship. The objective of the second article was to confirm and expand upon the theoretical basis of the findings presented in the first article. After identifying a lack of literature on the subject within the construction sector, we broadened our search parameters and utilized the keywords 'intellectual capital', 'SME', 'company', and 'organisational performance', which yielded 105 articles. Two types of article analysis were conducted. First, we utilized VOSviewer to exclude articles that did not fit the theme. Then, we conducted a manual analysis, resulting in a total of 61 articles. After a thorough analysis, we identified four main clusters. Two of these clusters focused on intellectual capital and innovation, while the other two addressed knowledge management and strategic partnerships, as identified in the first article. This article presents a framework that will serve as the basis for the next two articles. The third article aims to analyze the relationship between organisational performance, intellectual capital, and strategic partnerships, similar to the previous article. The questionnaire answered by 88 companies analyzed the dimensions of partnership management, strategic relationship management, and identification of new partnerships. The article concludes that there is a strong relationship between three constructs: intellectual capital, strategic partnerships, and organisational performance. These constructs influence each other and have a joint influence on organisational performance. The language used is clear, objective, and value-neutral, and the text is free from grammatical errors, spelling mistakes, and punctuation errors. The content of the improved text is as close as possible to the source text, and no new aspects have been added. The fourth article employed a questionnaire to assess the applicability of the previously proposed framework in the context of SMEs in the construction sector. The questionnaire was administered to 88 entities, and the results indicated a significant correlation between knowledge management, intellectual capital, and organisational performance, with each factor influencing the others. The study found that the first two concepts individually influence the organisational performance of SMEs in the construction sector. However, when considered together, they have a greater impact on the latter concept. The article examines knowledge management in terms of knowledge storage, creation, and sharing. The framework is based on the first analysis of the field of study, the analysis of the theoretical basis, and two studies that confirmed the previously identified theoretical basis through a questionnaire. The fifth and final article presents a framework for companies, particularly in the construction sector, to analyze their environment and enhance their organisational performance. This research contributes to future research related to the topic under study and to the theoretical base.
- Carbon leakage and energy transition: essays on foreign direct investment, sustainable development, and international tradePublication . Caetano, Rafaela Vital ; Marques, António Manuel Cardoso; Afonso, Tiago Jorge LopesThe ever-pressing quest for climate action and the consequent enlargement of environmental restrictions is reshaping current Global Value Chains (GVCs) and international trade patterns. As economic integration continues to evolve, there is evidence of international movements (investment and goods) towards the development of trade blocs with a concentration of pollution-intensive industries in developing countries, alongside significant deindustrialisation processes in many developed countries. As integration into GVCs has progressed, developing countries have found themselves further upstream, hosting polluting industries from developed countries (mainly through Foreign Direct Investment (FDI)), with the latter leading the way in climate action. But at what cost? In fact, the cost advantages emerging in developing countries are apparently coming at the expense of environmental quality. In addition, these movements have increased the external dependence of developed countries. Unprecedented global health and geopolitical crises have revealed the drawbacks of being highly integrated into GVCs. These drawbacks include the perceived concerns about countries’ sovereignty, undermined international competitiveness, and threatened fulfilment of consumer needs owing to potential supply shortages. These issues motivated the development of this thesis, which aims to gain a deeper understanding of what underpins the external dependence of developed countries and how it can be eased. To this end, seven empirical essays were developed. Environmental regulation is a widely recognised driver in the relocation of polluting industries. Why, then, does some literature support the unlikely transfer of polluting industries to developed countries? In fact, such transfers have been sustained solely based on the polluting effect of FDI in recipient countries. This thesis provides empirical evidence indicating that the pollutant impact of FDI in recipient countries is generally accompanied by an increase in the overall energy demand, predominantly supplied by non-renewable sources. Hence, to accurately evaluate the environmental impacts of FDI, an analysis of the recipient countries’ energy mix diversification should be undertaken before endorsing the transfer of industries. This thesis also sheds light on the vital role of the energy transition in recipient countries in softening the polluting impact of FDI. It should be pointed out, however, that the results reveal a potential lack of energy infrastructure in developing countries, which makes it more challenging for these countries to benefit from the energy transition.In this regard, the main findings of this thesis indicate that private participation in energy infrastructure investment encourages the energy transition in developing countries and mitigates the pollution associated with FDI. The downstream production of “environmentally friendly goods” in developed countries appears to rely on the upstream production of intermediate goods in developing countries. Additionally, the imports of intermediate goods from developing countries seem strongly encouraged by outward FDI from developed countries. These facts underline the relevance of assessing the overall environmental impact of goods from their early production (including pollution embodied in imports of intermediate goods) until their consumption. In fact, by resorting to carbon leakage, developed countries can maintain their position as leaders in climate action by polluting considerably less through production while polluting through consumption. Hence, environmental performance should cease to be exclusively measured through production-based environmental indicators. This thesis, therefore, provides empirical evidence that the external dependence of developed countries is rooted in the carbon leakage phenomenon by assessing the overall environmental impacts that might underlie the carbon leakage phenomenon, namely from the moment the investment flows out of developed countries until the moment the manufactured goods return to those economies. The energy transition has proved to have a fundamental role not only in mitigating the polluting impact of FDI in recipient countries (first, second, third, and fourth essays), but also in determining international investment and trade flows (fifth, sixth, and seventh essays). Although it may be driving carbon leakage, environmental regulation has proven to effectively reduce the external dependence of developed countries. Even though it can be considered a non-tariff barrier, enforcing environmental restrictions poses considerably low risks of trade retaliation compared to import tariffs, which are more likely to inhibit the benefits of competition. Notwithstanding, this strategy should not be exclusive; the energy transition must be pursued in parallel. The energy transition should no longer be seen merely as the substitution of fossil-fuel energy sources for renewable ones. In fact, the energy transition can trigger and entail considerable structural changes, reversing the deindustrialisation trajectory of developed countries, thus contributing to the development of robust GVCs.