FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento por data de Publicação
A mostrar 1 - 10 de 906
Resultados por página
Opções de ordenação
- A gestão do aprovisionamento hospitalar: estudo dos hospitais públicos portuguesesPublication . Almeida, Anabela Antunes de; Reis, Rui Lopes dos; Lourenço, Luís António NunesEsta investigação incide na área do Aprovisionamento, em particular nas áreas da gestão de materiais e das compras no sector hospitalar público português. A área em análise reveste-se de grande importância para qualquer organização, e em particular para o sector da saúde, uma vez que, por um lado, envolve investimentos consideráveis, que embora não directamente produtivos constituem um encargo financeiro, por outro lado, esta área não pode ser vista como uma função isolada do hospital, mas sim como a função que primeiramente condiciona todo o processo produtivo hospitalar. Uma vez que não foi identificado qualquer trabalho que servisse de guia e ponto de partida da análise da realidade portuguesa, no que diz respeito aos serviços de Aprovisionamento dos Hospitais Públicos Portugueses, decidiu-se efectuar uma caracterização geral desses serviços nos hospitais públicos de caracter geral (Hospitais Centrais, Distritais e Centros Hospitalares) existentes em Portugal. Com a realização desta investigação pretende-se, contribuir para um conhecimento mais aprofundado da forma como se estruturam e funcionam os Serviços de Aprovisionamento dos Hospitais Públicos Portugueses, e em particular as práticas de gestão de materiais e de compras hospitalares implementadas. Este conhecimento permitirá uma reflexão mais sustentada sobre alternativas do processo de gestão de compras, nomeadamente a sua centralização. Procurar-se-ão identificar aspectos que podem influenciar o desempenho nesta área., nomeadamente no que diz respeito ao tipo de hospital, à sua localização e à frequência de utilização dos diferentes tipos de contrato para aquisição de bens e serviços. Assim foi formulado um conjunto de questões. A primeira questão está relacionada com os tipos de hospital existentes em Portugal e os seus comportamentos em termos de práticas de aprovisionamento. Com a segunda pretende-se compreender até que ponto existem em Portugal diferenças regionais relacionadas com as práticas no aprovisionamento. Finalmente a terceira questão diz respeito às diferenças de práticas em termos do tipo de contrato utilizados, pelos hospitais, para a aquisição de bens e serviços, ao nível das práticas do aprovisionamento.
- Análise do método ABC aplicado â logistica de distribuiçãoPublication . Ferreira, Ricardo Jorge Cardoso Lima; Nunes, Paulo Jorge MaçãsEste trabalho aborda a utilização do Método ABC quando aplicado à logística de distribuição tendo em conta o método de implementação que uma empresa pode adoptar. Trata-se de um estudo de caso efectuado numa empresa que comercializa embalagens alimentares, distribuindo-os para todo o país. A logística é um processo que influencia imenso a criação de valor dos produtos e os serviços de uma empresa, pois torna possível a maximização da integração, na cadeia de fornecimento, do fluxo de produtos e serviços e do fluxo de informações. Para planear e controlar as actividades logísticas, de uma forma eficaz e eficiente, é necessário ter um método de custeio dessas actividades. Assim, neste estudo analisamos a implementação do Método ABC nas actividades de logística de distribuição. Como resultado conclui-se que a implementação do Método ABC aplicado à logística de distribuição necessita de ter em consideração as limitações impostas pelo tempo de execução e a complexidade das próprias actividades, para que se possa alimentar eficazmente um sistema de informações de custos.
- Estrutura de capitais das PMEs: evidência empírica para Portugal usando diferentes métodos de estimaçãoPublication . Inácio, Ana Cristina Mendes; Teixeira, Zélia Maria da Silva Serrasqueiro; Nunes, Paulo Jorge MaçãsUtilizando uma amostra de 237 Pequenas e Médias Empresas (PMEs) Portuguesas para o período entre 1999 e 2005, no presente estudo analisamos quais os principais determinantes da estrutura de capitais das PMEs Portuguesas, indagando ainda se os resultados obtidos são, ou não, dependentes do método de estimação utilizado. Os resultados empíricos obtidos permitem-nos concluir que o método de estimação utilizado tem influência sobre os resultados obtidos, no que concerne à relação entre alguns dos determinantes e o endividamento das PMEs Portuguesas, sobretudo quando se considera o endividamento total das PMEs Portuguesas. No que concerne à relação entre determinantes e endividamento, as evidências empíricas permitem-nos concluir que: 1) as PMEs Portuguesas mais rentáveis e de menor idade recorrem menos a endividamento total, enquanto que as de maior dimensão e crescimento recorrem mais a endividamento total; 2) as PMEs Portuguesas mais rentáveis, com maior nível de colaterais e de maior idade, recorrem menos a endividamento de curto prazo, enquanto que as de maior dimensão e crescimento recorrem mais a endividamento de curto prazo; e 3) as PMEs Portuguesas mais rentáveis recorrem menos a endividamento de longo prazo, enquanto que as que apresentam um maior nível de colaterais recorrem mais a endividamento de longo prazo. Na generalidade, a Teoria da Pecking Order e a Teoria da Agência revelam maior poder explicativo das decisões de estrutura de capitais das PMEs Portuguesas do que a teoria do Trade – Off.
- Determinantes de entrada e saída de empresas nas regiõesPublication . Duarte, Cláudia Filipa Reis; Marques, António Manuel CardosoCom uma base de dados de painel, usando estimadores estáticos e dinâmicos, este trabalho tem como objectivo central analisar as determinantes regionais de entrada e saída de empresas, para a análise tivemos em consideração as regiões de Portugal Continental por NUTIII, tendo por base um conjunto de variáveis respeitantes a três factores: procura local, empreendedorismo e efeitos de aglomeração. Deste modo, para o factor da procura local a população desempenha o papel principal na sua explicação, uma vez que, exerce pressão sobre a escolha de determinada região. Quanto ao empreendedorismo, a taxa de desemprego e a taxa de juro de referência para os empréstimos são os que mais peso têm na tomada de decisão dos empresários. Constatamos ainda que o efeito de aglomeração é importante devido à existência de externalidades negativas decorrentes de outras empresas na região. Os resultados obtidos sugerem que a entrada e a saída são relacionadas entre si, ou seja, a entrada é influenciada positivamente pela saída. Quanto à saída os factores que a influenciam são os mesmos que os apresentados para a entrada incluindo aqui também a produtividade, analisada somente para o modelo de estimação da saída.
- Cuidados continuados: novas tendênciasPublication . Pereira, Inês Alexandra da Cruz Ladeiro Vilela; Almeida, Anabela Antunes deA diminuição da mortalidade e da natalidade tem-se traduzido, em Portugal, no progressivo envelhecimento da população. Ao mesmo tempo, o aumento da esperança média de vida reflecte uma melhoria do nível de saúde dos portugueses, desde os últimos 40 anos. Porém, e apesar de uma maior exigência na qualidade e quantidade de serviços de saúde, verificam-se ainda carências fundamentalmente no que diz respeito aos cuidados de saúde e apoio social em situações de convalescença, de média e de longa duração, que decorrem de um maior número de pessoas com doenças crónicas incapacitantes. Se por um lado a esperança de vida aumenta e a mortalidade diminui, por outro lado surge a necessidade de dar resposta a estas novas realidades. A resposta a estas necessidades deve, portanto, ser ajustada a cada diferente grupo alvo. A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, foi criada com o objectivo de promover a qualidade de vida e consolidação de uma sociedade mais solidária, prevenindo, reduzindo e adiando as incapacidades Estes objectivos pressupõem a instituição de um modelo de intervenção integrado e articulado entre o sector da saúde e a segurança social, envolvendo a participação e colaboração da sociedade civil e do Estado. Assim, este trabalho, tenta compreender em que medida a etapa inicial de planeamento e implementação da RNCCI e das suas das experiencias piloto se aproxima dos princípios definidos no modelo, e tem como finalidade a caracterização da situação actual e o grau de desenvolvimento da RNCCI.
- Determinantes do crescimento das PME's portuguesasPublication . Almeida, Alcina Fátima Fontes de; Nunes, Paulo Jorge MaçãsNa presente dissertação estudamos empiricamente os factores determinantes do crescimento das PME`s Portuguesas. Para o efeito utilizamos uma amostra de 1383 PME`s Portuguesas para o período entre 1999 e 2005. Consideramos duas medidas de crescimento: 1) crescimento do activo; e 2) crescimento das vendas. Como factores determinantes do crescimento das PME`s Portuguesas, os determinantes usualmente utilizados na literatura: 1) dimensão; 2) idade; 3) activos intangíveis; 4) financiamento interno (cash flows) e; 5) financiamento externo (endividamento total, e a sua posterior sub divisão em endividamento de curto e de longo prazo). Metodologicamente usamos regressões OLS com o objectivo de estimar as relações entre determinantes e crescimento. Os resultados indicam-nos que: 1) se rejeita a “Lei” de Gibrat´s, sendo o crescimento das PME`s Portuguesas dependente da prévia dimensão; 2) a maior idade das PME`s Portuguesas traduz-se num menor crescimento; 3) os activos intangíveis só contribuem para o acrescimento do crescimento das PME`s Portuguesas a partir de um nível mínimo de crescimento das PME`s Portuguesas; 4) o financiamento interno é relevante para o crescimento das PME`s Portuguesas; e 5) o efeito do financiamento externo sobre o crescimento das PME`s Portuguesas depende das medidas de financiamento externo e dimensão consideradas.
- Equilibrio competitivo na indústria de futebol e determinantes do desempenho desportivo: evidência empírica para Portugal usando modelos de dados em painelPublication . Melfe, Franco Adriano Alves; Marques, António Manuel CardosoNo presente estudo, foram utilizados vários modelos, para analisar os clubes que participaram na Liga principal de futebol em Portugal desde 1999/00 a 2005/06. Testou-se empiricamente a possibilidade de enviesamento dos árbitros e como é influenciado o desempenho desportivo. Na abordagem teórica foi contextualizado o futebol a nível europeu e nacional, foi explicada a evolução do modelo empresarial aplicado ao futebol e foi ainda abordado o tema de equilíbrio competitivo e ainda analisada a vantagem de jogar em casa. A literatura demonstra que os árbitros tendem a beneficiar a equipa da casa, a vantagem de jogar em casa é importante para o desempenho desportivo. As competições europeias são uma boa fonte de receitas mas também aumentam os custos com o plantel. Os resultados empíricos demonstram que os árbitros em Portugal são imparciais nas suas decisões. Em relação ao desempenho desportivo este aumenta com as receitas das quotizações e publicitárias. Confirma-se a existência de vantagem de jogar em casa. Pela negativa destaca-se os altos encargos com o plantel, que não são convertidos em desempenho desportivo. As altas receitas das competições europeias permitem um encaixe financeiro elevado, mas tal participação enfraquece o desempenho a nível nacional.
- Does trade credit facilitate access to bank finance?: an empirical evidence from Portuguese and Spanish small medium size enterprisesPublication . Teixeira, Andreia Manuela Martins; Gama, Ana Paula Bernardino MatiasThis paper examines if trade credit could be considered as a substitute and/or a complement to bank credit in order to assess the existence of credit rationing. Using a panel dataset of 468 and 7019 Portuguese and Spanish small medium size enterprises, in the period 1998-2006, and controlling for endogeneity problems by using GMM estimators, the results confirm the existence of credit rationing, since the substitution hypothesis is confirmed. This effect is particularly strong for firms that maintaining an exclusive relationship with one bank, which indicate a greater severity of adverse selection problems for those firms. Although the substitution hypothesis is confirmed, the results seem indicate that the substitution and complementary hypothesis are not mutually exclusive, especially for a specific group of firms: the younger and smaller firms. In line with the theories that emphasize the informational role of trade credit, due the informative advantage of suppliers, our empirical results confirm that trade credit allow the younger and smaller firms to improve their reputation, as trade credit reveals the private information of the supplier to the bank, in turn, banks can update their beliefs about customer default risk and agree to increase bank credit.
- A problemática dos transportes e o desenvolvimento regionalPublication . Ferreira, Rita Maria de Almeida Marques; Manso, José Ramos PiresOs transportes não só são essenciais à competitividade da nossa economia como às nossas trocas comerciais, económicas e culturais. Elemento capital no funcionamento das economias modernas, o transporte confronta-se com uma contradição permanente entre uma sociedade que exige cada vez mais mobilidade e uma opinião pública que suporta cada vez menos os atrasos crónicos e a medíocre qualidade das prestações de determinados serviços oferecidos pelas empresas. Perante uma procura de transporte sempre crescente, a comunidade não pode responder apenas com a construção de novas infra-estruturas e com a abertura de novos mercados. O duplo imperativo que representam o alargamento e o desenvolvimento sustentável, consagrado nas conclusões do Conselho Europeu de Gotemburgo, impõe uma optimização do sector dos transportes: um sistema de transportes moderno deve ser um sistema sustentável, tanto do ponto de vista económico como dos pontos de vista social e ambiental. Nas últimas duas décadas a União Europeia promoveu investimentos consideráveis em infra-estruturas de transportes, concentrando uma parcela significativa dos Fundo Estruturais em programas de apoio a esses investimentos. Esta política parece ter por base a crença de que os investimentos em infra-estruturas de transportes contribuem para o crescimento económico da União Europeia e para a coesão económica e social entre os países europeus. A presente dissertação pretende analisar a Política Comum de Transportes da União Europeia, tentando perceber como era no passado, quais são as suas linhas orientadoras actuais e os seus objectivos. Caracterizar as teorias económicas que abordam o tema de crescimento regional e perceber o seu papel e importância que os transportes assumem em cada uma delas, na explicação do crescimento e da convergência ou divergência entre regiões. E, caracterizar os ensinamentos da teoria económica sobre os transportes, com o objectivo de perceber qual a relação que a teoria prevê que se verifique entre transportes e crescimento económico e entre transportes e convergência regional.
- Marketing experiencial e publicidade em indústrias criativas: o caso da gazela high tech ydreamsPublication . Lopes, Sérgio Alexandre Pombeiro; Leitão, João Carlos CorreiaAs empresas estão a optar, cada vez mais, por desenvolver acções de Marketing experiencial centradas no benefício dos consumidores, em detrimento de uma abordagem mais tradicional baseada na comunicação dos atributos funcionais dos seus produtos. Os consumidores procuram produtos, acções de comunicação e campanhas de Marketing que façam apelo aos seus sentidos. As empresas devem, deste modo, preocupar-se em promover os seus produtos ou a sua imagem através de experiências inovadoras, relevantes e divertidas, apelando às sensações e emoções. Nesta perspectiva, os avanços tecnológicos e o entretenimento adquirem um papel de relevo ao possibilitarem a utilização de ferramentas e meios que possibilitam proporcionar essas experiências aos consumidores. As indústrias criativas surgem então como uma aliança valiosa no desenvolvimento de acções publicitárias, possibilitando alcançar os consumidores nos seus momentos de diversão, permitindo que os anunciantes associem a sua marca a experiências positivas e diferenciem a mensagem comunicada. O estudo de caso apresentado centra-se na análise de uma empresa Portuguesa considerada como Gazela High Tech de referência, que tem vindo a desenvolver um esforço de I&D orientado para a oferta de soluções inovadoras com uma forte componente tecnológica para várias áreas de actividade, de entre as quais se destaca a publicidade em indústrias criativas. A empresa diferencia os seus produtos e serviços através de um investimento considerável em I&D, bem como por intermédio da criação de acções experienciais e acções publicitárias não tradicionais. Os resultados obtidos sugerem que as acções de Marketing experiencial e de publicidade em indústrias criativas são uma fonte efectiva de diferenciação, podendo igualmente ser fonte de vantagem competitiva, mediante o reforço da experiência de entretenimento do consumidor.
