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- Da Identidade Narrativa: Paul Ricoeur, leitor de Santo AgostinhoPublication . Rosa, José Maria SilvaQuem, ainda que por uma vez apenas, na sua inevitável viagem para Tebas, não se confrontou já com a questão: Quem sou? Como um assaltante na estrada, a pergunta brota. E quer uns se circunscrevam ao que pergunta revela acerca da dimensão interrogante daquele que a põe, ou outros avancem precipitadamente para as respostas possíveis, o certo é que a pergunta persiste e resiste às investidas de uns e de outros. E, contudo, a própria questão parece trazer já consigo um princípio de resposta. Na pergunta “quem?” parece estar já implicitamente pressuposto ou aceite que há um “quem”. Todavia, este primevo índice de uma identidade é constantemente assolado pela experiência de uma radical impermanência, já desvelada pela pergunta, impermanência que salta desse choque, como uma faúlha.
- A gestão do aprovisionamento hospitalar: estudo dos hospitais públicos portuguesesPublication . Almeida, Anabela Antunes de; Reis, Rui Lopes dos; Lourenço, Luís António NunesEsta investigação incide na área do Aprovisionamento, em particular nas áreas da gestão de materiais e das compras no sector hospitalar público português. A área em análise reveste-se de grande importância para qualquer organização, e em particular para o sector da saúde, uma vez que, por um lado, envolve investimentos consideráveis, que embora não directamente produtivos constituem um encargo financeiro, por outro lado, esta área não pode ser vista como uma função isolada do hospital, mas sim como a função que primeiramente condiciona todo o processo produtivo hospitalar. Uma vez que não foi identificado qualquer trabalho que servisse de guia e ponto de partida da análise da realidade portuguesa, no que diz respeito aos serviços de Aprovisionamento dos Hospitais Públicos Portugueses, decidiu-se efectuar uma caracterização geral desses serviços nos hospitais públicos de caracter geral (Hospitais Centrais, Distritais e Centros Hospitalares) existentes em Portugal. Com a realização desta investigação pretende-se, contribuir para um conhecimento mais aprofundado da forma como se estruturam e funcionam os Serviços de Aprovisionamento dos Hospitais Públicos Portugueses, e em particular as práticas de gestão de materiais e de compras hospitalares implementadas. Este conhecimento permitirá uma reflexão mais sustentada sobre alternativas do processo de gestão de compras, nomeadamente a sua centralização. Procurar-se-ão identificar aspectos que podem influenciar o desempenho nesta área., nomeadamente no que diz respeito ao tipo de hospital, à sua localização e à frequência de utilização dos diferentes tipos de contrato para aquisição de bens e serviços. Assim foi formulado um conjunto de questões. A primeira questão está relacionada com os tipos de hospital existentes em Portugal e os seus comportamentos em termos de práticas de aprovisionamento. Com a segunda pretende-se compreender até que ponto existem em Portugal diferenças regionais relacionadas com as práticas no aprovisionamento. Finalmente a terceira questão diz respeito às diferenças de práticas em termos do tipo de contrato utilizados, pelos hospitais, para a aquisição de bens e serviços, ao nível das práticas do aprovisionamento.
- Optimisation of Mobile Broadband Multi-Service Systems Based in Economics AspectsPublication . Velez, Fernando J.; Correia, Luis M.Multi-service traffic engineering has a strong impact in Mobile Broadband Systems (MBS) revenues, allowing one to obtain merit functions for optimisation purposes, a key aspect in cellular planning. A net cost model is presented for the design trade-offs between re-use pattern, K, coverage distance, R, and spectral efficiency, S ef(R). It allows for the determination of the revenue per basic channel, R 384, that achieves a given value for the annual profit per kilometre. Fast terminal mobility has an important impact in handover failure probability, hence, in system capacity. While in the business city centre and other urban scenarios mobility has no significant effect, it strongly affects the supported traffic in main roads. Comparing the urban with the roads scenarios, a reduction up to 54% may come as a consequence, from (S ef)TOT=32.2 to 15.2%, for R=100 m and K=2; R 384 has to be 0.005 and 0.045 €/min, respectively, i.e., the prices in the roads scenario have to be around one order of magnitude higher than in the urban one. As time goes by, and the use of MBS evolves, the operator will be able to choose different cell coverage distances, in order to support a different number of users, whilst maximising profit. In a medium term scenario, while the number of foreseen users is less than 70% of the number of users in the mature phase, cells with R=200 m will be used.