Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-18"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Projeto estrutural de um edifício multifamiliar na CovilhãPublication . Duarte, Marisa Tourais; Andrade, Jorge Miguel de AlmeidaO presente trabalho tem como objetivo projetar uma estrutura em betão de um edifício destinado a habitação. O projeto de estruturas de betão de edifícios permite a aplicação dos conhecimentos na área das estruturas adquiridos ao longo do curso. A partir do projeto arquitetónico, consegue-se definir as etapas que caracterizam o projeto de estruturas de um edifício. O projeto de estruturas envolve a conceção, pré dimensionamento, análise e discussão de várias soluções estruturais possíveis para a execução da estrutura, tendo em conta o comportamento à ação sísmica e ações gravíticas. Após a decisão da solução estrutural procede-se ao respetivo dimensionamento e pormenorização. O trabalho contempla diversas fases, desde a interpretação dos desenhos de arquitetura até à estimativa orçamental da obra, pelo que se definiram duas soluções para a caixa de escadas e a decisão do projeto a executar é tomada com base na solução mais económica. A realização deste trabalho teve como base a aplicação dos Eurocódigos, nomeadamente os que referem as normas de cálculo e regras de dimensionamento, pelo que se encontram referenciados ao longo da dissertação. Relativamente à análise estrutural, e através do programa de cálculo (TRICALC), realizou-se o modelo tridimensional de elementos finitos, fundamental na prática corrente da engenharia de estruturas. Por fim, é elaborado o dimensionamento manual de alguns elementos estruturais para poderem ser comparados com os resultados obtidos pelo programa para se poderem validar e elaborar de forma clara a pormenorização.
- Do Medo ao Método: Framework Multicamadas de Análise do Medo InterativoPublication . Vicente, Jessica Alexandra Cordeiro; Almeida, Flávio Henrique de; Amaral, Inês de Oliveira Castilho e AlbuquerqueEsta dissertação propõe-se a analisar o medo como fenómeno expressivo, emocional e interativo no contexto dos videojogos de terror. Partindo da premissa de que o medo, nestes jogos, é resultado de uma construção intencional por meio de estratégias visuais, sonoras, narrativas e mecânicas, desenvolve-se um modelo analítico próprio — o Framework Multicamadas de Análise do Medo Interativo — composto por quatro níveis: Elementos de Design, Mecanismos de Medo, Tipologias de Medo e Experiência do Jogador. A metodologia adotada é qualitativa, comparativa e teórico-crítica, centrada na análise de três jogos representativos de diferentes escalas e estilos de produção: Outlast, Until Dawn e Resident Evil Village. A análise decorre segundo seis eixos temáticos: Psicologia do Medo, Estética Visual, Narrativa Interativa, Design Sonoro, Experiência do Utilizador e Tecnologia e Imersão. Os resultados revelam que a eficácia emocional do medo digital reside na articulação consciente entre os diversos elementos de design e na criação de experiências que equilibram agência, vulnerabilidade e imersão. O framework proposto mostra-se útil tanto para a análise crítica como para o desenvolvimento de experiências de terror digital, permitindo uma leitura integrada e transversal do fenómeno. Este estudo contribui para o campo dos estudos de videojogos ao propor uma ferramenta de análise que reconhece o medo como linguagem estética e sensorial complexa, com potencial expressivo e narrativo significativo.
- Adaptação nos videojogos: Análise ao videojogo e série televisiva The Last of UsPublication . Henriques, Lisandra Paulina Basílio; Merino, Francisco Alexandre Lopes FigueiredoEste documento analisa o jogo The Last of Us (2013) e adaptação televisiva homónima (2023), para compreender a metodologia utilizada pelos criadores para a transportação do material de um meio para outro. A análise tem como finalidade identificar os componentes beneficiais para uma adaptação bem-sucedida ou para uma melhor narrativa em videojogos. É feito inicialmente um estudo nos campos teóricos do game design, das adaptações e da história das adaptações de videojogos, para um melhor entendimento destes temas e fatores que venham a influenciar a analise. No game design discute-se as várias definições de jogo e de game design, as tarefas incluídas no campo e as discussões sobre o lugar da narrativa nos videojogos. A adaptação faz uma revisão sobre as teorias do campo no cinema e literatura, identificando os fatores principais que influenciam a produção de adaptações. Por último, o capítulo da adaptação dos videojogos, recorda este tipo de obras no meio ao longo do tempo e os diferentes fatores que vêm a influenciá-las metodologicamente. Posteriormente, é iniciada a análise do jogo e adaptação The Last of Us, utilizando a fidelidade como critério principal de avaliação. A análise faz uma comparação entre os diversos aspetos destas obras como a narrativa, personagens, cenários, som e mecânicas, de modo a identificar alterações e semelhanças entre os dois materiais. Por fim, é concluído que a adaptação de The Last of Us é um exemplo de como o equilíbrio entre a fidelidade ao material original e a introdução de novos elementos podem produzir uma obra de alta qualidade. Para além disso, a análise destaca a importância da adaptação como uma obra própria com ligações a outros textos, e não como uma cópia de algo.
- Compostos de Biginelli como potenciais inibidores da xantina oxidasePublication . Fernandes, Élvide da Conceição Furtado; Matias, Mariana Ruivo; Silvestre, Samuel MartinsA presente dissertação teve como objetivo o desenvolvimento e a avaliação de compostos com potencial atividade anti-hiperuricémica, visando a inibição da enzima xantina oxidase (XO) e a atividade antioxidante. Para isso, foi sintetizada uma série de compostos (série EF) e foram avaliadas três séries de compostos: (i) a série EF, composta por derivados de di-hidropirimidin-2(1H)-tionas obtidos através da reação de Biginelli; (ii) a série MM; e (iii) a série 7b, ambas formadas por análogos previamente sintetizados. Os compostos foram submetidos a ensaios in vitro de inibição da XO, utilizando o alopurinol como referência, e a ensaios de capacidade antioxidante pelo método do radical 2,2-difenil-1-picrilhidrazil. A série EF apresentou atividade limitada, com destaque para o composto EF11, que alcançou 10,59% de inibição da XO. Na avaliação antioxidante, todos os compostos EF apresentaram percentuais negativos de redução, sugerindo ausência de atividade antioxidante ou possível comportamento pró-oxidante. Por outro lado, as séries MM e 7b revelaram resultados significativamente superiores. Na primeira, os compostos MM74, MM35 e MM84 destacaram-se com inibição acima de 20%. A série 7b apresentou atividade maior, com o derivado 7.15b atingindo 39,01% de inibição da XO. A diversidade estrutural destas séries parece contribuir para uma maior afinidade com o sítio ativo da enzima, corroborando com o princípio de que pequenas variações estruturais impactam fortemente a bioatividade. Os resultados obtidos reforçam a importância da integração entre síntese racional, caracterização biológica e planeamento estrutural orientado, contribuindo para a identificação de novos candidatos terapêuticos direcionados particularmente à inibição da XO.
- Os Mecanismos de Censura aplicados à Imprensa RegionalPublication . Figueiredo, Ana Catarina Freitas; Carvalheiro, José Ricardo PintoO Jornalismo é procurar, dissecar, refletir e transmitir informação. O Jornalismo é uma profissão que se pretende livre para exercer o seu trabalho qualitativamente. Contudo, nem sempre foi assim. Nesse sentido, a presente dissertação estuda os efeitos que o período do Estado Novo teve sobre o Jornalismo, em geral e, em particular sobre a imprensa regional. O regime ditatorial de António de Oliveira Salazar e, mais tarde, de Marcello Caetano serviu-se da censura e de outras entidades que foram construídas em seu redor, para manietar a vida pública e política de Portugal durante quatro décadas. A censura era uma estrutura tripartida, que dividia forças com a Polícia política, a Propaganda e o Ditador. Estas três instituições revelaram-se peças fundamentais num jogo que só era para alguns. Do qual a sociedade foi arredada à partida. Em consequência, o Jornalismo e a imprensa regional, não tiveram tempo de maturação e de desenvolvimento. Apenas alguns assuntos e abordados de certa maneira eram permitidos nos jornais e, sempre com o devido aval da censura. Os cortes podiam incidir em qualquer peça jornalística, assim como dependiam em grande medida da interpretação do censor. A reflexão sobre o tema inclui uma revisão bibliográfica desde o início da atividade jornalística com as folhas noticiosas no Antigo Regime e incluindo o Jornalismo do século XX entre o fim da I República e o início da Ditadura Militar, para depois se concentrar no Estado Novo e, particularmente, no período marcelista. O estudo empírico baseia-se na análise de cortes de artigos jornalísticos do Jornal do Fundão e do Notícias da Amadora, nos últimos anos da ditadura, bem como a análise de relatórios censórios provenientes da Secretaria de Estado da Informação e Turismo. O estudo empírico é ainda constituído por entrevistas feitas a antigos jornalistas (e, mais tarde, responsáveis) dos jornais já mencionados.
- Contributos para uma gestão eficiente do Balanced Scorecard no setor educativo brasileiro: um estudo de casoPublication . Junior, Isaías de Jesus Alvares Mendes ; Alves, Maria do Céu Ferreira GasparCom o advento da Nova Gestão pública, as instituições que compõem o setor da educação precisam cada vez mais de apresentar serviços que criem valor para a sociedade. Neste contexto, encontram-se as instituições educativas públicas, que podem envolver estruturas físicas consideráveis e um número significativo de alunos, além de grandes aportes orçamentais do Estado, o que as pressiona ainda mais para prestarem um serviço de valor à sociedade. Assim, uma gestão eficiente do desempenho organizacional dessas instituições é vital no mundo contemporâneo. A literatura tem indicado que as ferramentas de gestão estratégica, como é o exemplo do Balanced Scorecard (BSC), podem ser uma alternativa para uma gestão que crie valor para a sociedade. E, embora a literatura possa não ser muito extensa e estar fragmentada, considera-se que, mesmo com resultados promissores, são necessárias futuras investigações. A análise da literatura disponível permite concluir que os países em desenvolvimento podem representar um bom cenário de investigação, dado que estes países ainda carecem de investigação sobre a utilização do BSC como ferramenta de gestão estratégica em instituições de ensino público. Logo, uma investigação que aborde o BSC neste contexto parece adequada, tornando a compreensão deste fenómeno mais holística e fortalecendo a literatura, que ainda carece de aprofundamento em países em desenvolvimento. Assim, esta tese tem como objetivo analisar como é que o BSC está a ser utilizado no setor da educação e averiguar como é que se pode melhorar o seu funcionamento de modo a permitir uma gestão mais eficiente e um melhor desempenho institucional. Para isso foram analisados os contributos da teoria institucional, da burocracia e da lógica fuzzy (Fuzzy set theory), para uma gestão mais eficiente do BSC. Em termos de estrutura, esta tese é constituída por seis capítulos, no capítulo dois, apresenta-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), onde se procurou responder às seguintes questões de investigação: (i) Qual é o estado da arte sobre a utilização do BSC no setor da educação? (ii) Como é que o BSC está a ser utilizado no setor da educação? (iii) Quais são as tendências de investigação neste domínio? Procurou-se, assim, identificar e sintetizar a investigação sobre a aplicação do BSC no setor da educação, identificar lacunas e apontar potenciais áreas para estudos futuros. Em seguida foram desenvolvidos três estudos empíricos que permitiram contribuir precisamente para colmatar algumas das lacunas de investigação identificadas na RSL. Assim, e depois da RSL desenvolvida no capítulo 2, no capítulo 3, procurou-se, através de um estudo de caso em uma instituição do setor educativo brasileiro, averiguar quais os contributos da teoria da burocracia e da teoria institucional na implementação e funcionamento do BSC. Mais especificamente, procurou-se analisar o papel da Nova Sociologia Institucional e desmitificar a imagem negativa muitas vezes associada à teoria da burocracia, ao se demonstrar que alguns procedimentos neo-burocráticos são benéficos na implementação e no funcionamento do BSC. No capítulo 4, procura-se analisar os contributos da lógica fuzzy combinada com o método Decision Making Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL), para uma gestão mais eficiente do BSC. Verifica-se que diante da subjetividade e imprecisão presentes em muitos processos de tomada de decisão, nomeadamente na gestão do mapa estratégico do BSC, a utilização do fuzzy DEMATEL permite mitigar o impacto da incerteza na gestão. Assim, ao aplicar o fuzzy DEMATEL às perspetivas do BSC com o intuito de identificar as relações de influência entre elas, consegue-se melhorar a gestão estratégica da organização. No capítulo 5, é explorado o uso da lógica fuzzy em conjunto com o Analytic Network Process (ANP) para se estabelecer uma ordem de prioridades entre os objetivos estratégicos e entre as perspetivas do BSC. O estudo procura demonstrar que é possível lidar com a incerteza e subjetividade dos processos de tomada de decisão, otimizando a gestão do mapa estratégico. A utilização do ANP permite gerir as interdependências entre os objetivos estratégicos e entre as perspetivas do BSC, comprovando que a integração da lógica fuzzy com o ANP contribui significativamente para a melhoria da gestão estratégica. Os resultados obtidos foram analisados através do fuzzy ANP para classificar as perspetivas e os objetivos estratégicos segundo o seu grau de prioridade permitindo melhorar a tomada de decisão. Estes estudos empíricos (Cap 3, 4 e 5) permitiram trazer contributos teóricos, acerca do papel que as teorias Institucional e da Burocracia podem desempenhar na decisão inicial e no processo de implementação do BSC. E, contributos práticos, que vieram mostrar que se pode fazer uma gestão mais eficiente do mapa estratégico do BSC, no setor educativo, recorrendo a métodos Multi-criteria decision making (MCDM) como o DEMATEL e o ANP. Desse modo, esta tese conseguiu alcançar os objetivos propostos, trazendo contributos para a literatura e para a administração da instituição estudada. No primeiro estudo, que consiste numa RSL, conseguimos fazer um mapeamento sobre a utilização do BSC no setor educacional, percebendo consequentemente que o BSC é uma ferramenta flexível, adaptável a vários contextos do setor educacional e aplicável em cenários diversificados desse setor, a saber: instituições de ensino superior; centro educacionais; e universidades, independentemente de serem públicos ou privados. Outra perceção que merece destaque foi a constatação de que a implementação do BSC não é tarefa simples, exigindo um tempo considerável para a sua concretização, além de exigir um forte apoio institucional e o envolvimento dos stakeholders para o seu sucesso. No segundo trabalho, após investigarmos como as teorias institucional e da burocracia influenciam o processo de implementação e de desenvolvimento do BSC, foram identificadas pressões isomórficas e características neo-burocráticas que devem ser tidas em consideração. No terceiro e no quarto estudo, demonstrou-se que a lógica fuzzy (Fuzzy set theory), pode mitigar a incerteza e a subjetividade inerentes ao processo de tomada de decisão. Além disso, esta abordagem pode auxiliar a administração na condução de uma gestão mais eficaz do mapa estratégico. Logo, a presente investigação permite trazer contribuições teóricas e práticas, além de proporcionar um contributo à literatura sobre o fenómeno do BSC, em especial no setor da educação. Quanto às contribuições teóricas desta tese, elencamos: a presença de um framework, que representa uma visão holística das pesquisas sobre o tema, o que permite uma fácil compreensão dos principais assuntos abordados no estudo do BSC no setor educacional; a constatação da presença de características neo-burocráticas, bem como de pressões isomórficas na decisão de implementação do BSC; a mitigação do julgamento subjetivo na tomada de decisão estratégica quando combinada a lógica fuzzy com os métodos DEMATEL e ANP no contexto do BSC; e o avanço da literatura cientifica sobre a tomada de decisão estratégica através de métodos MCDM associados à lógica fuzzy. Quanto às contribuições práticas, destacamos: - o contribuir para que os gestores do setor educativo adquiram uma melhor compreensão sobre a eficácia do BSC quando implementado de forma adequada; - compreender que o isomorfismo coercitivo pode levar a instituição a um nível de gestão mais profissional, possibilitando entregas de maior valor à sociedade; - concluir que os decisores devem direcionar recursos, sejam eles humanos ou financeiros, para as perspetivas e objetivos estratégicos mais relevantes, permitindo uma gestão mais eficiente e um melhor desempenho.
- Arquitetura e Biofilia: Macro Análise da Aura do EspaçoPublication . Miranda, Filipe Penetra; Garcia, Andreia Sofia OliveiraO objetivo do presente estudo de investigação é analisar como o conceito de Biophilia se correlaciona à Arquitetura contemporânea tendo em consideração o maior número de variáveis, tais como, o papel da Arquitetura numa escala micro e macro, fatores psicológicos, fatores sociais e indicadores/fatores ambientais. Neste contexto, o estudo realizado tem em consideração todas as ciências que são inerentes ao exercício da profissão. A relação do ser humano com a natureza é crucial e inata, como tal, é imperativo que a Arquitetura e o seu papel na sociedade potencializem esta conexão/simbiose de forma a enriquecer a conexão psíquica do sujeito com o ambiente biofílico. Para tal, irá ser desenvolvido uma estrutura de unidades de registo global, que permita adaptabilidade consoante o ambiente local no qual será aplicado o projeto biofílico. Resultante do material analítico obtido, não é somente o conceito limitativo em estudo, mas a forma científica e eficaz da sua utilização na criação de um ambiente biofílico, e a arte de expressar a criatividade do arquiteto enquanto agente de mudança. Enquanto arquiteto biofílico é de extrema relevância um aprofundar das várias valências científicas estudadas até ao momento presente. Com todas as informações o arquiteto deve então reunir uma equipa de especialistas que ajudem a realizar um desenho informado. Atualmente, não só o conceito se encontra em análise, mas a forma criativa, e o espelhar das funções teórico-práticas do papel de um arquiteto.
- Arquitetura e fotografia: Por uma compreensão da dimensão do sensível no espaço arquitetónicoPublication . Souto, Ana Rita Esteves do; Garcia, Andreia Sofia OliveiraA Câmara Fotográfica atua como uma extensão e amplificação do olhar, proporcionando uma análise que transcende a perceção imediata. Entre a aquisição mecânica da imagem e uma visão atenta e contemplativa, estabelece-se um território fértil, onde o/a autor/a pode construir a sua própria diegese visual. Ao captar simultaneamente o real e o irreal, o tangível e o imaginado, a fotografia pode revelar camadas ocultas do espaço arquitetónico, permitindo a sua reinvenção através da subjetividade. Esta dualidade, longe de se reduzir a um gesto meramente visual, visa fortalecer profundamente a prática arquitetónica a fim de introduzir a perceção como matéria de projeto. Procura-se a evocação e a narrativa: o real pode ser convocado enquanto corpo físico, já o irreal está ancorado na intuição como orientação da experiência espacial. É viável pensar e explorar a fotografia como um instrumento para a desmaterialização do espaço, e como meio para a sua ampliação. Dar projeção ao tempo, à memória, e à luz e sombra como elementos projetuais. Assim, através da inquietação entre o visível e o que se insinua, quem projeta, pode contribuir para um pensamento espacial que, para além da sua função programática, acolhe a imaginação e modos de habitar. Ao desafiar os métodos convencionais de olhar e de produção de reflexão é possível contribuir para um aprofundamento crítico da arquitetura, como também para a transformação do gesto de pensamento: o espaço como experiência, memória e narrativa.
- A relação entre o bem-estar e o rendimento académico durante a adolescência: Uma Revisão Sistemática da LiteraturaPublication . Ribeiro, Catarina Batista; Oliveira, Ema Patrícia de LimaO presente trabalho consiste numa Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que teve como principal objetivo explorar a relação entre o bem-estar e o rendimento académico em adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos. Atendendo às múltiplas conceções, abordagens teóricas e operacionalizações existentes na literatura em torno do constructo de bem-estar, o foco neste estudo incidiu sobre os conceitos de bem-estar subjetivo e bem-estar psicológico e dimensões associadas (e.g., satisfação com a vida). Foi elaborada segundo a metodologia PRISMA, com uma pesquisa nas bases de dados Scopus e Web of Science, abrangendo publicações científicas entre 2015 e 2025. Do processo de seleção dos artigos, com base em critérios de elegibilidade previamente definidos, foram selecionados 20 artigos para análise. Os resultados demonstraram que, de forma geral, existe uma correlação positiva entre o bem-estar e o rendimento académico, sendo que alguns estudos apontam uma relação bidirecional entre ambos. Vários fatores surgem como moderadores e mediadores desta relação, como por exemplo, o envolvimento escolar, o apoio social, as características de personalidade e a ansiedade face à avaliação. Conclui-se que é possível, e muito relevante, promover o bem-estar durante a adolescência — uma etapa crucial no desenvolvimento psicoafetivo e académico dos indivíduos — criando ambientes escolares positivos, incentivando o envolvimento familiar e o desenvolvimento de competências pessoais, nomeadamente no domínio emocional.
- A influência das redes sociais na decisão de compra de dispositivos eletrónicosPublication . Rodrigues, Cláudio André Proença; Ferreira, Bruno Emanuel Morgado; Figueiredo, Vítor Manuel Pinto deAo longo dos últimos anos, a rápida evolução da internet e das tecnologias digitais tem provocado mudanças significativas nos padrões de consumo. Estas transformações alteraram profundamente a forma como os consumidores tomam decisões, especialmente no que respeita à aquisição de dispositivos eletrónicos. As redes sociais têm-se destacado como plataformas essenciais, oferecendo novos canais de interação entre marcas e consumidores e influenciando fortemente o comportamento de compra. O presente estudo teve como principal objetivo analisar a influência das redes sociais no processo de decisão dos consumidores acerca de dispositivos eletrónicos. Para tal, foi aplicado um questionário a 205 participantes, para se estudar a importância atribuída ao conteúdo divulgado nas redes sociais, às recomendações de influenciadores digitais, às avaliações de outros consumidores e à frequência de uso destas plataformas. Quatro hipóteses de investigação foram formuladas para orientar a análise dos dados recolhidos. Os resultados revelam que tanto a frequência de utilização das redes sociais como as avaliações de outros consumidores têm um impacto considerável na decisão de compra. Além disso, a influência dos influenciadores digitais e a perceção da marca também surgem como fatores relevantes para os consumidores neste mercado. Este estudo contribui para aprofundar o conhecimento sobre o papel das redes sociais no comportamento do consumidor no setor dos dispositivos eletrónicos, evidenciando a importância do meio digital na construção das decisões de compra.
