Browsing by Author "Oliveira, Tiago Saraiva de"
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- O Marketing da Cereja da Cova da BeiraPublication . Oliveira, Tiago Saraiva de; Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraUma região desenvolve-se essencialmente pela natureza da sua economia. A aposta nos produtos endógenos de cada região é uma tomada de consciência do potencial das suas particularidades. Essa consciência de desenvolvimento local, assente em estratégias e métodos de ação por forma a melhorarem a qualidade de vida dos habitantes locais, é um catalisador do desenvolvimento de mais produtos e de mais ideias. Fixa populações e atrai investimento, incentiva a haver mais conhecimento e a um maior reconhecimento. A marca “Cereja do Fundão” aparece neste contexto, por forma a potenciar e transportar um produto com características próprias, de modo a que seja mais facilmente apreciado e reconhecido. A sua envolvente foi o mote para várias ações de desenvolvimento regional, melhorando a qualidade da produção e distribuição do produto, requalificando métodos produtivos e dando aso a um aumento da capacidade produtiva. Criaram-se mais postos de trabalho, levou a uma maior aposta na inovação e diferenciação, fazendo com que a região pudesse usufruir de um desenvolvimento sustentável que a médio/longo prazo será potenciador de uma melhoria de qualidade de vida. O maior reconhecimento da marca fez com que cada vez haja mais pessoas a querer saber como se produz a “Cereja do Fundão” e de onde vem, potenciando o turismo no concelho. Este trabalho pretendeu assim analisar qual o impacto que a marca “Cereja do Fundão” tem, tanto ao nível do reconhecimento do consumidor e comprador externo ao concelho, bem como qual a sua influência no conhecimento do concelho do Fundão, analisando uma amostra de consumidores individuais e outra amostra de empresas. Esta análise demonstrou haver já algum conhecimento do concelho do Fundão e um reconhecimento da marca “Cereja do Fundão”, através das características próprias da marca e do produto. A elaboração deste trabalho teve algumas limitações na sua génese, quer pela dificuldade de conciliação da vida profissional e académica de quem o executou, quer pela amostra estudada que foi baseada no network do seu autor. Espera-se que este trabalho possa contribuir para um maior conhecimento das atuais limitações da marca e do concelho bem como dos fatores que levaram ao seu crescimento e reconhecimento por parte dos consumidores.
