Browsing by Author "Paiva, Sara Machado de Oliveira"
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- Site Com Design ResponsivoPublication . Paiva, Sara Machado de Oliveira; Pinheiro, Paulo GonçalvesO aumento considerável de Smartphones alterou o modo como as pessoas acedem à web. Com isto, tais dispositivos mudaram a forma como os sites são projetados e estes passaram a ter um design responsivo. É preciso, no entanto que os sites sejam atraentes e funcionais para despertar o interesse dos usuários. O objetivo deste artigo é testar os sites das Instituições de Ensino Superior de Portugal (IESP) para averiguar se utilizam Site Com Design Responsivo. Também apurar, sob as percepções dos respondentes, se os sites das IESP estão a satisfazer o usuário de Smartphone e verificar se as IESP estão a beneficiar-se com as experiências de usabilidade no site das mesmas, de modo a atraírem novos alunos. A pesquisa baseou-se em uma pesquisa descritiva-quantitativa. Foram testados 105 sites ativos das IESP. Também foi enviado um questionário para os emails de 105 IESP, as quais remeteram para os emails de seus alunos, e com isto, foram obtidas 421 respostas. Posteriormente, foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória. O resultado deste trabalho revelou que 79% das IES de Portugal utilizam Sites Com Design responsivo. Entretanto, o resultado desta pesquisa revelou que os respondentes usam tanto o Portátil quanto o Smartphone para aceder ao site da IESP na qual estudam, e que existe uma parcela significante de alunos que não estão satisfeitos com o site da mesma. Já em relação as percepções dos respondentes, a maioria destes acreditam que a IES a qual não utiliza Site Com Design Responsivo, não proporciona uma satisfação aos usuários de Smartphones e promove uma má experiência de usabilidade aos mesmos. Como consequência, esta IES não está a beneficiar-se, de modo que não consegue atrair novos alunos, pois estes candidatos estão a aceder um site que não contém um design atraente, ágil e, portanto, funcional. Pensa-se que esta dissertação contribuirá para testes de usabilidade realizados em sites de IES, por demais investigadores da área.
