Browsing by Author "Pena, Filipe Miguel Gomes"
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- Análise de Risco de Aeroportos Operados pela euroAtlantic AirwaysPublication . Pena, Filipe Miguel Gomes; Saúde, José Manuel Mota Lourenço da; Santos, Jorge Esteves dosExiste muita discussão na indústria da aviação sobre os Sistemas de Gestão de Segurança Operacional (Safety Management System) e como eles devem ser integrados em todos os domínios da indústria, incluindo a produção, design de aeronaves, operações de voo, aeroportos, manutenção, e por aí adiante (Johnson, 2012). O objetivo desta dissertação é avaliar os riscos e implementar medidas de mitigação em aeroportos operados pela euroAtlantic Airways, de forma a ser possível aplicar as normas impostas pelo Safety Management System (SMS). Neste trabalho é identificado, para cada aeródromo, as características que possam comprometer ou congestionar as operações, sendo uma ferramenta importante para que as tripulações possam saber que ações devem tomar já com alguma precedência. Características essas que poderão ir desde existência de uma elevada atividade de aves na região do aeródromo, climas adversos, obstáculos, métodos de aproximação, localização da pista, comprimento ou largura de pista, categoria de combate a incêndio, etc. Neste contexto, é efetuada, uma análise aos eventos de nível 3 existentes no sistema Flight Data Monitoring (FDM) e aos reportes do software IQSMS de ocorrências para os respetivos aeroportos, para as condições de voo de aproximação e aterragem, bem como para a descolagem. Os resultados mostram que a maior tendência para os eventos ocorridos, nas condições de voo em estudo, são os parâmetros da velocidade e ângulo de arfagem. Esta tendência é mais visível em aeródromos com maior afluência devido às ordem do ATC para proceder a movimentações mais rápidas de forma a escoar a maior quantidade de tráfego possível. A euroAtlantic Airways possui uma operação muito diversificada. Devido a este tipo de operações é normal ocorrerem muitos eventos devido à falta de “hábito” das tripulações em operarem para e de certos aeroportos. Dessa forma há a necessidade de analisar as tendências para alguns destinos de forma a reduzir esses eventos que poderão levar a execução de manutenções ou outras situações mais graves.