Browsing by Author "Pereira, Ana Filipa Vasques"
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- O Papel das Redes Sociais no Desempenho das PMEPublication . Pereira, Ana Filipa Vasques; Franco, Mário José BaptistaAtualmente, as empresas que pretendem desenvolve-se devem utilizar as redes sociais como uma plataforma para os seus negócios. As redes sociais estão cada vez mais a tornar-se uma escolha popular de promoção de negócios, uma vez que permitem a comunicação para lá de uma conversa privada. Os empresários podem utilizar plenamente as funções das redes sociais para práticas de marketing a um custo mais reduzido. Através de interações de cooperação com vários tipos de membros das redes sociais, as pequenas e médias empresas (PME) colocam-se numa melhor posição para desenvolver estratégias e táticas eficazes, necessárias para prosperar numa envolvente em constante mudança global. As redes sociais quando combinadas são componentes valiosas de aprendizagem empresarial e podem melhorar o sucesso das PME, através da criação de ativos da organização sob a forma de recursos humanos, finanças e capital tecnológico. Neste contexto, este estudo mostra o papel das redes sociais no desempenho das PME da região de Trás os Montes e Alto Douro, Portugal. O objetivo principal é aprofundar e contribuir para o conhecimento sobre a utilização das redes sociais de forma a melhorar o desempenho neste segmento de pequenas empresas. Os objetivos específicos passam pelo conhecimento sobre os motivos da adesão e não adesão às redes sociais e perceber se essas redes influenciam realmente o desempenho nesse setor de empresas. Para alcançar estes objetivos, adotou-se uma abordagem de investigação quantitativa que se baseou na aplicação de um questionário e cuja amostra final foi composta por 103 PME. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que a maioria das PME estudadas está ligada às redes sociais, com destaque para o Facebook. O principal motivo que leva este tipo de empresas a ligarem-se às redes sociais prende-se na possível apresentação de serviços a um maior número de potenciais clientes. Quanto à não adesão por parte destas empresas, o motivo não é totalmente claro, mas está relacionado com o facto de existir falta de interesse das redes sociais por parte deste tipo de pequenas empresas. Em relação à influência das redes sociais para melhoria do desempenho nas PME, verifica-se uma influência positiva mesmo que não seja em todos os indicadores adotados para a sua medição. As evidências empíricas obtidas levam-nos a concluir que os fatores associados à redução de custos influenciam quer indicadores financeiros (Crescimento dos Lucros) quer indicadores não financeiros (Resultados de Recursos Humanos) e a comunicação e inovação influência apenas fatores não financeiros (Nível de Satisfação). Algumas contribuições e implicações para a teoria e prática para o contexto das PME são também apresentadas no final deste estudo.