Browsing by Author "Pereira, Pedro Zua"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A supervisão das práticas pedagógicas na formação inicial de professores nos cursos de ciências sociais e da educação na Escola Superior Politécnica de MalanjePublication . Pereira, Pedro Zua; Guimarães, Sandra Carina MachadoA formação inicial de professores em angola ainda é um assunto alvo de diversas apreciações e apesar da vontade que o Estado tem em formar quadros nacionais capazes de corresponder as exigências do país, muito há que fazer para se impulsionar este setor que tem sofrido gravemente e que carece de uma apreciação e de um estudo mais aprofundado. O estudo que aqui se apresenta, de natureza qualitativa, tem como objetivo compreender as perceções de agentes chaves da Escola Superior Politécnica de Malanje (Chefes de departamento, coordenadores e professores) sobre as práticas pedagógicas na formação inicial que são desenvolvidas na instituição. As práticas pedagógicas assumem, de facto, um papel primordial na formação inicial de professores, por serem o fio condutor da aprendizagem e formação do futuro professor que através do estágio aprende e desenvolve novas técnicas e métodos para a melhoria de sua atuação como estudante no campo de estágio e como profissional no exercício futuro de sua atividade como professor. Por isso é fundamental que os professores/orientadores de estágio, evidenciem esforços no sentido de criarem um ambiente promotor do exercício e da prática do conhecimento que adquiriram em sala de aula. Neste estudo, as categorias foram construídas à priori, com base na revisão da literatura, num processo dedutivo, procurando caracterizar as práticas pedagógicas adotadas na instituição em estudo. Para a análise e discussão dos resultados, utilizou-se o método de análise de conteúdo e as conclusões corroboram a literatura e a experiência empírica da área. Esta investigação alerta-nos para a necessidade de promover formação especializada a quem exerce funções de supervisão das práticas pedagógicas desenvolvendo estratégias pedagógicas promotoras de uma relação colaborativa e co-construtora do desenvolvimento profissional de todos os intervenientes, com impacto no próprio desenvolvimento integral do aluno.