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- Avaliação Económica do Rastreio do Cancro do Colo do Útero na Região de Saúde do CentroPublication . Garcia, Valéria Alexandra Mendes; Almeida, Anabela Antunes de; Moutinho, José; Nobre, RuiO Cancro do Colo do Útero é um importante problema de saúde pública não só em Portugal como mundialmente, sendo o quarto tipo de cancro mais comum a nível mundial. Por afetar mulheres jovens, esta é uma importante causa de perda de anos de vida e, como tal, rastrear sinais iniciais desta doença é de extrema importância e uma das melhores formas de a prevenir. Sabe-se que a infeção persistente do Vírus do Papiloma Humano é condição obrigatória para o desenvolvimento deste tipo de cancro e que uma infeção ativa persistente por um HPV de altorisco provoca alterações nas células do colo do útero. Neste sentido, a pesquisa de HPV numa fase inicial da infeção, através do Teste de HPV, evitará a evolução das alterações celulares para carcinoma invasivo do colo do útero. Num cenário de escassez de recursos, as tecnologias médicas devem proporcionar ganhos em saúde consistentes, a um custo aceitável e com utilização consciente de recursos. Para que o método de rastreio atinja os objetivos pretendidos é necessário que, por um lado, as mulheres participem e, por outro lado, que o valor despendido seja proporcional aos ganhos em saúde esperados. Os objetivos do trabalho são conhecer em que medida as mulheres residentes na Região de Saúde do Centro aceitam o Teste de HPV associado com a Auto-colheita como método de rastreio do CCU e avaliar se a implementação deste método poderá trazer benefícios no aumento da taxa de participação das mulheres no rastreio e, simultaneamente, benefícios económicos. Os resultados demonstram que o Teste de HPV associado com a Auto-colheita é uma estratégia aceite pelas mulheres como método de rastreio do CCU e também custo-efetiva, isto é, além de promover o aumento na taxa de participação das mulheres no rastreio do CCU, é, ao mesmo tempo, economicamente favorável.
- Intertextualidade Bíblica em Trilhos de Um Peregrino, de Carlos Cabombo, O Outro Livro de Job, de Miguel Torga, e Os Poemas Possíveis, de José SaramagoPublication . Mateus, Yolanda Cristina Viamonte; Magalhães, Gabriel Augusto CoelhoO presente trabalho visa explorar o substrato bíblico nas obras Trilhos de um Peregrino, de Carlos Cabombo, O Outro Livro de Job, de Miguel Torga, e Os Poemas Possíveis, de José Saramago, que se enquadram no âmbito das relações intertextuais. A motivação para a realização deste estudo assenta no fato de se tratar de autores com nacionalidades, períodos e estilos diferentes, mas que têm a Bíblia como matriz. O processo intertextual dá-se quando um determinado autor retoma parte do texto de alguém. Este processo não se dá apenas através de textos literários (endoliterário), mas também se desdobra nas artes plásticas, na música, na escultura (exoliterário) ou é ainda um pouco mais complexo: no caso de um quadro dialogar com um determinado texto que a princípio não pertence à mesma cultura. No caso das intertextualidades endoliterárias, os casos mais comuns de retomada ou oposição dão-se com maior frequência através das alusões, paráfrases, citações e paródias. Para que se possa determinar o grau das ligações, tem de se ter em conta o número de referências em que o novo texto alude ao anterior, o que permitirá definir se a relação é explícita ou implícita.
- O Compromisso Organizacional nos Profissionais de Saúde dos Hospitais Batista de Sousa e João Morais, Cabo VerdePublication . Delgado, Jacqueline Cibele Monteiro; Nunes, António João SantosNa atualidade a questão do compromisso nas organizações é cada vez mais uma preocupação, sendo que necessitam de funcionários competentes, dedicados, empenhados e particularmente comprometidos com a organização. Assim sendo, as organizações de saúde também esperam conseguir que seus funcionários se encontrem comprometidos. No presente estudo pretendeu-se identificar e salientar os níveis de compromisso organizacional dos colaboradores das instituições em estudo, e avaliar a relação que as variáveis pessoais demográficas, socioeconómica e de contexto de exercício profissional podem ter com o compromisso. Para a mensuração do compromisso organizacional utilizou-se como instrumento a escala das três componentes (afetivo, normativo e calculativo) de Meyer e Allen (1997), adaptada para a população portuguesa por Nascimento, Lopes e Salgueiro (2008), empregando-se nesta pesquisa a de Nascimento (2010). O estudo foi executado em duas instituições de saúde públicas de Cabo Verde, por meio de aplicação de questionários a 224 funcionários a 3 profissões distintas: médicos, enfermeiros e auxiliares de saúde. Os resultados obtidos sugerem que os colaboradores das duas instituições apresentam elevados níveis de compromisso com o aumento da idade, excetuando-se para a dimensão normativa, sendo que para a antiguidade sucede o mesmo. Pôde-se observar também que trabalhadores com maiores rendimentos demonstram menores níveis de compromisso organizacional excetuando a dimensão afetiva. Assim sendo os profissionais de saúde com maiores níveis de compromisso organizacional foram os auxiliares de saúde. No geral a dimensão normativa do compromisso é a que apresenta níveis mais baixos.
- A supervisão das práticas pedagógicas na formação inicial de professores nos cursos de ciências sociais e da educação na Escola Superior Politécnica de MalanjePublication . Pereira, Pedro Zua; Guimarães, Sandra Carina MachadoA formação inicial de professores em angola ainda é um assunto alvo de diversas apreciações e apesar da vontade que o Estado tem em formar quadros nacionais capazes de corresponder as exigências do país, muito há que fazer para se impulsionar este setor que tem sofrido gravemente e que carece de uma apreciação e de um estudo mais aprofundado. O estudo que aqui se apresenta, de natureza qualitativa, tem como objetivo compreender as perceções de agentes chaves da Escola Superior Politécnica de Malanje (Chefes de departamento, coordenadores e professores) sobre as práticas pedagógicas na formação inicial que são desenvolvidas na instituição. As práticas pedagógicas assumem, de facto, um papel primordial na formação inicial de professores, por serem o fio condutor da aprendizagem e formação do futuro professor que através do estágio aprende e desenvolve novas técnicas e métodos para a melhoria de sua atuação como estudante no campo de estágio e como profissional no exercício futuro de sua atividade como professor. Por isso é fundamental que os professores/orientadores de estágio, evidenciem esforços no sentido de criarem um ambiente promotor do exercício e da prática do conhecimento que adquiriram em sala de aula. Neste estudo, as categorias foram construídas à priori, com base na revisão da literatura, num processo dedutivo, procurando caracterizar as práticas pedagógicas adotadas na instituição em estudo. Para a análise e discussão dos resultados, utilizou-se o método de análise de conteúdo e as conclusões corroboram a literatura e a experiência empírica da área. Esta investigação alerta-nos para a necessidade de promover formação especializada a quem exerce funções de supervisão das práticas pedagógicas desenvolvendo estratégias pedagógicas promotoras de uma relação colaborativa e co-construtora do desenvolvimento profissional de todos os intervenientes, com impacto no próprio desenvolvimento integral do aluno.
- Profissionalidade docente: os desafios e perspetivas dos professores face à monodocência na 5ª e 6ª Classes do Ensino Primário, numa Escola da Província do BengoPublication . Correia, Jeremias Lello Guimarães; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesA profissão docente carateriza-se por um perfil identitário profissional que engloba dimensões como o conteúdo teórico-prático, os valores éticos e deontológicos e a componente da valorização e reconhecimento social. Neste trabalho, foram explorados a primeira e a última dimensões. Na primeira, o foco é direcionado para os desafios que os professores atribuem ao exercício da atividade docente em regime de monodocência, particularmente na 5ª e 6ª classes do ensino primário. Na última, reflete-se a valorização pessoal e a valorização e reconhecimento social da profissão na perspetiva dos docentes. Como é que os professores em regime de monodocência na 5ª e 6ª classes, no Ensino Primário angolano, percecionam a sua identidade profissional e perspetivam a profissão, constitui o objetivo desta investigação. Para a concretização deste desiderato e com base no paradigma de investigação qualitativa, recorreu-se à entrevista de sete sujeitos que lecionam em regime de monodocência nas classes supramencionadas. No domínio da monodocência, os resultados obtidos elucidam que a maioria dos professores identificam nesse regime uma sobrecarga da atividade docente resultante do elevado número de disciplinas que têm de lecionar. Dentre estas foram identificadas como as mais complexas: Educação Física, Matemática, Educação Musical e a Educação Manual e Plástica. A complexidade reclamada é fruto de algumas insuficiências herdadas da formação inicial e, para supri-las, os professores em causa buscam apoios de outros colegas e/ou fazem formações complementares; uns poucos afirmaram que gostariam de ter apoio integral de professores especialistas de modo a auxiliá-los na lecionação dessas disciplinas, fazendo alusão ao regime de coadjuvação. Quanto à valorização pessoal e valorização e reconhecimento social, a maioria afirmou que a docência é, na verdade, uma profissão de prestígio, pois é a que contribui para a formação de outros profissionais, mas não é socialmente valorizada nem reconhecida. Isto pode claramente ser verificado na degradação do estatuto, na remuneração precária e nos constantes atropelos e desrespeito à profissão. Apesar disso, embora com algum ceticismo, perspetiva-se que venha a ser uma profissão mais valorizada, melhor remunerada e socialmente respeitada.