Browsing by Author "Pinheiro, Joana Gomes"
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- Sentir, Pensar e Agir: Núcleo de apoio à inclusão social e laboral de jovens portadores de condição de deficiência no concelho da CovilhãPublication . Pinheiro, Joana Gomes; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesA Educação Inclusiva tem vindo a afirmar-se, de forma progressiva, como uma questão de destaque central no plano dos direitos humanos, estando consignada em diversas declarações e convenções internacionais. A escola está formalmente implicada na adequação do processo de ensino-aprendizagem ao perfil de funcionalidade dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), de entre os quais os que beneficiam da medida educativa Currículo Específico Individual (CEI). Este currículo é complementado, no ensino secundário, com um Plano Individual de Transição (PIT), o qual pressupõe a capacitação destes alunos nas vertentes profissional e social, tal como preconizado na Portaria 201-C/2015, de 10 de julho. A educação de todos os alunos, e sobretudo dos alunos com NEE, não ocorre apenas na e através da escola, pressupondo o envolvimento de toda a comunidade. Tal como mencionado na referida portaria, a escola deve, em articulação com diversos parceiros, criar condições para que os alunos desenvolvam os seus PIT’s. Acontece que, por motivos diversos, os estabelecimentos de educação do concelho da Covilhã, de acordo com a experiência da investigadora como Terapeuta da Fala em diversos contextos, têm enfrentado dificuldades no estabelecimento dessas parcerias. Surgiu, então, no ano letivo de 2013/2014 , a oportunidade da criação de um Núcleo de Apoio que, em articulação com as escolas, as empresas e outras instituições da comunidade local, pudesse agilizar o processo de transição para a vida pós-escolar de jovens com PIT e que constitui o principal objetivo da presente investigação. Com término no ano letivo de 2016/2017, este estudo caracterizou-se pela utilização de uma metodologia qualitativa através da implementação de um processo de investigação-ação que contemplou a realização de inúmeras ações práticas, consubstanciadas num Programa de Intervenção, junto de diversos atores. Os procedimentos de recolha de dados envolveram a realização de entrevistas semiestruturadas e grupos focais junto de diversos sujeitos considerados como fundamentais no entendimento da problemática em estudo, sendo a análise de conteúdo a técnica selecionada para a análise da informação. A presente investigação contou com a colaboração dos seis professores coordenadores da Educação Especial dos estabelecimentos de educação do concelho da Covilhã, de sete representantes de instituições da comunidade local, de seis representantes do tecido empresarial e de seis alunos com PIT. Todos os alunos apresentavam diagnóstico de Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID), a qual tem sido considerada como uma das problemáticas que enfrenta maiores dificuldades no que respeita à inclusão social e laboral, quando comparada com outras tipologias de deficiência. Após análise da informação recolhida, concluiu-se que, para os vários sujeitos envolvidos no estudo, é fundamental a existência de um núcleo responsável que permita agilizar o referido processo de transição. Importa, neste sentido, dar continuidade ao trabalho iniciado nesta investigação, o qual conta já com uma lista formalizada de vinte e quatro parceiros disponíveis a colaborar com as escolas do concelho da Covilhã no cumprimento dos PIT’s dos jovens. Há ainda um longo caminho a percorrer para que o Núcleo de Apoio “Sentir, Pensar e Agir” se efetive, devendo, para isso, ser analisadas todas as sugestões/propostas de continuidade consideradas pelos diversos sujeitos, entre as quais a questão relacionada com a sua sustentabilidade futura. Considera-se, de acordo com a avaliação que foi feita da ação realizada até ao momento, que foram dados os primeiros passos para a efetivação de uma rede colaborativa, a qual poderá contribuir para uma maior equidade nos processos de inclusão social e laboral de jovens com DID no concelho da Covilhã. É imprescindível, nesta ação coordenada, o papel da comunidade no atendimento às necessidades dos jovens, disponibilizando-lhes oportunidades para que possam concretizar os seus projetos de vida.