Browsing by Author "Pinto, Catarina Adelaide Alves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A análise de Tendências e do Género aplicados à marca de moda GuessPublication . Pinto, Catarina Adelaide Alves; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Cantú, William AfonsoNum período de eminente restruturação social e em que questões de género são cada vez mais congruentes com o meio que nos envolve. Perante a hierarquização e distinção social e também cultural dos códigos intrínsecos ao luxo no setor do vestuário, é questionável a divisão social de género. Mostra-se pertinente e fundamental a compreensão e a contextualização dos símbolos e códigos inerentes às marcas de moda e consequentemente do género. Com recurso a uma metodologia de análise visual e do coolhunting como prática de inspiração etnográfica, esta investigação pretende colaborar nas áreas do Branding de Moda e dos Estudos de Tendências com uma nova perspetiva. Pretende-se alicerçar competências da metodologia de análise visual e da análise de tendências socioculturais como o intuito de consolidar os conhecimentos e adquirir informação através de uma triangulação de métodos (Análise de Composição, Análise Semiótica e Análise de Discurso tipo I), e pela comparação direta de informação. Os objetivos desta pesquisa dão a conhecer a influência do género na realidade da marca Guess e trazem contributos para os paradigmas contemporâneos emergentes, focandose no género feminino como valor de marca em contexto social e de mercado.