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- Monitoring platform for the UBI network infrastructurePublication . Guise, Richard Albert Correia; Santos, Nuno Manuel Garcia dosNetwork monitoring is a crucial IT process, which consists of monitoring network devices such as routers, switches, firewalls and servers for performance and fault issues. A good functioning network if vital for an organization, but unfortunately, network outages and performance issues are a part of every organization’s network. Faults, being hardware or human originated, may appear at any time and can give rise to sometimes critical situations. For this reason, network devices should be monitored continuously in a proactive way to prevent these network failures and downtimes. Identifying traffic bottlenecks, faulty components, low performance and other types of issues in an early stage minimizes or even eliminates bigger problems that can occur later on. Efficient proactive monitoring can help prevent network outage and should be implemented by every network administrator. Adopting a secure, low bandwidth consumption and compatible protocol is a good practice when implementing a monitoring solution. One such protocol is the Simple Network Management Protocol (SNMP) and provides a message format for communication between the SNMP managers and agents; it is also supported by most of the present day network devices and servers. The main goal of research described in this dissertation is the study of the various existing freeware SNMP monitoring platforms in the market today and the implementation of the one best suited for the university’s network. The solution would have to be compatible with the university’s multivendor device network and be scalable enough to permit future growth. It should also have a good alerting system to provide a pro-active approach to resolving issues. Implementation, evaluation and conclusions of the best suited monitoring solution are presented during the course of this study.
- Lilii, um clássico reinventadoPublication . Campos, Elisa Maria Ferreira Romeiro Leite de; Rousseau, José António PereiraO tema central abordado neste projeto é a construção de uma marca de moda e a introdução do conceito “French style” na cultura brasileira, sendo essa uma cultura tropical e de difícil recetividade a novas marcas e conceitos. Com intuito de entender melhor como funciona todo o processo de criação de uma marca de moda, introdução no mercado com um novo conceito e como é possível fazer a sua prospeção ao mercado internacional. Para tornar o projeto mais enriquecedor foi feito uma análise da marca de moda Lilii e de todo o seu processo de criação. Assim, foram atingidos resultados que ajudaram no esclarecimento de dúvidas e nas tomadas de decisão ao longo da criação de uma nova marca e no crescimento da mesma.
- E-commerce no Mercado B2BPublication . Marques, Inês Sousa; Paço, Arminda Maria Finisterra doO avanço na tecnologia é um dos principais fatores na mudança dos mercados a nível global. O aumento da concorrência cresceu exponencialmente, o que fez com que as empresas se tornassem mais competitivas. O e-commerce visa acompanhar o avanço empresarial e tecnológico, oferecendo às empresas variadas possibilidades de expansão no mercado e de posicionamento perante o público-alvo. Aplicado ao marketing B2B (Business to Business), o ecommerce é uma ferramenta eficaz para empresas que tencionam entrar em novos mercados. O setor do Trade Marketing apresenta-se como um setor em crescimento a nível mundial, e como foi referido anteriormente, a concorrência aumentou revelando-se difícil a diferenciação das empresas no mercado. Ao seguir uma estratégia, com linhas bem definidas, e com táticas formadas e testadas, a marca conseguirá uma atenção diferente por parte do consumidor no ponto de venda. Juntando estes vários conceitos, a realização deste relatório visa averiguar qual é a importância, e a necessidade das empresas que operam na área do Trade Marketing e das soluções para o ponto de venda e merchandising, de estarem presentes no mercado online. Para tal foi realizado um estudo de mercado cujos dados foram recolhidos através de uma plataforma online. Este foi o principal desafio lançado no estágio realizado na WD Retail, e é expectável que os resultados deste trabalho possam auxiliar a empresa na tomada de decisão.
- A relevância da análise de tendências para a gestão de marcas pessoaisPublication . Cunha, Tânia Raposo; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Cantú, William AfonsoPerante uma sociedade caracterizada pelo hiperconsumo (Lipovetsky, 1989) e com o fenómeno da internet e das redes sociais potencializando alterações no comportamento dos consumidores, tornase necessário compreender cada vez a respeito dos mesmos e dos seus hábitos. A moda é disseminada e através do meio online e dos denominados de Influenciadores Digitais, que são responsáveis na decisão de compra dos seus seguidores. No que toca às marcas de moda, estas desempenham um papel fundamental para compreender, contextualizar e mapear comportamentos socioculturais emergentes por serem detentoras de capital simbólico relevante nestes contextos. Procuramos analisar tendências socioculturais através de uma abordagem ao coolhunting como prática de inspiração etnográfica, cruzando os conhecimentos para entender sobre gestão de marcas ao nível pessoal (personal branding), especificamente no caso de influenciadores digitais de moda e beleza no panorama nacional. Outro objetivo prendeu-se com a compreensão sobre as relações entre os Estudos de Tendências e o Branding, que se deu através da análise do ADN de marcas com o Prisma da Identidade da Marca de Kapferer (2012), seguido de uma análise observacional com viés estatístico ao perfil de Instagram da amostra em questão, que foram cruzados com os resultados da revisão literária especializada. Esta pesquisa tirou conclusões sobre marcas de moda do setor pessoal, bem como sobre as suas promoções errónea no mercado, no que toca às parcerias com Influenciadores Digitais. O presente estudo, se revela pertinente para as temáticas em questão, além de se demonstrar atual e útil junto das Ciências Empresariais e da Gestão para a criação de estratégias aplicáveis para as marcas.
- O Co-Branding no consumo de marcas de streetwearPublication . Mesquita, Mafalda Filipa Arez Marafusta; Rousseau, José António PereiraA presente dissertação assenta na realização de um estudo sobre a perceção do consumidor do mercado de streetwear sobre a estratégia de co-branding colocada em prática em organizações de diferentes esferas industriais - criando uma imagem desejável, atrativa e competitiva. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, contendo conexões entre os três principais conceitos: a moda, como conceito, desenvolvimento histórico, hodiernidade e mercado; o streetwear, como definição, valores subjugados e vantagens na hipermodernidade; mais adiante o co-branding, como plano mercadológico, desenvolvimento contínuo de brand equity e o seu impacto em múltiplos mercados. Como processo, destaca-se a metodologia experimental, com a realização de entrevistas em profundidade com etapas infundidas na Escala Multidimensional de Yoo e Donthu, para a medição das mutações de brand equity, segundo a experimentação de uma aliança fictícia entre marcas da indústria da moda e automóvel. Os resultados da pesquisa empírica, convertem-se na comprovação de um contexto de avaliação entre os consumidores de streetwear sobre diferentes aspetos; por intermédio da aplicação de uma estratégia de co-branding, ambas as marcas presenciam a valorização do seu brand equity, na medida em que a influência de mutuação de ativos e passivos das marcas envolvidas é paralelo, sugerindo que os consumidores de streetwear detêm o desígnio da adquisição do produto fictício.
- Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em PortugalPublication . Fonseca, Inês Isabel Henriques; Paço, Arminda Maria Finisterra doAs bandas filarmónicas são associações sem fins lucrativos, dinamizadoras de aprendizagem e valor social, que fazem parte da Cultura e tradição portuguesas. Estas organizações são um tema pouco explorado ao nível do marketing, em consequência, a literatura respeitante à presente temática é escassa. Portanto, pretende-se colmatar essa lacuna e explorar as metodologias e estratégias praticadas nas filarmónicas, percebendo o impacto do marketing na captação e fidelização de públicos. Para isso, foi realizado um estudo empírico, através da aplicação de questionários a 37 filarmónicas a nível nacional, tendo-se assegurado a representação de pelo menos uma filarmónica por distrito. Cada vez mais, as filarmónicas são obrigadas a gerir o seu mercado como se de uma empresa se tratassem, portanto para orientação da presente investigação, e análise de conteúdo da mesma, o modelo de Bryson et al. (2001), serviu de guia para um melhor entendimento das etapas de orientação na definição de um plano estratégico interligado e coerente. Com o avanço da investigação, o modelo mencionado foi reformulado e adaptado para a temática em estudo, o marketing nas filarmónicas. Depois da análise, verificou-se que há estratégias muito semelhantes entre todas as filarmónicas, tendo destacado apenas uma minoria que recorre a algumas práticas mais profissionais e estratégicas. Este é um tema que ainda tem muito para desenvolver e explorar, pois apesar de as filarmónicas serem associações sem fins lucrativos, deviam funcionar como se de empresas se tratassem.
- A análise de Tendências e do Género aplicados à marca de moda GuessPublication . Pinto, Catarina Adelaide Alves; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Cantú, William AfonsoNum período de eminente restruturação social e em que questões de género são cada vez mais congruentes com o meio que nos envolve. Perante a hierarquização e distinção social e também cultural dos códigos intrínsecos ao luxo no setor do vestuário, é questionável a divisão social de género. Mostra-se pertinente e fundamental a compreensão e a contextualização dos símbolos e códigos inerentes às marcas de moda e consequentemente do género. Com recurso a uma metodologia de análise visual e do coolhunting como prática de inspiração etnográfica, esta investigação pretende colaborar nas áreas do Branding de Moda e dos Estudos de Tendências com uma nova perspetiva. Pretende-se alicerçar competências da metodologia de análise visual e da análise de tendências socioculturais como o intuito de consolidar os conhecimentos e adquirir informação através de uma triangulação de métodos (Análise de Composição, Análise Semiótica e Análise de Discurso tipo I), e pela comparação direta de informação. Os objetivos desta pesquisa dão a conhecer a influência do género na realidade da marca Guess e trazem contributos para os paradigmas contemporâneos emergentes, focandose no género feminino como valor de marca em contexto social e de mercado.
- Use of GPU for time series analysisPublication . Rodrigues, André Andrade; Fernandes, Rui Manuel da Silva; Bos, MachielThe Global Navigation Satellite System (GNSS) provides the position of stations with millimetre accuracy. These positions are not constant over time due to motion of the tectonic plates on which they are installed. The motion of tectonic plates is not the same all over the world, leading stress to build up in some areas, thus increasing the occurrence of earthquakes. The knowledge of such movements is of extreme importance, as is the determination of their uncertainty. The tectonic motion is a very slow process that is constant over thousands of years. As a result, the motion can be represented by a linear trend. Programs such as Hector can estimate linear trends in time series with temporal correlated noise. Correlated noise means that GNSS observations made today are similar to those of the days before, and it implies that one actually has less information than when all observations were independent. This is the reason why the real uncertainty of the estimated tectonic motion is between 5 to 11 times larger than when this temporal correlation was not considered. Unfortunately, taking this temporal correlation into account in the analysis slows down the computations considerably. With the ever growing number of GNSS stations and the increasing length of the existing time series, it is necessary to speed up these computations. This behaviour can also be found in other geodetic time series such as sea level observed at tide gauges, and surface temperature time series. For climate change studies it is important that besides estimating sea level rise or an increase in temperature, also the associated uncertainties are realistic. The Hector software package was developed with also the aim to reduce the computation time as much as possible. In this thesis we will investigate if the use of a powerful Graphics Processing Unit (GPU) can further reduce this computation time. So far, no Hector-like software uses GPUs to perform data processing. This dissertation is therefore the first attempt to go in that direction.