Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A relevância da análise de tendências para a gestão de marcas pessoais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
7179_15112.pdf3.29 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Perante uma sociedade caracterizada pelo hiperconsumo (Lipovetsky, 1989) e com o fenómeno da internet e das redes sociais potencializando alterações no comportamento dos consumidores, tornase necessário compreender cada vez a respeito dos mesmos e dos seus hábitos. A moda é disseminada e através do meio online e dos denominados de Influenciadores Digitais, que são responsáveis na decisão de compra dos seus seguidores. No que toca às marcas de moda, estas desempenham um papel fundamental para compreender, contextualizar e mapear comportamentos socioculturais emergentes por serem detentoras de capital simbólico relevante nestes contextos. Procuramos analisar tendências socioculturais através de uma abordagem ao coolhunting como prática de inspiração etnográfica, cruzando os conhecimentos para entender sobre gestão de marcas ao nível pessoal (personal branding), especificamente no caso de influenciadores digitais de moda e beleza no panorama nacional. Outro objetivo prendeu-se com a compreensão sobre as relações entre os Estudos de Tendências e o Branding, que se deu através da análise do ADN de marcas com o Prisma da Identidade da Marca de Kapferer (2012), seguido de uma análise observacional com viés estatístico ao perfil de Instagram da amostra em questão, que foram cruzados com os resultados da revisão literária especializada. Esta pesquisa tirou conclusões sobre marcas de moda do setor pessoal, bem como sobre as suas promoções errónea no mercado, no que toca às parcerias com Influenciadores Digitais. O presente estudo, se revela pertinente para as temáticas em questão, além de se demonstrar atual e útil junto das Ciências Empresariais e da Gestão para a criação de estratégias aplicáveis para as marcas.
Faced with a society characterized by hyper-consumption (Lipovetsky, 1989) and with the phenomenon of the internet and social networks, the potential changes in consumer behavior, it becomes necessary to understand each time about them and their habits. Fashion is extensive and through the online medium and so-called Digital Influencers, who are responsible in the decision to purchase their followers. Regarding the fashion brands, they play a fundamental role in understanding, contextualizing and mapping emerging sociocultural behaviors by having relevant symbolic capital in these contexts. We seek to analyze sociocultural trends through an approach to coolhunting, as a practice of ethnographic inspiration, crossing the knowledge to understand about brand management at personal level (personal branding), specifically in the case of digital influencers of fashion and beauty in the national panorama. Another objective was to understand the relationship between Trend Studies and Branding, which was done through the analysis of brand DNA with the Kapferer Brand Identity Prism (2012), followed by a subjective observational analysis statistic to the Instagram profile of the sample in question, which were crossed with the results of the specialized literary review. This research has drawn conclusions about fashion brands from the personal sector, as well as their erroneous promotions in the market, as far as partnerships with Digital Influencers are concerned. This study is pertinent to the issues in question, as well as being current and useful to the Business and Management Sciences for the creation of applicable strategies for brands.

Description

Keywords

Branding Pessoal Coolhunting Influenciadores Digitais Moda Tendências

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue