Browsing by Author "Pinto, Diogo Ferreira"
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- Relatório de Estágio em Natação Pura no grupo de infantis da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres VedrasPublication . Pinto, Diogo Ferreira; Marinho, Daniel Almeida; Costa, Mário Jorge de OliveiraDe forma a dar continuidade ao processo de formação superior especializada, referente ao Mestrado em Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior, foi realizado um estágio na Secção de Natação da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, durante a época desportiva 2021/2022. Neste estágio pude pôr em prática alguns dos conhecimentos adquiridos durante a frequência do primeiro ano do Mestrado, especialmente no âmbito da conceção, operacionalização e reflexão do processo de treino, avaliação quantitativa e qualitativa da performance em prova. Durante a realização do estágio e por imperativo legal, foi realizado um estudo com o título ‘’Estudo comparativo da produção de força dos membros superiores na técnica de crol entre nadadores infantis de nível nacional e não nacional’’. O objetivo deste estudo foi avaliar a força dos membros superiores em nadadores portugueses do escalão infantil, de ambos os sexos, procurando perceber se existem diferenças nas forças aplicadas entre nadadores de nível nacional (Nac) e não nacional (nNac). Participaram no estudo 32 nadadores, 13 nadadores do sexo masculino (7 Nac e 6 nNac) e 19 nadadores do sexo feminino (14 Nac e 5 nNac), do escalão de Infantis pertencentes a clubes portugueses, com participação regular em competições oficiais. De acordo com os resultados deste estudo, podemos indicar que a força dos membros superiores em nadadores infantis não é um fator de diferenciação entre nadadores de nível nacional e não nacional, pelo que o nível de desempenho poderá estar dependente de outros fatores como a antropometria ou a qualidade técnica expressa esta pelos indicadores cinemáticos. Será desejável que os treinadores estejam atentos, e que interpretem a obtenção de um determinado patamar de rendimento por parte de qualquer nadador de acordo com os pressupostos físicos, mas sempre acautelando que este será um fenómeno multifatorial ao longo da sua carreira.
- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Pinto, Diogo Ferreira; O´Hara, Kelly de Lemos SerranoO presente documento apresenta a reflexão final das experiências vivenciadas por mim ao longo do estágio pedagógico no ano letivo 2019/2020 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e no Conservatório de Música da Covilhã. O estágio presencial começou a 2 de Setembro e estaria previsto terminar a 31 de Maio, no entanto devido à ordem de suspensão das atividades letivas presenciais, apenas foi possível lecionar presencialmente até ao dia 13 de Março, o que influenciou, tanto o planeamento efetuado para o ano letivo, como o desenrolar do projeto de investigação, ainda assim as atividades de lecionação realizaram-se até 26 de Junho. Consta no mesmo, a contextualização das instituições, os objetivos inerentes a este processo, a caracterização das turmas bem como aspetos operacionais vivenciados. Apresenta também reflexões acerca da minha participação nas atividades de desporto escolar, direção de turma e outras atividades realizadas na escola. Foi realizado um trabalho de investigação com o objetivo de perceber qual a perceção dos professores de EF sobre a qualidade de ensino e prática da sua disciplina, bem como a caracterização quantitativa e qualitativa das suas aulas, mais especificamente: Identificar as conceções dos professores de EF acerca do ensino de qualidade da sua disciplina; caracterizar as aulas de EF desses professores sob o ponto de vista da intensidade, do conteúdo lecionado e do nível de atividade física dos alunos e delinear estratégias que promovam para uma EF de qualidade, como característica de uma EA. Os resultados apresentam valores de % do tempo em AFMV superiores a 50%, sendo que no SOFIT este valor é de 52% e com os cardiofrequencimentros 51%. Os alunos despenderam 32% das aulas a andar, seguido de estar em pé (28%) e muito ativos (19%). Relativamente à categoria contexto da aula, estas assentam principalmente em momentos de jogo (25%), seguido do tempo despendido na organização da aula (24%) e da realização de exercícios (23%). Sobre a categoria relativa ao comportamento do professor podemos observar que 49% do tempo foi despendido com feedback relativo às tarefas da aula, 14% foi destinado ao incentivo da prática de AF fora das aulas e em 36% do tempo de aula não existiram incentivos. Conclui-se que existe preocupação do corpo docente quanto aos níveis de AF dos alunos, quer dentro quer fora das aulas de EF, bem como na preparação de aulas com densidade motora apropriada. Para isto os professores recorrem a diversas estratégias entre as quais o trabalho por estações com a prática de condição física paralelamente às modalidades abordadas.