Browsing by Author "Pinto, Lurdes Marques dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Influência da Língua Materna (Português) na Aprendizagem do Espanhol como Língua EstrangeiraPublication . Pinto, Lurdes Marques dos Santos; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosA escolha de uma ou duas língua(s) estrangeira(s), no terceiro ciclo do Ensino Básico e/ou no Ensino Secundário, dependendo das opções, tem permitido aos alunos contactar com uma cultura diferente da sua. Assim sendo, o papel do professor tem evoluído ao longo dos tempos, uma vez que este já não é um simples transmissor de conteúdos; atualmente é-lhe incumbida uma tarefa de maior responsabilidade: a de mediador entre ambas as culturas, a do aluno e a da língua-alvo. A sala de aula torna-se, assim, um espaço privilegiado de intercâmbios, onde convivem harmoniosamente textos, documentos (impreterivelmente autênticos), pontos de vista, emoções… O mito da aparente facilidade decorrente da proximidade das duas línguas, o português e o espanhol, traz consigo algo inevitável e que atualmente goza de um estatuto “reconhecido e aceite”: o erro. É ele o protagonista da nossa investigação e sobre ele assentam as nossas teorias e, sobretudo as atividades práticas desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, na Guarda. Face ao exposto, o presente Relatório encontra-se dividido em três capítulos: o capítulo I, que inclui as diversas teorias relacionadas com a aquisição de segundas línguas, as metodologias/ aprendizagem de línguas e a interlíngua; o capítulo II, no qual se reflete sobre o papel da Língua Materna, o fenómeno da transferência e os erros produzidos pelos alunos, com propostas de atividades de remediação para a superação dos mesmos. Serão ainda analisadas as planificações no âmbito da disciplina de Português, apesar do Relatório se centrar apenas na disciplina de Espanhol. O capítulo III, especialmente direcionado para a prática pedagógica, incluída neste mestrado, como conclusão do 2.º ciclo de estudos em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, engloba a caracterização da escola e da turma sobre a qual incidiu o nosso trabalho, a reflexão sobre as aulas assistidas, desde as planificações aos materiais utilizados, e as atividades desenvolvidas dentro e fora do espaço escolar ao longo deste ano letivo.
