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- A parede-ecrã digital wallpaper designPublication . Santos, Ana Carina Cunha; Elias, Herlander AlvesNeste estudo propusemos-mos analisar a possibilidade de um ecrã ser incorporado numa parede, para servir como elemento decorativo da casa. Tendo por base uma prática bastante utilizada por grande parte dos utilizadores, como o acesso a qualquer conteúdo através de tecnologia háptica, percebemos que, lentamente, somos cada vez mais absorvidos pelo mundo digital. Então, entendemos que se podem direcionar as interfaces para um outro campo (sem ser o de receber mensagens, telefonar, navegar na internet), utilizando-as num contexto de décor para o nosso lar. Podemos, assim, personalizar o “wallpaper” (N.A.: “papel de parede”) do nosso quarto com a projeção de uma imagem estática ou dinâmica, potenciando a liberdade e criatividade na decoração dos espaços interiores. Foi neste sentido que optámos por analisar a evolução do ecrã, os contextos em que este é utilizado e o comportamento do utilizador perante este suporte. Tentámos perceber se, este cenário digital, poderá ter impacto na sociedade, estudando vários meios tecnológicos, que já possibilitam essa Realidade Virtual. Em paralelo, recorremos a interfaces de filmes de ficção científica, para nos auxiliarem na explanação visual do tema aqui proposto.
- O Ensino do Português e do Espanhol como Línguas Estrangeiras: Análise de Contextos de Aprendizagem e Criação de Materiais DidáticosPublication . Cariano, Sílvia Cristina Sampaio de Oliveira; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosReconhecendo a importância do conhecimento dos atuais contextos de aprendizagem e da criação de materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras, o nosso estudo centrar-se-á na análise da Europa plurilingue e multicultural onde desenvolvemos a nossa prática pedagógica e onde procuramos ir ao encontro das necessidades reais dos nossos aprendentes, das exigências do mercado de trabalho onde se inserirão e do mundo globalizado onde, assim o desejamos, assumirão o protagonismo que só o conhecimento proporciona. Procuraremos encontrar no Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), nos Programas do Ministério da Educação e Ciência e nas teorias das didáticas das línguas estrangeiras a orientação para a nossa ação, partindo da análise que organizamos no Capítulo II para as propostas de materiais que apresentamos e utilizámos ao longo da nossa prática pedagógica. Incluiremos o trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque – Guarda e apresentaremos as nossas reflexões relativas às aulas de ELE lecionadas no presente ano letivo, lançando pontos de análise que procuraremos incluir em ocasiões futuras ao longo do nosso percurso profissional.
- O efeito da desfocagem esférica e astigmática na velocidade de leituraPublication . Mateus, Sofia Filipa Cruz; Ferreira, Francisco Miguel Pereira Brardo; Serra, PedroA medida clínica de acuidade visual pode não ser totalmente tradutora das dificuldades reais sentidas pelos indivíduos com erros refrativos não compensados. Assim, o objetivo principal deste estudo é o de avaliar o efeito da desfocagem esférica e astigmática na performance de leitura. Para isso, foram realizadas três experiências independentes com um total de 66 indivíduos. A experiência I teve como pressuposto avaliar o efeito da inversão do contraste entre letras e fundo com e sem a presença de desfocagem. A experiência II teve como objetivo quantificar a degradação ótica causada pelo incremento de desfocagem. E por fim a última experiência serviu para avaliar o efeito da variação do eixo do astigmatismo em intervalos de 15 graus. Verificou-se na experiência I a ausência de efeito com a inversão do contraste entre letras e fundo em todas as condições de desfocagem e ainda diferenças estatisticamente significativas entre as condições óticas em todos os parâmetros da performance de leitura e AV. Na experiência II verificou-se, no geral, maior impacto provocado pela desfocagem esférica, seguido da desfocagem astigmática a 45, 90 e por fim, a desfocagem de 180 graus. A experiência III mostrou que um erro refrativo baixo (+0.50 DC) é muito pouco afetado pela orientação do eixo, sendo as diferenças existentes sem significado estatístico. Por outro lado, a desfocagem de +2.00 DC mostrou diferenças entre as várias orientações em todos os parâmetros da performance de leitura. Em conclusão, em todas as experiências os resultados obtidos na performance de leitura tenderam a ser coerentes com as medidas de acuidade visual, contudo a performance de leitura apresentou piores resultados, isto é, mostrou ser mais afetada negativamente com a presença de um erro refrativo não corrigido. Conclui-se ainda a existência de um papel importante da orientação do eixo de um astigmatismo e do diferente impacto que este causa numa mesma quantidade dióptrica.
- A Assessoria de Comunicação numa instituição públicaPublication . Pugas, Sónia Alves; Gonçalves, Gisela Marques PereiraAs organizações do século XXI viram-se cercadas por desafios comunicacionais talvez nunca imagináveis, no que compete à forma como elas se reportam aos seus públicos-alvo. Os efeitos da globalização, seguida décadas depois pela proliferação da era digital, colocaram-nas em uma posição que as obriga a repensar seu posicionamento perante a opinião pública, a fim de que possam resguardar uma imagem positiva e boa reputação diante dos stakeholders. Paralelo ao cenário empresas versus internacionalização e versus espaço midiático, registra-se igualmente a crescente valorização dos profissionais de relações públicas e dos departamentos de comunicação nas instituições de um modo geral. A necessidade de uma imagem positiva por parte das companhias na sociedade é um fato, se quiserem se consolidar como uma identidade corporativa à altura dos anseios dos públicos surgidos no início deste terceiro milênio, que são exigentes, críticos e que, além de consumidores, ocuparam a posição de produtores de informação, principalmente por causa das plataformas tecnológicas. Esse entendimento é também uma realidade nas estruturas dos governos, principalmente porque alguns titulares autárquicos ainda insistem na velha prática de comunicação descendente, por acreditarem que são os donos do poder e os donos da verdade. O presente relatório é resultante de três meses de estágio na ASCOM (Assessoria de Comunicação), da Secretaria Geral da Vice-Governadoria do Estado de Tocantins, que entre outros pontos, observou a importância de estratégias comunicacionais para o alcance de uma imagem positiva da Vice-Govenradoria junto à opinião pública, bem como a funcionalidade da comunicação numa instituição estatal, precisamente resultante do trabalho da assessoria de imprensa perante os mídias locais.
- Estrela +Publication . Saraiva, João Dessain Féria Theotónio; Elias, Herlander AlvesO objeto do projeto consiste num videojogo de esqui cujo cenário jogável é a estância de desportos de inverno localizada na serra da Estrela. Os modos de jogo compreendem a exploração do cenário, corrida contra o tempo ou prática de acrobacias no local do cenário apropriado para o efeito. O mundo virtual é enriquecido por alterações ambientais e climatéricas dinâmicas e o cenário contém marcadores com fotos panorâmicas reais do local onde estes se encontram. A interação é feita através do detetor de movimentos Leap Motion, que a partir dos movimentos das mãos do utilizador controla o deslocamento da personagem; a interação é auxiliada por uns óculos de Realidade Virtual que imergem o público no mundo digital através de um abrangente campo de visão estereoscópica. A principal motivação é a concretização pessoal e reconhecimento académico, o projeto prova que é possível criar novas experiências imersivas vídeo jogáveis para o público em geral com recursos atualmente disponíveis.
- Os materiais autênticos no processo de ensino-aprendizagem da oralidade das línguas portuguesa e espanholaPublication . Assunção, Sílvia Maria Fonseca de; Luís, Carla Sofia Gomes XavierIncorrendo sobre o uso dos materiais autênticos no processo ensino-aprendizagem da oralidade das línguas portuguesa e espanhola no contexto de aprendizagem formal, procuramos apresentar, em primeira instância, as definições dos termos autenticidade, materiais reais ou realia, materiais didáticos, materiais autênticos, oralidade/competência comunicativa. Nesta lógica, intentamos perceber o papel dos materiais autênticos e como é concebida a prática da oralidade nos principais métodos e abordagens de ensino das línguas estrangeiras. Tentamos demonstrar, com base na teoria apresentada, que o recurso a materiais autênticos pode ser uma excelente forma de oferecer input acessível aos alunos e promover uma aprendizagem significativa da língua meta. No tocante aos aspetos relacionados com a prática pedagógica, analisamos os manuais Novas Leituras 9, respeitante à disciplina de Português, e Español 3, relativo à disciplina de Espanhol. Tal como, efetuamos a análise do Programa de Português do Ensino Básico e do Programa de Língua Estrangeira – Espanhol para o 3.º Ciclo do Ensino Básico de forma a verificarmos a presença de materiais autênticos na constituição dos exercícios dos manuais, sempre de olhos postos nas orientações metodológicas incluídas, mais concretamente no que diz respeito à temática dos recursos autênticos e da prática da oralidade. De seguida, conjuntamente com a caraterização da Escola Básica Grão Vasco, das turmas com as quais colaboramos, debruçamo-nos sobre algumas das atividades que realizamos na nossa prática pedagógica desenvolvida na mencionada escola, no ano letivo de 2013/2014, contemplando não só as aulas lecionadas enquanto docente estagiária de Português e Espanhol, mas também as atividades que desenvolvemos e em que participamos durante esta etapa profissional.
- Centros de traumaPublication . Reis, Nuno Cruz; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro dePor Trauma entende-se qualquer acontecimento, acidental ou intencional, produzido por acção violenta ou não, de natureza física ou química, externa ao organismo, e que lhe cause alteração ou lesão. Apesar dos importantes avanços registados na prevenção e no tratamento das lesões traumáticas, o Trauma é considerado uma das epidemias do século XXI, sendo a principal causa de morte nas primeiras quatro décadas de vida, nos países desenvolvidos. Nas restantes faixas etárias, apenas as doenças cardiovasculares e o cancro apresentam taxas de mortalidade superiores, conduzindo a um elevado número de anos de vida potencialmente perdidos. Assim, o estudo da assistência no Trauma e a redução das taxas de mortalidade e morbilidade tornam-se uma área de particular interesse e impacto, quer na qualidade de vida dos cidadãos, quer na economia nacional, com a diminuição do número de anos de vida potencialmente perdidos. Em Portugal, os registos de trauma são tudo menos fáceis de conseguir, contudo Portugal, com uma população de cerca de 10 milhões de pessoas, lidera a lista de países europeus em termos de incidência e mortalidade por Trauma. Para tentar ajudar a perceber o que tem sido pensado e estudado para resolver esta questão, a presente revisão bibliográfica tem como objectivo analisar e compreender quais os benefícios da implementação de Sistemas de Trauma, bem como da criação de Centros de Trauma Nível I, e em que medida seria aplicável em Portugal. Para tal, foram pesquisados artigos de revisão com recurso às bases de dados Medline/Pubmed, Medscape, Emedicine, Traumaline, assim como consultada informação de livros sobre a especialidade. Como forma de melhoria na assistência ao traumatizado tem sido equacionado, aplicado e avaliado, por um lado a implementação de Sistemas de Trauma, que pressupõe a existência de vários níveis de cuidados ao traumatizado, e por outro lado a Criação de Centros de Trauma, que são hospitais devidamente equipados com recursos técnicos e humanos, capazes de fornecer uma resposta médica emergente e completa (na totalidade das fases de resposta a uma lesão traumática) a doentes traumatizados. Desta Revisão conclui-se que existe um claro e indubitável benefício, quer económico, quer técnico em criar Centros de Trauma. Também se conclui que existe uma redução da mortalidade, após a implementação de um Sistema de Trauma numa determinada população. Como resposta ao terceiro objectivo desta revisão, conclui-se que Portugal beneficiaria da aplicação das conclusões anteriores. Contudo, porque a assistência ao traumatizado não se resume aos cuidados hospitalares e porque em Portugal não existe nenhum, a implementação de um Sistema de Trauma, com a organização e estruturação claras das instituições já existentes, surge como uma medida imediata com benefício na assistência ao traumatizado no contexto nacional.
- ONG’s na Era do LikePublication . Fonseca, Bruno Miguel Gomes; Camilo, Eduardo José MarcosA presente dissertação de mestrado tem como tema principal averiguar a utilização das redes sociais por parte das ONG’s de forma a aproximarem-se dos seus públicos, evitando, por exemplo, a necessidade de aproximação ao Estado para garantir a sua sobrevivência. Esta aproximação ao Estado oferece vantagens às ONG’s, como apoios financeiros, no entanto, vários aspetos negativos tornam-se então inevitáveis, como a perda da independência e completa autonomia. O problema primordial subjacente ao tema é identificar de que forma as redes sociais são utilizadas pelas ONG’s para assim se aproximarem e alcançarem os seus públicos. Estas organizações possuem atividades fulcrais à sua sobrevivência, assim sendo, neste estudo será dada ênfase a essas atividades, estando entre elas o recrutamento e interação com voluntários, a angariação de fundos e a divulgação das campanhas e ideologias. De forma a tornar possível a exequibilidade deste tema e problema, foi restringido o estudo a duas ONG’s, nomeadamente a ACREDITAR - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro e a AIDGLOBAL - Ação e Integração para o Desenvolvimento Global e a sua utilização das redes sociais numa sociedade em contante evolução digital. Em relação às redes sociais estudadas, apenas serão tidas em consideração o Facebook e o Twitter, sendo estas as redes sociais com maior relevância no território português. A nível mundial, as ONG’s preocupam-se em dar resposta às várias exigências e necessidades das mais diversas e variadas sociedades, sendo que nesta investigação será estudada a realidade portuguesa e a relação das ONG´s portuguesas com as redes sociais. Quanto à parte teórica, serão debatidos assuntos como a função do Marketing e das RP’s nestas organizações não lucrativas, as suas estratégias de mediatização e a sua relação com o Estado num cibermundo 2.0.
- O Estudo das Expressões Idiomáticas em contexto sala de aulaPublication . Silva, Gonçalo Pedro Azevedo da; Luís, Carla Sofia Gomes XavierSabendo da importância que as expressões idiomáticas têm no quotidiano de um falante, pretendemos realçar o papel fundamental que estas representam nas nossas vidas e no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, apresentamos algumas abordagens teóricas e debatemos a importância e dificuldades no momento de utilizar as expressões idiomáticas. A não presença das expressões idiomáticas nos manuais escolares também foi questionada e inclusive posta em causa. A segunda parte do relatório centra-se na reflexão e análise crítica da prática pedagógica realizada na Escola Básica do Tortosendo que contemplou os seguintes aspetos: caracterização da escola, aulas assistidas e todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo 2013/2014.
- A “crise da piedade”Publication . Pacheco, Miguel Ângelo Ferreira Craveiro; Camilo, Eduardo José Marcos“…those who think they deserve to be pitied (and to be pitied on certain grounds) are unworthy to attain it and worthy not to attain it, it is impossible for pity to be felt." – Aristóteles (2007, p. 144) Neste novo milénio é indiscutível que a perceção pública de qualquer organização irá moldar o seu futuro. Numa cultura de transparência onde todo o negócio necessita de saber informar os seus stakeholders por forma a se manter vivo, a comunicação é vital para o seu desenvolvimento económico. Este projeto de estudo/investigação propõem-se procurar uma nova perspetiva sobre a qual a comunicação institucional das organizações não-governamentais (ONGs) possa ser realizada. Atualmente a comunicação desenvolvida por estas organizações é em grande parte norteada pelo paradigma de fomentar na audiência um determinado leque de ideias que a levem a aderir à sua mensagem sob pena de experienciarem sentimentos negativos, como a culpa, o medo, etc. Este tipo de comunicação desencadeia no indivíduo em particular e na sociedade em geral um fenómeno definido por Luc Boltanski (2004) como “crise da piedade”, em que o indivíduo começa considerar que pouco ou nada pode fazer para ajudar aqueles em sofrimento, acabando por desenvolver uma certa dessensibilização para com a publicidade que apela à pena ou à empatia. É então fundamental entender quais os mecanismos que desencadeiam esta situação e quais aqueles que podem ser usados para resolver a tendência.