Browsing by Author "Poeta, Helena Pires Carreirinha"
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- Estimular a linguagem em autistasPublication . Poeta, Helena Pires Carreirinha; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosEste trabalho surge como uma proposta de investigação sobre a estimulação e aquisição da linguagem na criança autista. Analisa, assim, as particularidades, singularidades e generalidades do processo de apropriação da linguagem na criança com espectro de autismo com síndrome de “asperger”. A metodologia deste trabalho teve como base a teoria do método Teacch, como forma de desenvolver a comunicação verbal e não verbal quanto à sua organização e utilização do sistema PECS, nas suas rotinas diárias e futuras aprendizagens. Numa tentativa de conhecermos em profundidade os aspectos relativos à linguagem da criança diferente, assume-se um posto de observação da linguística discursiva, com a prática do ensino estruturado na unidade de autismo. Assim, as actividades tornam-se significativas para a criança e em momento de interacção a criança vai entrando no campo da linguagem. Foi necessário entender em profundidade os aspectos alusivos à linguagem da criança autista. Como referência, utilizámos o índice de comprimento médio de palavras por enunciado (MLU), cujo cálculo psicolinguístico nos anuncia aspectos pragmáticos da linguagem. Tudo foi feito em conformidade com a prática educativa do sistema teacch em conjunto com método MLU. Para o efeito, desenvolvemos actividades relacionadas com o método utilizado alicerçadas num diálogo entre a professora de educação especial e da criança para em seguida analisar e avaliar. A criança estudada, inicialmente apresentava uma fala quase inexistente, sendo esta maioritariamente ecolálica, existindo uma falta de interacção e comportamentos desajustados. Com o decorrer do ano lectivo, percebemos que esses eram indícios de que a criança já estava na linguagem, e através da interacção com a professora do ensino especial, tudo mudou, a sua postura diante do outro e da sua própria linguagem. Assim, ao termino da pesquisa, evidenciou-se que a criança estudada, colocou-se como individuo falante, constituído pela linguagem verbal e não verbal estimulando as duas paralelamente como forma de comunicar e comunicação.