Browsing by Author "Pombo, Diogo Ramos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O Papel das Alianças Estratégicas na Servitização de PME: Um estudo qualitativoPublication . Pombo, Diogo Ramos; Franco, Mário José BaptistaOs processos de inovação, em modelos de negócio, permitem às empresas sustentar e desenvolver as suas vantagens competitivas. Nos últimos anos, empresas de manufatura têm vindo a adotar estratégias de incorporação de serviços nos seus modelos de negócio, como forma de agregar valor aos seus produtos e para os seus clientes. Este movimento é conhecido por “Servitização”. No entanto, a transição de uma estratégia focada no produto para uma estratégia de serviços é um processo gradual e que requer a definição de novas práticas, o que no contexto das pequenas e médias empresas (PME) pode ser mais desafiante, derivado da sua escassez de recursos, conhecimentos e capacidades organizacionais. Neste sentido, este tipo de empresas pode abrir portas à formação de alianças como estratégia para acelerar seus processos de inovação e, por sua vez, alcançar sucesso na servitização. A literatura permanece pouco explorada no que toca à contribuição das alianças estratégicas para a servitização de PME. Deste modo, o objetivo deste trabalho foca-se em compreender qual o papel das alianças estratégicas na servitização de PME, nomeadamente, identificar quais os motivos, benefícios, desafios, bem como os riscos que as PME enfrentam e, ainda, quais os resultados das alianças na servitização. Para dar resposta a estas questões/objetivos, neste estudo adotou-se uma abordagem qualitativa, através de um estudo de casos múltiplos, tendo sido elaborado um guião de entrevistas semiestruturadas e aplicado a seis proprietários-gestores de PME portuguesas e espanholas. Com base na análise de conteúdo e com o auxílio do software NVivo, chegou-se à conclusão de que a servitização e as alianças são duas estratégias que se encontram ligadas, exercendo uma relação complementar, através da partilha de recursos e conhecimentos, bem como criando vantagens competitivas e agregando valor aos seus modelos de negócio, melhorando, também, a experiência do cliente final. Este trabalho pretende contribuir com mais insights para a superação das barreiras da servitização e providenciar aos proprietários-gestores das PME resultados da combinação das duas estratégias aqui analisadas: alianças e servitização. Mais precisamente, pretende-se mostrar aos responsáveis das PME como é aplicado a interface entre estas duas estratégias e a forma como ambas se complementam. Desta forma, desenvolveu-se um framework/modelo que pode apresentar uma solução às empresas de menor dimensão, para a superação das barreiras ligadas à servitização e alcançar as vantagens competitivas extraídas da formação de alianças estratégias.