Browsing by Author "Ramos, Ana Margarida Carrola Fonseca"
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- Responsabilidade social corporativa e Marketing de Causas: uma aplicação a iniciativas de Desporto Escolar em PortugalPublication . Ramos, Ana Margarida Carrola Fonseca; Alves, Helena Maria Baptista; Leitão, João Carlos CorreiaO marketing relacionado com causas é uma prática de responsabilidade social à qual as entidades corporativas recorrem frequentemente. Esta importante ferramenta estratégica de marketing permite às empresas exibir a sua cidadania corporativa e motivações altruístas, contribuindo em termos simultâneos para alcançar os objetivos corporativos. A presente investigação teve como objetivo principal compreender em que medida a utilização do marketing relacionado com causas se pode assumir como uma ferramenta de posicionamento estratégico e diferenciação junto dos clientes, no âmbito dos eventos do Desporto Escolar em Portugal. Neste sentido, foram analisadas as relações que se estabelecem entre o marketing relacionado com causas e a decisão de consumo por parte dos clientes, a partir da perceção destes últimos sobre os atributos gerais e de responsabilidade social da marca da empresa praticante de marketing relacionado com causas. Neste estudo foi realizada uma investigação empírica quantitativa que utilizou como método de recolha de dados o questionário. Foram recolhidos dados referentes a uma amostra de 829 alunos, oriundos do território continental português, participantes e não participantes nos eventos de Desporto Escolar associados a marcas específicas, nomeadamente o Compal Air e o Nestum Rugby. Os resultados revelam que as práticas de marketing relacionado com causas, desenvolvidas no âmbito dos eventos de Desporto Escolar, são uma forma de posicionamento estratégico e de diferenciação competitiva na medida em que a perceção dos clientes sobre os atributos de responsabilidade social da marca influencia positivamente as decisões de consumo dos participantes neste tipo de eventos; a perceção dos clientes sobre os atributos gerais da marca influencia positivamente a decisão de consumo; e o marketing relacionado com causas influencia positivamente a lealdade dos clientes à marca. Adicionalmente, verifica-se que as motivações individuais, as quais determinam a decisão de participação ou não participação nos eventos, exercem influência sobre a decisão de consumo.