Browsing by Author "Reis, Alzira Antunes Faustino"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Controlo das emoções em contexto educativo: adaptação de um programa de intervenção dirigido à emoção de cóleraPublication . Reis, Alzira Antunes Faustino; Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaAo longo dos tempos a importância atribuída às emoções tem aumentado nas sociedades, com várias ciências a debruçar-se sobre o tema. Nem sempre, no quotidiano, a separação entre os termos emoções e sentimentos é efectuada, uma vez que os indivíduos se referem frequentemente a sentimentos como emoções. Por outro lado, a definição de emoções não é, ainda, muito clara, variando de acordo com a ciência que a estuda. Para o trabalho efectuado foi utilizada a visão das emoções do modelo cognitivo-comportamentalista, onde as aptidões dos jovens são enfatizadas sob a forma de um programa didáctico. A importância da aplicação de programas de intervenção na gestão de emoções, essencialmente da cólera, nas escolas é enorme, uma vez que os fenómenos de bullying têm aumentado por todo o país. Com este programa possibilita-se aos jovens que estes apreendam mecanismos de comportamento alternativos à cólera, mesmo em situações sociais de confronto ou conflito. O programa de intervenção foi estruturado em 10 sessões, nas quais se aplicaram diversos instrumentos de avaliação das emoções dos jovens. Verificou-se uma grande disponibilidade dos jovens para aprender os conceitos e alternativas comportamentais apresentadas, levando à melhoria no comportamento dos jovens e aumento da compreensão do fenómeno de bullying. Os objectivos a que nos propusemos no início do trabalho foram cumpridos e a importância desta terapia para a redução dos fenómenos de bullying nas escolas portuguesas é clara.
