Browsing by Author "Resende, Carolina Nobre Pinto"
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- A moda e o desporto: análise da tecnologia e da comunicação no equipamento de corridaPublication . Resende, Carolina Nobre Pinto; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco de; Cantú, William AfonsoCada vez mais as marcas de vestuário abraçam o sportswear1 como um sector a ter em conta. Miguel Vieira (2017) assegura que não é necessário sacrificar a estética em beneficio dio funcional, pode haver uma fusão dos dois criando coleções em que não exista uma linha clara que separe a sofisticação estética do desempenho, podendo assim, adicionar luxo e design à roupa desportiva. Neste documento estudar-se-á a evolução do desporto, paralelamente à evolução da moda, ao longo das décadas e a evolução tecnológica que permitiu essa superação ao atleta de corrida da atualidade, através do seu equipamento. Apesar da tecnologia atual ainda há muito para se descobrir a respeito do design no desporto. “O que foi?”, “o que é?” e “o que será?”, serão questões que procuraremos responder ao longo deste trabalho. A importância do estudo das temáticas do branding, moda, tecnologia, design e desporto, é indiscutível, uma vez que todo e qualquer atleta depende do seu equipamento para treinar. Segundo Ghorayeb (2013), não existe um atleta de sucesso que não tenha na sua retaguarda uma equipa de especialistas a apoiá-lo. Afirma ainda que, cada vez se tem tornado mais recorrente a superação de recordes mundiais que pareciam impossíveis. A sua teoria, baseia-se no facto do surgimento de novos materiais, tanto a nível das pistas dos corredores como dos equipamentos que estes envergam. Também será explorado o sector da comunicação, percebendo qual o poder que a publicidade tem no consumidor e como pode a marca persuadir o cliente a consumir os seus produtos. Sendo assim, a pergunta central desta investigação é “Qual a relação entre a comunicação e a tecnologia no equipamento dos atletas de corrida?”. Algumas questões que também veremos respondidas serão, “Quais os factores que influenciam um melhor desempenho no corredor?”, “Qual a relação entre tecnologia e moda”, “como podem as fibras causar um impacto positivo em quem as veste?” e “Qual a necessidade das marcas de equipamento desportivo em utilizar novas tecnologias nos seus produtos?” e “Será a comunicação da marca um fator relevante para a sua estratégia de venda?”.